TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Letrar na Educação Infantil

Por:   •  25/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL .

SEMESTRE: 5º.

PROFESSOR: ERICA BAIAO BAHIA

ESTUDANTE: ELIENE DIAS DE CARVALHO

LETRAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

APORÁ – BAHIA

JUNHO – 2019

Letrar na Educação Infantil

A família silábica foi o tema escolhido para trabalhar com crianças de 5 anos da educação infantil, essa atividade será dividida em três momentos, onde em um dia (4h) será desenvolvida essa atividade de fixação.

No primeiro momento: as crianças irão trabalhar o nome, apresentando-as as silabas simples, com material concreto, ou seja: alfabeto móvel para identificação das silabas, também realizar recorte de letras para formar o nome, trabalhar com atividade xerocopiada para circular as letras do nome, onde num alfabeto ao redor de um retângulo, onde no interior a criança escreve o nome, colorindo os quadradinhos de acordo com a quantidade de letras do nome.

No segundo momento: os educandos irão realizar uma atividade xerocopiada circulando as palavras que começam com a sílaba do nome, que será destacado, por exemplo: dado, faca, maça, etc, após os mesmos irão desembaralhar as letras do nome e tentar identificar, depois os alunos irão formar palavras com a família silábica, reconhecendo outros nomes próprios iniciados da mesma forma que o nome trabalhado ou reconhecer nomes que tenham alguma semelhança, por fim, os alunos irão montar o quebra-cabeça: com figuras e nomes que tenham uma das sílabas trabalhada.

No terceiro momento: os alunos irão explorar o conto: chapeuzinho vermelho, identificando as palavras com as silabas trabalhadas, cantando a música e dialogando com os colegas e a professora. Após as crianças irão participar de dois jogos:  Amarelinha (cada casa contém palavras e o jogador escolhe uma delas para ler ao pegar a pedra de volta); Ditado colorido - O educando recebe um cartão contendo: a foto da criança, um texto já explorado e uma série de palavras com as sílabas exploradas. O ditado consiste na criança colorir a palavra que é ditada. Assim de forma dirigida, até identificar todas as palavras.

Os objetivos para realização dessas atividades, se referem a ter a realidade da criança como ponto de partida na construção de novos conhecimentos, propiciando aos alunos diversos atos de leitura e escrita em contextos significativos e agradáveis, criando assim conflitos para desestabilizar a hipótese da criança para que a envolva na solução de seus conflitos cognitivos e trabalhando na zona de desenvolvimento proximal da criança,  utilizando jogos buscando favorecer a cooperação, troca, atitude de respeito, participação, construção de normas de comportamento, a capacidade de compreender e seguir instruções, o desenvolvimento da noção de números, geometria e medidas.

Os recursos utilizados para o desenvolvimento da aula: material concreto (alfabeto móvel,  cartaz colorido, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, cola, folha de oficio, quebra cabeça das silabas, lápis de cor, giz de cera, lápis preto, borracha, dentre outros materiais que serão utilizados no momento da aula.

Alfabetizar e letrar na educação infantil é deveras muito importante para o desenvolvimento escolar dos educandos da educação infantil, diante disso, a teoria sócio construtivista de Vigotsky, os princípios de uma educação voltada para a realidade do aluno de acordo Paulo Freire e os estágios de desenvolvimento das crianças, segundo Piaget, houve a necessidade de trabalhar conteúdos lúdicos e dinâmicos voltados a realidade dos alunos, para que os mesmos possam interagir  e obter sucesso no aprendizado, diante as dificuldades encontradas no dia a dia, para que assim o processo de alfabetização fosse concretizado com sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com