TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LETRAMENTO VISUAL E SEUS PERCURSOS TEÓRICOS

Por:   •  27/12/2018  •  Monografia  •  7.918 Palavras (32 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DRIELLY CRISTINE OLIVEIRA PASSOS

LETRAMENTO VISUAL E SEUS PERCURSOS TEÓRICOS

BELÉM – PARÁ

2016

DRIELLY CRISTINE OLIVEIRA PASSOS

LETRAMENTO VISUAL E SEUS PERCURSOS TEÓRICOS

Monografia apresentada como requisito para Trabalho de Conclusão de Curso do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, sob a orientação da Professora Maura Cardoso.

 

BELEM- PARÁ

2016

RESUMO

Partindo da teoria sobre leitura e letramento, este trabalho pretende discutir alternativas de ensino de leitura através de práticas cotidianas para que se caminhe em direção do letramento dos alunos da educação infantil e de que forma podemos usar letramento visual a fim de que se caminhe em direção ao letramento em sentido alfabetizador. Esta proposta tem por objetivo colaborar nas discussões sobre letramento visual a partir de uma revisão bibliográfica como possível contribuição para que educadores encontrem argumentos que oportunizem a mediar suas práticas. A pesquisa será de uma abordagem qualitativa e busca colaborar nas discussões sobre letramento a partir de uma análise bibliográfica para que educadores encontrem argumentos que oportunizem a mediação de práticas cotidianas mostrando a importância destas para o ensino de leitura para além dos muros da escola.

PALAVRAS CHAVE: Letramento, letramento visual e multimodalidade.

. Sumário

  1. RESUMO --------------------------------------------            5
  2. INTRODUÇÃO -------------------------------------            7

 LETRAMENTO E SEUS PERCURSOS TEÓRICOS-  9

  1. . LETRAMENTO VISUAL E SUAS DISCUSSÕES    17
  2.  CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------- 26

6- REFERENCIAS ----------------------------------------------- 28

INTRODUÇÃO

Saber ler e escrever são condições imprescindíveis para ser inserido na sociedade atual. De fato é difícil encontrar uma situação do cotidiano que não envolva a leitura. Ler letreiros de ônibus, manuais de instruções, calendários ou recados são atividades presentes no dia a dia da maioria das pessoas. E faz parte da paisagem ao nosso redor, como por exemplo: no ponto de ônibus, anunciando produtos, serviços e campanhas; no comércio, anunciando ofertas para atrair clientes, no parquinho, na igreja e em vários outros locais, por que a escrita está presente na vida da maioria das pessoas. A leitura vem sendo apontada como um fator que possibilita não apenas o desenvolvimento cognitivo do individuo, mas a sua inserção nas sociedades letradas. Portanto, o ensino de leitura e escrita deve ser discutido, principalmente, na escola onde acontece de forma sistematizada.

Mesmo com a escolarização obrigatória para crianças e adolescentes, os índices de pessoas que não são capazes de ler e escrever de maneira plena são elevados. As pessoas, mesmo alfabetizadas, não incorporam a leitura e a escrita e não necessariamente adquirem a competência de saber usá-las. É nessa perspectiva que se pretende a partir da teoria sobre leitura e letramento, discutir alternativas de ensino de leitura através de práticas e rotinas que caminhe em direção do letramento dos alunos da educação infantil.

De que forma podemos usar letramento visual a fim de que se caminhe em direção ao letramento em sentido alfabetizador?

Este trabalho tem-se interesse de tratar com mais afinco a questão da utilização de práticas presentes no cotidiano das crianças para inseri-las no mundo letrado. E assim minimizar suas dificuldades e possíveis aversões à leitura no futuro. Esta proposta tem por objetivo colaborar nas discussões sobre letramento visual a partir de uma revisão bibliográfica como possível contribuição para que educadores encontrem argumentos que oportunizem a mediar suas práticas, mostrando a intenção de se formar cidadãos letrados além dos muros das escolas. E dessa forma, contribuir para a discussão sobre o aspecto da formação do aluno leitor. Para tanto, intenta responder as seguintes questões:

Que concepções de letramento estão presentes nessas praticas segundo Kleiman(1995) e Soares (2003) entre outros? Qual sua dimensão social e pedagógica e como o professor e a escola poderão intervir?

Como forma de resposta, esse trabalho tem como objetivo principal dialogar alternativas de ensino de leitura por meio de práticas cotidianas em símbolos visuais para que se caminhe em direção ao letramento de alunos das séries iniciais; analisar o que a literatura fala sobre o uso do letramento visual; compreender a importância social e pedagógica do uso das práticas de letramento no ensino de leitura e desvelar como o professor pode mediar essas práticas na sala de aula segundo o referencial teórico, abordando alguns aspectos envolvidos no ensino-aprendizagem de leitura, em particular a formação para o letramento visual.

A pesquisa terá de uma abordagem qualitativa e busca colaborar nas discussões sobre letramento a partir de uma análise bibliográfica, para que educadores encontrem argumentos que oportunizem à mediação de praticas cotidianas mostrando a sua importância para o ensino de leitura para além dos muros da escola. Partindo de uma reflexão sobre a importância do ato de ler na sociedade atual, como ela está presente no cotidiano da criança e de que forma o professor pode mediar tais práticas e propor formas de trabalhos como leitura na escola para que se formem leitores proficientes e se caminhe em direção ao letramento dos alunos.

Para isso, o texto foi organizado em três sessões. Na primeira, discorremos sobre o conceito de letramento e seus percursos teóricos desenvolvidos por Kleiman (1995), Soares (2003/2006), entre outros autores. Destacando-se a importância deste no processo de leitura e escrita.

Na segunda, teceremos algumas considerações sobre o letramento visual, o conceito de multimodalidade com base em Kress (1996/2006) e Kress e Van Leeuwen (1996/2001). Por fim, nas considerações finais, enfatizaremos a importância de uma abordagem de letramento, que considere as práticas de linguagem que envolve os recursos verbais e não verbais, a importância deste para o ensino da leitura e a intervenção do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.7 Kb)   pdf (353.6 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com