TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO ATRAVÉS DA MÚSICA NO ENSINO INFANTIL

Por:   •  9/4/2022  •  Artigo  •  4.780 Palavras (20 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 20

Curso de Pós-Graduação em Educação Musical                                            

EMERSON MARIANO HABIAK

O LÚDICO ATRAVÉS DA MÚSICA NO ENSINO INFANTIL

RESUMO

Este artigo apresenta as atividades de musicalização que permitem que a criança conheça melhor a si mesmas, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Sendo assim, tanto a criança que aprecia a música desde cedo, como aquela que estuda música, potencializa a aprendizagem cognitiva, aumentando e agilizando o raciocínio e a memória. A música é a linguagem universal e talvez seja a mais popular das artes, porque ainda que você desconheça o idioma em que é cantada pode apreciá-la pela beleza da melodia. A linguagem musical é uma importante forma de expressão humana e, por isso, deve ser parte do contexto educacional, principalmente na educação infantil. Esse estudo objetivou investigar o lúdico através da música no ensino infantil. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Concluímos que dessa forma, a função social deste trabalho é abrir novos olhares e a partir deles enxergar e concretizar a música como mais uma aliada nas práticas pedagógicas, para que o indivíduo possa suplantar as dificuldades, e realizar transformações e progressos para uma aprendizagem expressiva na vida humana.

PALAVRAS-CHAVE:  Música. Ensino infantil. Lúdico.

ABSTRACT

This article presents the music activities that allow the child to learn more about themselves, developing your concept of body schema, and also allow communication with the other. Therefore, both the child who enjoy music from an early age, like that which studies music enhances cognitive learning, enhancing and streamlining the reasoning and memory. Music is the universal language and perhaps the most popular of the arts, because even if you do not know the language in which it is sung can enjoy the beauty of the melody. The musical language is an important form of human expression and, therefore, should be part of the educational context, especially in early childhood education. This study aimed to investigate the playful through music in children's education. The methodology used is the bibliographical research. We conclude that in this way, the social function of this job is to open new perspectives and from them to see and realize the music as more an ally in pedagogical practices, so that the individual can overcome the difficulties, and perform transformations and progress towards a significant learning in human life.

Keywords: Music. Children's education. Lúdico.

1 INTRODUÇÃO

As atividades de musicalização admitem que a criança conheça melhor a si mesmas, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Sendo assim, tanto a criança que aprecia a música desde cedo, como aquela que estuda música, potencializa a aprendizagem cognitiva, aumentando e agilizando o raciocínio e a memória.

A música é a linguagem universal e talvez seja a mais popular das artes, porque ainda que você desconheça o idioma em que é cantada pode apreciá-la pela beleza da melodia. A linguagem musical é uma importante forma de expressão humana e, por isso, deve ser parte do contexto educacional, principalmente na educação infantil. Dessa forma, a função social deste trabalho é abrir novos olhares e a partir deles enxergar e concretizar a música como mais uma aliada nas práticas pedagógicas.

O interesse se justifica pela necessidade de conhecer o quanto a música é fundamental para quem quer formar indivíduos criativos, pois além de desenvolver um leque enorme de capacidades já existentes, abre caminhos para novas descobertas. O interesse pelo tema também se justifica pela curiosidade em saber como a música pode contribuir em sala de aula para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Será realizado através da pesquisa bibliográfica.

O objetivo geral é conhecer a importância do lúdico através da educação musical e a metodologia de trabalho foi através da pesquisa bibliográfica.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O Lúdico Através Da Música No Ensino Infantil

O lúdico na educação infantil tem sido uma das estratégias mais bem sucedidas no que concerne à estimulação do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de uma criança. Essa atividade é significativa por que desenvolvem as capacidades de atenção, memória, percepção, sensação e todos os aspectos básicos referentes à aprendizagem.

Mársico (1982, p. 148) declara que:

[...] tarefas primordiais da escola é assegurar a igualdade de chances, para que toda criança possa ter acesso à música e possa educar-se musicalmente, qualquer que seja o ambiente sociocultural de que provenha.

Atualmente existem diversas definições para a música, porém de um modo geral ela é considerada ciência e arte. Gainza (1988, p. 22), ressalta que: “A música e o som, enquanto energia estimula o movimento interno e externo no homem, impulsionando-o a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidades e grau”.

Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que atividades musicais podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio afetivo, da criança.

Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula. Envolvendo pessoas de fora no enriquecimento do ensino e promovendo interação com os grupos musicais e artísticos das localidades, a escola pode contribuir para que os alunos se tornem ouvintes sensíveis, amadores talentosos ou músicos profissionais. (BRASIL, 1997, p. 77).

Negrine (1997, p. 4), em estudos realizados sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil, afirma que: "quando a criança chega à escola, traz consigo toda uma pré-história, construída a partir de suas vivências, grande parte delas através da atividade lúdica".

O Referencial Curricular Nacional (1998) aborda as brincadeiras cantadas:

As canções de ninar tradicionais, os brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais, assim como outras produções do acervo cultural infantil, podem estar presentes e devem se constituir em conteúdos de trabalho (referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo, 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com