TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Supervisionado do Curso de Pedagogia

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 8

ESTÁGIO A

                     

                           ENSINO INFANTIL

Primeira etapa do estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia  da brazcubas, para obtenção do grau de Pedagogo sob a supervisão da Profª Ms Denise Almeida

       

                                                                   

 Polo - 1º Semestre 2018

INTRODUÇÃO

Esse relatório de estágio tem como finalidade apresentar as minhas experiências e os conhecimentos que fui adquirindo na rotina escolar no processo do estágio supervisionado da Educação Infantil, foram 100 horas de observações em duas fases, 50 horas na creche e 50 na pré-escola.

Realizei os estágios em unidade de ensino municipal na cidade de São José dos Campos Escola Municipal Professora Isadora  Augusta localizada no bairro Jardim São Lourenço.

        Neste estágio tive a oportunidade de analisar, observar e participar da realidade educacional, sua organização e funcionamento. Tendo a oportunidade de conviver com os alunos, professoras, auxiliares, coordenadora, assistente e   a diretoria.

O estágio se tornou um momento de atividade teórico – prática que se apresentou num constante processo de ação e reflexão além de ter sido uma preparação, aprimoramento, lapidação para a minha futura atuação de professor, promovendo uma educação continuada na construção da minha formação docente.

O estágio foi um momento de pensar, aprender e ensinar, compreender que o processo de ensino aprendizagem exige movimentos, planos B e C, agilidade, criatividade, entretenimento, emoção, razão e reflexão. Que nos levam à ações transformadoras para aprimorar nosso trabalho diante da cultura e da atual sociedade.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

(Pré-escola Período Vespertino)

Estágio realizado na Escola Municipal Professora Isadora Augusta, situada na cidade de São José dos Campos, no bairro Jardim São Lourenço, atende creche e pré-escola da comunidade local, trabalhando os períodos pré- escola matutino e creche -vespertino. Hoje a escola atente 170 crianças, a responsável pela instituição é a Diretora Joana Lopes

Estagiei na creche período vespertino das 13:00 as 17:00 nos dias 05/04, 09/04, 10/04, 12/04, 16/04, 17/04, 23/04, 24/04, 26/04, 30/04, 03/05, 07/05 e 08/05  completando 50 horas de estágio, conforme registro de atividades.

Chegava 12:45 na escola para observar desde a entrada das crianças que era as 13:00, momento este importante para eles e que precisamos saber recepcioná-los, para transmitir confiança e respeito. Logo na entrada são recepcionados pela diretora, coordenadora e seus auxiliares, onde os pais entregam as crianças e a maioria já acostumados já vão direto para a sua sala de aula onde são esperados pelo olhar atento e com cumprimentos pela professora na porta da sala, inicialmente a professora atende cada um orientando a colocarem suas mochilas no lugar apropriado e pedindo para sentarem cada um em seu lugares. Outras crianças ainda na fase de adaptação são acolhidos pelos auxiliares na porta até a sala de aula e entregue à professora que este logo se acalma e se interage com os amigos.

 A professora começa então a chamar a todos para cantarem a música de Bom Dia e com a classe organizar a rotina diária para que sigam e tenham objetivos nas atividade do dia.  A professora começa a fazer a chamada com plaquinhas contendo o nome e a foto de cada aluno para que se identifiquem e a de seus amigos. São chamados para fazer a roda para contação   de história e músicas e para ouvirem o que cada um deles cada qual de sua maneira tem a dizer.  É realizado depois atividades que desenvolvem à coordenação motora, ênfase nas cores e formas. Já para o infantil III são passados atividades de pintura, colagem e jogos lúdicos. Depois das atividades e ajudarem a professora e seus auxiliares a guardarem e organizarem todo os seu espaço físico, são chamados para a realização da higiene das mãos e chegada a hora do almoço, seguindo todos para o refeitório em fila, sentam e esperam a professora e seus auxiliares os servirem, a maioria comem toda a comida que está no prato e outros parcialmente. Após comerem a fruta do dia, eles retornam para a sala, é realizado a troca de fraldas de todas as crianças pelos auxiliares e professores, neste instante me manifestei para assim também participar e aprender na prática, todos os cuidados de higiene, de conforto e segurança para oferecer à eles. Enquanto assistem a sessão TV que passam desenhos e músicas educativas, alguns se acomodam e dormem um pouco no colchonete, outros vibram, cantam, dançam e imitam, trabalhando a sua coordenação, a fala, a audição e a visão. Aos que já tem 2 anos vão ao parque da escola, onde são supervisionados pela professora a todo instante, pois também é uma parte importante onde aprendem, praticam   a brincar e compartilhar em grupo.

Já na hora de embora, a professora pede para todos ajudarem a organizar a sala de aula e depois são cantadas cantigas de despedidas, todos pegam suas mochilas e esperam sentados a professora chamar para serem entregues à seus pais. Ficava até o momento do último aluno a sair, para também observar os olhares atentos dos Pais sobre a criança, as dúvidas e os questionamentos deles. E o que a professora passava de relatos e pedidos para os pais.

        RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

(Creche - Período Matutino)

Estágio realizado na Escola Municipal Professora Isadora Augusta, situada na cidade de São José dos Campos, no bairro Jardim São Lourenço, atende creche-período vespertino e Pré-escola-período matutino. Hoje a escola atente 170 crianças, a responsável pela instituição é a Diretora Joana Lopes.

       Realizei o estágio da  pré – escola no período matutino das 7:30 as 11:30 nos dias: 03/04, 04/04, 08/04,  11/04, 15/04, 22/04, 25/04, 29/04, 02/05, 06/05, 09/05, 10/05 e 13/05 , completando 50 horas de estágio, conforme registro de atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (416.8 Kb)   docx (420 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com