TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jogo nas três dimensões do conteúdo

Por:   •  16/4/2018  •  Ensaio  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO - Centro Universitário - Polo Maceió

Curso de segunda graduação em Pedagogia

Portfólio: Jogo nas três dimensões do conteúdo

Aluna (a): Maria Andreia dos Santos Silva Almeida

R.A.: 8043986

Turma: DGPED1702MCOA20

Disciplina: Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física

 Tutor (a): Gustavo Braga de Oliveira

MACEIÓ

Abril, 2018

Jogo nas três dimensões do conteúdo

Os jogos e as brincadeiras, por possuir uma essência colaborativa, desenvolvem no individuo – criança ou adulto – a habilidades grupais e cooperativistas, rompendo as barreiras do individualismo e incentivando o trabalho em equipe.

Desde os primórdios, as crianças e os adultos veem desenvolvendo atividades lúdicas grupais nas comunidades, as quais são passadas de geração a geração. No entanto, o longo dos anos os jogos e brincadeiras sofreram diversas mudanças, devido ao progresso das grandes cidades e os novos hábitos da sociedade contemporânea. Nos dias atuais, os jogos e as brincadeiras perderam um pouco do seu caráter empírico, hoje é comum vermos crianças e adultos desenvolvendo jogos e brincadeiras monitorados por profissionais.

Como a profissionalização dos educadores físicos, os jogos e as brincadeiras foram ganhando uma maior organização estrutural, desse modo, sendo orientados por dimensões conceituais.

Estruturação do jogo da velha:

Material: caixinhas de ovos e tampinhas de garrafas.

Números de participantes: Atividade desenvolvida em dupla

Número de aulas: 3h/as.

  • Conceitual: Acreditasse que seja um dos primeiros jogos, que teve a sua origem no Egito Antigo e pode ter mais de 4.000 anos. Reja também a história, que o jogo era muito usado na Inglaterra no século 19, quando as mulheres se reuniam no final da tarde para bordar. Porém, as mais idosas, que por problemas de visão não conseguiam mais bordar, se invertiam com o jogo. Na sua forma original é jogado por dois oponentes com um lápis e uma folha de papel ou com um pedaço de giz, graveto no chão. Podendo ser jogado também num espaço maior, como quadra, num grande tabuleiro no chão com peças humanas. Ou com material reciclado como tampinhas de garrafas e caixinhas de ovos.
  • Procedimental: Para o jogo da velha de reciclagem, os alunos, primeiramente, confeccionaram os seus tabuleiros com caixinhas de ovos e tampinhas de garrafas. Cada tabuleiro deverá ter nove buraquinhos e 10 tampinhas de garrafas, cinco com cada símbolo. Depois em dupla, cada um deverá colocar uma tampinha por vez e quem fizer a primeira trinca ganhará (três tampinhas com o mesmo símbolo).
  • Atitudinal: A ética será trabalhada durante a atividade, pois cada aluno deverá aguardar o seu momento de jogar, bem como, respeitar o seu oponente. Para isso, previamente às regras do jogo serão discutidas em grupo. Dessa forma, será  mantida a ludicidade do jogo, mas com ênfase nas regras de convivência, respeito mútuo, bem como, o desenvolvimento do raciocínio lógico.

OBS. Para as crianças com necessidades visuais, o jogo poderá ter peças em alto-relevo para serem reconhecidas pelo tato.

Referências

CAMPOS, Túlio. Do Papel para a Quadra: o jogo da velha humano. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25600> Acessado em 03 de abril de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (174.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com