TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  27/8/2020  •  Monografia  •  16.146 Palavras (65 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 65

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII

COLEGIADO DE PEDAGOGIA

A PESQUISA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades em uma escola pública municipal de Caetité-Ba.

GUANAMBI

2015

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB[pic 3]

 

DARLIANE MATOS DE ALMEIDA

JUSSANA RIBEIRO PEREIRA

A PESQUISA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades em uma escola pública municipal de Caetité-Ba.

Monografia apresentada á Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ Campus XII, como pré-requisito parcial para a conclusão do Curso de Pedagogia.

Orientadora: Alessandra da Silva Reis Costa. Mestra em educação.

GUANAMBI

2015

                                          DARLIANE MATOS DE ALMEIDA[pic 4]

JUSSANA RIBEIRO PEREIRA

A PESQUISA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades em uma escola pública municipal de Caetité-Ba.

COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA

________________________________________________

Prof.ª. Me. Alessandra da Silva Reis Costa – UNEB

Orientadora

_____________________________________________________

Prof.ª. Me. Giane Araújo Pimentel Carneiro

_____________________________________________________

Prof.ª. Drª. Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

GUANAMBI

2015

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Dedicamos estre trabalho a nossas famílias, que foram sempre a força que nos impulsionaram a chegar até aqui e a desejar ainda ir mais longe em nossas vidas pessoais, profissionais e acadêmica.

AGRADECIMENTOS[pic 8]

Agradeço primeiramente a Deus, pois sem Ele nada seria possível. Por ter me iluminado e me amparado em Suas mãos, e me coberto com teu manto. Contigo, meu Deus, me senti segura para seguir essa caminhada que chega ao fim.[pic 9]

           À minha família, por estar sempre ao meu lado. Em especial ao meu esposo Antônio Lucio, a ele não tenho palavra pra descrever o quanto é importante e especial em minha vida, quero lhe agradecer por ter tido toda paciência e compreensão comigo nessa etapa tão importante. Por dias no qual me encontrava cansada, preocupada e desanimada, e ele ali sempre paciente e calmo, sempre me ajudando e dando conselhos para superar aqueles momentos difíceis. Sempre ao meu lado, essa conquista também é sua! Obrigada por tudo.

À minha colega Jussana Ribeiro que me ajudou e me compreendeu nos momentos mais difícil que passei, de dias agitados e estressantes que passamos, mas sempre focadas nos nossos objetivos, e poder chegar ao fim dos nossos dias de trabalho, agradecidas e realizadas e com a sensação dever comprido.

À minha colega Kelly Reis, por quem tenho uma grande admiração, só tenho coisas boas a falar, durante essa jornada de Faculdade tive a oportunidade de conhecer essa pessoa humana e amiga, pois tenho como irmã, é uma pessoa incrível, sempre ao meu lado me dando conselhos, minha amiga obrigada por tudo que fez e faz por mim.

Aos meus amigos e colegas de trabalho que direta e indiretamente me ajudaram na elaboração desse trabalho.  

À minha querida e iluminada orientadora Alessandra Reis não sei nem como lhe agradecer por tudo que fez por nós, me lembro de quando lhe procuramos para ser a nossa orientadora, e você com esse seu jeitinho delicado olhou e disse: - É meninas, vou ver. E assim, nos ficamos preocupadas, mais você, ser humano humilde e especial que é, aceitou o nosso pedido. Obrigada por ter nos acolhido no momento de agonia que nos encontrávamos, pois estava sempre disposta a nos ajudar, sempre estava em contato conosco para saber se estávamos precisando de algo, se tínhamos alguma dúvida ou dificuldade, não media esforços para nos ajudar, até nos dias de sua folga nos recebiam em sua casa com toda alegria, educação e simpatia que só a mesma tem. Obrigado por tudo, Alessandra. Que o bom Deus esteja sempre em sua vida e da sua família.

À professora Giane Araújo Pimentel Carneiro, por quem tenho grande admiração, um ser humano de uma simplicidade enorme, que não mede esforços para ajudar e resolver os problemas de cada aluno que a procura e juntamente com a professora Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, pela disponibilidade de leitura do nosso trabalho na banca de apresentação.

Ao meu médico Dr. Vitto Bruce Fernandes por quem tenho um respeito e admiração enorme só tenho a agradecer, pois Deus colocou em meu caminho um ser humano de um profissionalismo e humildade enorme, pois se não fosse ele com sua paciência e educação em me ajudar e compreender, o problema no qual eu me encontrava, numa fase de muitas dores, eu não estaria conquistando esse sonho que sempre almejei. Obrigada por tudo você fez por mim. Não media esforços para me ajudar, vou ser grata pelo resto da minha vida. Que Deus continue te iluminando e dando muita sabedoria para continuar ajudando outras pessoas, que precisem de profissionais como o senhor. Que o grande Deus continue sempre a proteger você e sua família.      [pic 10]

Darliane Matos.

Agradeço, sobretudo, a Deus, por nos proporcionar, a cada dia, a vida e a capacidade de realizar qualquer coisa que almejamos.[pic 11]

Aos meus filhos, Uly, Ícaro e Hanny, por serem minha alegria, minha esperança e minha força para buscar um futuro melhor para todos nós. Agradeço pelo carinho, pelos abraços, pelos beijinhos e pelos incentivos inocentes que me impulsionam a ir cada vez mais longe.

Ao meu companheiro, amor e amigo de todas as horas, Jackson Lima, por estar sempre ao meu lado me incentivando e compreendendo. Por ser mais que um pai para meus filhos, principalmente nos momentos em que eu estive ausente. Por toda paciência, carinho e amor com que tem enfrentado ao meu lado, nos momentos alegres e nos momentos de angústia, desanimo e ansiedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (105.2 Kb)   pdf (633.6 Kb)   docx (236.1 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com