TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia na Educação Infantil

Por:   •  30/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 9

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se à primeira etapa do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia na Educação Infantil, onde aplicou-se grande parte dos fundamentos aprendidos nos períodos anteriores com os princípios teóricos estudados, agora aliou-se a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.

O estágio foi realizado no Pré Escolar Municipal Vovó Leontina, localizado à Rua Mariano Felix, 570 - Bairro Bom Jardim na cidade de São João do Oriente em Minas Gerais. Com carga horária de 60 horas, teve início em 22/08/2016 e terminou em 31/10/2016....com carga horária semanal de 15 horas, distribuídas da seguinte forma: de segunda a sexta-feira 3 horas diariamente, no horário matutino e verpertino.

O Estágio Supervisionado teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos pilares da educação e também na tendência gestão democrática do processo de ensino-aprendizagem.

Dentro deste pressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.

2 - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A instituição de Educação Infantil Pré escolar Municipal Vovó Leontina, foi criado em 0000. É uma escola mantida pela Prefeitura Municipal, o corpo docente é composto por profissionais concursados em áreas especificas e a maioria com nível superior completo ou em fase de conclusão.

Atualmente a escola, funciona em 2 turnos: matutino e vespertino, ofertando a pré-escola para crianças de 4 e 5 anos. O horário de funcionamento é dividido assim: 07h00min ás 11h15minhs e 13h00min ás 17h15minhs, com intervalos de 15 minutos para lanche e recreio. São atendidos nesta escola, 935 alunos distribuídos em 14 turmas.

O espaço da escola é amplo com pátio coberto onde são realizados os eventos. As salas são todas amplas, arejadas; paredes limpas e iluminação boa, as instalações sanitárias (banheiros) limpas e em perfeito estado de conservação; além de bebedouros com higienização adequada; todas as mesas e cadeiras são novas e conservadas, com quantidade suficiente para todos os alunos.

Possui refeitório grande, a cantina é espaçosa com uma grande tipo janela grande onde uma auxiliar distribuída a merenda. Não possui auditório. Possui uma biblioteca, que serve como sala de vídeo com TV e DVD. Possui ainda uma secretaria, sala da direção, sala dos professores e sala de coordenação. A escola possui 2 entradas, com apenas uma entrada sempre vigiada e existe uma pessoa encarregada pela inspeção e observação da área escolar.

3 - LOCALIZAÇÃO, AMBIENTE, ESTRUTURA FÍSICA.

A instituição é uma escola municipal, colcalizado no centro da cidade de São João do Oriente – MG. Tem sua proposta pedagógica fundamentada numa concepção de criança cidadã em processo de desenvolvimento, como sujeito social e histórico, marcado pelo meio em que se desenvolve mas que também o marca, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

A escola possui uma quadra coberta, um parquinho construído com madeira eucalipto tratado, tem escorregadores, gangorras, casinha com escada, trilha.

O espaço escolar possui ainda, 7 salas de aulas, 01 secretaria, 01 refeitório grande, 01 pátio interno, 01 cozinha, 01 sanitário para professores, 01 sala de informática, 01 pátio externo, 01 sanitário feminino infantil, 01 sanitário masculino infantil, 01aréa de serviços gerais, 01 tanque de areia, 01 depósito de materiais para educação física, 02 televisão, 06 aparelhos de som, 01 bebedouro, 01 DVD, 02 copiadora (Xerox), 01 biblioteca, 01 sala de professor, 01 sala de coordenação, 01 sala da diretoria.

A institição oferece um ambiente rico e uma maravilhosa referência pelo bom trabalho educacional desenvolvido, desta maneira criando oportunidade de crescimento, metas, para todas as pessoas de nossa comunidade educativa, na formação de cidadania crítica e construtiva com princípios éticos sociais e morais, sujeitos, capazes de transformar a realidade em que estão.

Para a Psicomotricidade, há 08 pneus, 02 linhas de movimento, 05 cordas, 15 bolas, 01 túnel, 01 parquinho, 01 micro-sister, 08 bambolês, 30 carimbos, materiais de enfiagem e alinhavos variados, boliches, massas para modelar, jogos de encaixe caixa de textura, 01 dado de textura, brinquedos emborrachados, lixas, algodão, caixa surpresa, garrafa tátil, livros táteis, brinquedos sonoros etc.

Para as atividades de Linguagem oral e escrita, há um amplo acervo com 250 livros de história, 50 fantoches, letras de emborrachado, de madeira, de plástico e de papel, caixa-surpresa, livros de pano, tapete de história, castelo de leitura, canetinha, giz de cera, papel chamex, entre outros.

Para se trabalhar o Lógico-matemático, há jogos de encaixe, jogos para a percepção de quantidade, caixas de blocos lógicos, jogos de dominó, jogos de memória, muitos palitos de picolé, numerais confeccionados em madeira e em EVA etc. Além disto, há muitos materiais construídos pelos professores através da utilização de sucatas diversas, dentre eles os calendários, os jogos de seriar e agrupar.

No local, encontramos uma biblioteca com amplo acervo para consultas pedagógicas. Além disto, a literatura infantil é uma das prioridades, pois há diversos títulos à escolha: Coleção Sonia Junqueira, Coleção No Reino da Hortolândia de Cristina Marques e Ângela Rhod, Coleção Boas Maneiras, Coleção Aprendendo a Se Cuidar, Lanterninha, o Vagalume, Coleção Cantando Com os Numerais de Francês Rodrigues Pinto e Fernando Rodrigo Gandra, entre outros.

No arquivo musical, encontram-se o Cds diversos, os quais contemplam músicas destinadas às atividades de movimento, bem como as que celebram temas especiais, tais como Páscoa, Natal, festas tradicionais etc. Não há acervo de vídeos na instituição.

A secretaria da escola é bem organizada, com um arquivo escolar de fácil manuseio. Há pastas nas quais não podemos ter acesso. Pois contém, dados dos alunos, como cartão de vacinação, certidão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com