TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA DE ALUNOS ESPECIAIS: Superando as Dificuldades de Aprendizagem

Por:   •  9/11/2018  •  Artigo  •  2.653 Palavras (11 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 11

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA DE ALUNOS ESPECIAIS: Superando as Dificuldades de Aprendizagem

                                                Sonia Braga da Costa

Jorge Maurício Brito[1]

 

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo principal descrever a influência do lúdico como estratégia para a superação de dificuldades de aprendizagem de alunos com necessidades especiais. A sua pertinência e importância veem-se atestadas por inúmeros autores que mostram que, através das brincadeiras e atividades recreativas/desportivas, o aluno consegue vencer mais facilmente seu déficit de aprendizagem e, por conseguinte, desenvolve melhor habilidades importantes para o seu próprio sucesso escolar. A metodologia adotada circunscreve-se à Revisão Bibliográfico-descritiva, com ênfase no panorama de caracterização do inter-relacionamento entre o lúdico (como ferramenta pedagógica) e o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. O principal resultado foi a constatação de que o sucesso da aprendizagem, em relação ao uso de atividades lúdicas, se deve a dois fatores decisivos: a motivação e interesse do aluno, por se tratar de atividades que ele tem como prazerosas; e a familiaridade com essas mesmas atividades, pois, elas já integram seu patrimônio cultural-familiar-social de longa data. E esses dois fatores (prazer e familiaridade) implicam na necessidade de maior exploração da ludicidade como instrumento para se desenvolver as habilidades e as competências que predispõem seus respectivos componentes curriculares.

 

Palavras-Chave: Lúdico. Educação. Especial. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

                 O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfico-descritiva, tendo como objetivo principal a descrição da influência do lúdico para a superação de dificuldades de aprendizagem de alunos com necessidades especiais.

             Ressalta-se que na perspectiva de reflexão sobre o lúdico e o ato de ensinar, essa relação é fundamental como elementos significativos para o processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esta perspectiva aponta para necessidade de se conhecer as especificidades desta metodologia na construção e possibilidade de crescimento na aprendizagem dos alunos com necessidades especiais.

Mediante a falta de interesse que muitas crianças têm em aprender e com isso, podendo ocasionar dificuldades de aprendizagem, levantou-se o questionamento sobre a utilização do lúdico como estratégia pedagógica e possível garantia de uma aprendizagem mais significativa.

             Assim, buscando compreender a função do lúdico como recurso pedagógico, procuramos descrever aspectos fundamentais para compreensão e utilização desta estratégia como prática pedagógica.

             Assim, almejando um ensino aprendizagem emancipatória, superador da educação tradicional, referendada na transmissão de conhecimento, é que vislumbra-se que as vivências lúdicas estejam efetivamente presentes na sala de aula, onde a construção do saber possa ser efetivada com alegria, contribuindo para a compreensão e enriquecimento da realidade de vida dos mesmos.

             Num primeiro momento descreve-se/discute-se o lúdico como estratégia pedagógica educativa no contexto escolar. Num segundo momento ressalta-se sobre a prática docente e as estratégias direcionadas com dinâmicas e jogos que possam envolver, divertir e ao mesmo tempo ensinar e formar novas aprendizagens nos alunos com necessidades especiais.

2 O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EDUCATIVA

             Para a aprendizagem de crianças é inevitável o processo do brincar, que deve ser valorizado por todos os envolvidos em sua educação, pois, através das atividades lúdicas ela poderá expressar suas vontades, produzindo maior aproximação ao processo de escolarização.

             O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo tão real quanto as demais ferramentas de ensino-aprendizagem, incitando o aluno a descobrir, ser criativo, se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade de seu próprio processo educacional. Nesse contexto, metodologias lúdicas mostram-se como excelentes estratégias educativas, a partir do estímulo ao conhecimento e a curiosidade.

            Nesse contexto, o grande desafio será o conhecer o jeito particular de cada educando, tenha ou não alguma necessidade especial, pois a criança é antes de tudo um ser que gosta de brincar. Sendo assim, o jogo é um dos artifícios que a própria natureza encontrou para conduzir a criança ao desenvolvimento de suas faculdades mentais.

             Dessa forma, tais atividades só têm a contribuir para o desenvolvimento integral da criança em todas as dimensões da inteligência (afetiva, motora, social etc). Assim, é importante proporcionar à criança muitas e boas vivências lúdicas no âmbito educacional, pois, ele é:

(...) um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Estimula a critica, a criatividade, a socialização, sendo, portanto reconhecidos como uma das atividades mais significativa, senão a mais significativa pelo seu conteúdo pedagógico social (MIRANDA, 2006. p. 22).

             O lúdico proporciona/estimula a aprendizagem, a crítica e a criatividade de forma muito significativa, por se instrumentalizar de estratégias que o aluno já usa e conhece. Neste caso, o uso do lúdico oportuniza ao aluno melhorar o seu rendimento escolar, sendo ferramenta útil para resolver déficit de aprendizagem; pois além de abranger conteúdos e conhecimentos dos diversos saberes, o faz a partir de uma estratégia que o aluno recepciona com grande motivação.

             A ludicidade tem um enorme valor no desenvolvimento das crianças e, por isso, torna-se imprescindível que o professor explore melhor essa predisposição do aluno, pois, através das brincadeiras e dos jogos, as crianças sentirão maior motivação para compreender o mundo à sua volta e a sua realidade.

             Contudo, a ludicidade deve ser autêntica, isto é, capaz de deixar a criança livre para expressar seu interior e sentir o prazer de descobrir brincando; Pois quanto mais ativa for a mente da criança mais ela será receptiva a novos conhecimentos. Com efeito,

Jogar é uma atividade básica para a criança e uma forma de interagir com as pessoas e com os objetos. Em termos educativos, constitui uma forma de encorajar a ter mais experiências com o ambiente envolvente, desempenhando um papel importante no desenvolvimento sócioemocional, no desenvolvimento motor e cognitivo da criança (MALUF, 2009, p. 08).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com