TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE ENSINOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: LETRAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE PEDAGOGIA

METODOLOGIA DE ENSINOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: LETRAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FELIPE CARVALHO DE SOUZA

(20213300988)

RIO DE JANEIRO

2022

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: LETRAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho da disciplina de Metodologia de Ensino da Educação Infantil para compor a nota de AV2. Tendo como Professora Denise Paiva.

RIO DE JANEIRO

2022

Alfabetizar e letrar são processos distintos, mas inseparáveis. A alfabetização e letramento se somam, ou melhor, a alfabetização é um componente do letramento.

Sabe-se que alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar, para aprender a ler e escrever. Para Morais (apud Santos, 2007, p.15) “Alfabetização - processo de aquisição da “tecnologia da escrita”, isto é do conjunto de técnicas - procedimentos habilidades - necessárias para a prática de leitura e da escrita: as habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de decodificação de grafemas em fonemas, isto é, o domínio do sistema de escrita.” Sendo assim, pode-se dizer que a alfabetização é um processo de construção de hipóteses sobre o sistema alfabético de escrita, o aluno precisa participar de situações desafiadoras, que oportunizem a reflexão sobre a língua escrita.

O letramento difere da alfabetização, que é o processo formal de ensinar a ler e a escrever. Para Kleiman (apud Lira 2006), diz que o letramento ocasiona mudanças políticas, sociais, econômicas e cognitivas a partir da inserção dos indivíduos nas sociedades tecnológicas e, por isso, mesmo o alfabeto poderá ser letrado de acordo com seu convívio social.

Diante do exposto acima, o letramento é um conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito. Ou seja, o letramento é além de saber ler e escrever, entender o que se lê e se escreve, relacionando dessa forma com o contexto social, sua experiência cotidiana.

ATIVIDADE DE LETRAMENTO

Título: Alfabeto de tampinhas

Objetivos:

Reconhecer o valor sonoro das sílabas;

Promover a construção de palavras explorando a leitura e escrita;

Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras menores.

Materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com