TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INTERDISCIPLINAR NA PEDAGOGIA

Por:   •  16/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO         4

        DESENVOLVIMENTO        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        12

INTRODUÇÃO

As ferramentas digitais podem contribuir com o processo de aprendizado neste momento e no pó-pandemia e mais que isso mudar a maneira que os estudantes se relacionam com a tecnologia deixando o papel de consumidores para assumir o papel de produtores dela, além de personalizar o ensino e contribuir para que sejam protagonistas do seu processo.

As ferramentas digitais são uma ótima opção para a aprendizagem, desde acompanhada de objetivos claros e com potencial de apoiar as práticas pedagógicas, sendo exploradas a serviço da construção da aprendizagem e como um facilitador aos professores e estudantes. Diante do cenário de modernização da sociedade com a utilização das tecnologias digitais tornando-se um habito na vida da grande maioria dos brasileiros, é preciso pensar a sua importância nos espaços educacionais, a fim de assegurar ambientes de aprendizado com mais qualidade,

Dinamismo, interatividade e que estimulem os alunos ao conhecimento, além de permitir ao professor poder repensar a sua própria pratica na educação. Nesse sentido, assegurar uma formação, tanto inicial quanto continuada, aos professores, que de conta de prepara-los para desenvolver suas aulas com maior segurança na utilização das tecnologias digitais é fundamental.

As ferramentas digitais na educação podem ser consideradas materiais de apoio e recursos complementares para o processo de ensino e aprendizagem, pois auxiliam os professores e os alunos, contribuindo com um maior repertorio de possibilidades de atividades e interações. Ajudam os alunos a desenvolverem habilidades digitais que podem ser aplicadas nas tarefas do cotidiano, dentro e fora da sala de aula, e permitem explorar o mundo através da comunicação e informação.

Com ela, é possível realizar pesquisas mais amplas e mais interessantes, obtendo maior informação sobre qualquer assunto, auxiliando os alunos a se tornarem exploradores e pensadores críticos e independentes.


  1. DESENVOLVIMENTO

Existem vários motivos para utilizar a tecnologia digital na educação, e dentre eles está o maior interesse dos alunos, o que gera um melhor desempenho e engajamento na aprendizagem, pois aproxima os conteúdos da realidade de forma dinâmica e pratica.

As ferramentas digitais são ideais para o ensino, principalmente durante a pandemia, pois é a modalidade de ensino mais praticada no momento para possibilitar a continuidade da aprendizagem.

As competências digitais na educação são fundamentais para que os alunos utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) de maneira adequada e desenvolvam as habilidades do futuro e as competências propostas pela BNCC.

Essas competências podem ser definidas como o conjunto de valores, crenças, conhecimentos, capacidades e atitudes para utilizar adequadamente às tecnologias, que possibilitam à busca, o acesso, a organização e a utilização da informação para construir conhecimento.

Seu objetivo é integrar diferentes letramentos de modo a administrar as informações, comunicar o conhecimento, possibilitar a resolução de problemas e acompanhar a sociedade, que está em constante transformação. Elas podem ser utilizadas em qualquer lugar devido á praticidade e proporcionam maios autonomia aos alunos, assim como facilitam o trabalho dos professores com materiais complementares.

Quais os benefícios de utilizar essa ferramenta?

  • Torna as aulas mais atraentes e inovadoras: quando ampliamos as possibilidades para os professores e alunos, as aulas, certamente, ficam mais significativas e motivadoras;
  • Contribui para a diminuição da evasão escolar: esse tipo de educação personalizada auxilia os alunos com facilidades ou dificuldades de aprendizagem, despertando o interesse deles;
  • Aprimora a qualidade da educação: formando educadores e auxiliando-os a descobrir novas estratégias para aperfeiçoar o processo educacional e proporcionar novas metodologias e caminhos para o ensino e a aprendizagem;
  • Auxilia na melhoria do desempenho: aumentando a produtividade na lição de casa e ampliando a sala de aula para fora do ambiente escolar.

 A educação digital na aprendizagem já não é mais questão de escolha. Afinal, o uso das novas tecnologias já faz parte da vida dessas novas gerações fora da sala de aula. Por isso, a sua aplicação em benefício do ensino é um caminho fundamental para aumentar o dinamismo das aulas. Dessa forma, é essencial que os professores saibam integrar as novas formas de ensinar e aprender ao currículo escolar.

O aluno é a fonte motivadora para a realização dos trabalhos escolares. Ele vive mentalmente os conteúdos e nos mostra na prática a compreensão do que lhe foi passado ou o que sua vivencia lhe ensinou. Neste projeto, os alunos, juntamente com seus professores, terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos de arte interdisciplinar a arte com as outras matérias escolares. Expor a produção artística é mostrar que cada um é capaz e tem habilidades específicas. Todo é diferentes, todos somos capazes, todos temos importância, sem atribuir raça, credo ou cor.

A arte na escola tem o poder de socializar o indivíduo, pois ele produz, passa pela aceitação ou não de seus trabalhos e é apreciador da produção dos outros. Por isso, jamais devemos levar a arte para o simples produzir, deve haver um por que, para que. Questionar, discutir os trabalhos, os conteúdos, torna-se fundamental para que o aluno cresça em valores a atitudes. A arte trabalhada interdisciplinar tem uma evolução à aceitação, pois todas as disciplinas escolares podem usufruir o que a arte propõe, para levar o aluno a socializar-se, ao aprendizado e autoconhecimento. Sendo um meio de livre expressão, as artes, em suas diversas formas, influem de maneira significativa no desenvolvimento mental e no equilíbrio pessoal do indivíduo, bem como fenômeno social é componente histórico de uma época, formando o processo educacional de um povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com