TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS ESPECIAIS NAS CLASSES REGULARES DA ESCOLA ROSINHA BASTOS SAMPAIO, MERUOCA-CE

Por:   •  20/7/2017  •  Artigo  •  5.062 Palavras (21 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 21

FAK - FACULDADE KURIOS[pic 1]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

 MARIA MEIRIANE FREIRE AGUIAR

O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS ESPECIAIS NAS CLASSES REGULARES DA ESCOLA ROSINHA BASTOS SAMPAIO, MERUOCA-CE

MERUOCA-CE

2017

 MARIA MEIRIANE FREIRE AGUIAR[pic 2]

O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS ESPECIAIS NAS CLASSES REGULARES DA ESCOLA ROSINHA BASTOS SAMPAIO, MERUOCA-CE

Artigo apresentado ao programa de Pós-Graduação da Faculdade Kurios, como requisito final para obtenção do título de Especialista em Atendimento de Educacional Especializado.

Orientadora: Profa. MS Francisca Joelina Xavier 

MERUOCA-CE

2017

 O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS ESPECIAIS NAS CLASSES REGULARES DA ESCOLA ROSINHA BASTOS SAMPAIO, MERUOCA-CE

Maria Meiriane Freire Aguiar[1]

Francisca Joelina Xavier[2]

RESUMO

A inclusão escolar tem sido um tema que traz novos paradigmas à nossa educação regular, pois é necessário acolher todos os alunos, sem distinção diante das necessidades que possuem, oferecendo condições de aprendizagem e contribuindo no desenvolvimento e nas capacidades de cada indivíduo. A ideia principal da pesquisa é compreender o processo de inclusão das crianças com necessidades especiais, da Escola Rosinha Bastos Sampaio, em Meruoca-Ce. Para a realização da pesquisa de campo foram utilizadas como instrumento de coleta de dados, a observação não partcipante. Para melhor conduzir a pesquisa, tivemos o auxílio de autores como Gil (2005), Rosa (2003) e Silva (2011). A inclusão é um dos maiores desafios que a sociedade enfrenta atualmente, em vista disso, precisamos compreender todo o processo que a envolve, assim como os sujeitos que a compõe, pois exercer, efetivamente essa inclusão é algo que precisa ser efetivado por todos.

PALAVRAS-CHAVES: Inclusão. Sala regular. Educação Especial.

SUMMARY

School inclusion has been a theme that brings new paradigms to our regular education, since it is necessary to welcome all students, without distinction as to the needs they have, offering conditions for learning and contributing to the development and capacities of each individual. The main idea of the research is to understand the process of inclusion of children with special needs, Rosinha Bastos Sampaio School, in Meruoca-Ce. For the accomplishment of the field research were used as an instrument of data collection the observation. To better conduct the research, we had the assistance of authors such as Gil (2005), Rosa (2003) and Silva (2011). Inclusion is one of the greatest challenges that society faces today, in view of this, we need to understand the whole process that involves it, as well as the subjects that compose it, because effectively, this inclusion is something that needs to be effective for all.

KEYWORDS: Inclusion. Regular room. Special education.

INTRODUÇÃO

A educação inclusiva é um direito de todos, onde vivemos em uma sociedade bastante heterogênea, na qual cada um possui características diferentes, assim como habilidades próprias. O presente Artigo mostra como ocorre o processo de inclusão dos alunos especiais, nas salas regulares de ensino, da Escola Rosinha Bastos Sampaio, Meruoca-Ce.

 A inclusão é um desafio a ser superado, mas com o envolvimento de todos, isso será possível. A motivação para a pesquisa surgiu do interesse em compreender como ocorre a inclusão com os alunos que possuem especialidades, dentro da escola pública.

É muito importante que as crianças com necessidade especiais sejam inseridas na escola regular desde cedo, pois as outras crianças precisam aprender a conviver com as diferenças, assim como aceitar o diferente, acolhendo a todos, para que convivam na sociedade e no meio do trabalho e que o preconceito seja inexistente, com o passar do tempo. Através da inclusão, a criança desenvolve todas as suas potencialidades, assim como a ser mais sociável e mais preparada para enfrentar os desafios que venham a surgir. A problemática da pesquisa será: Como ocorre a inclusão dos alunos especiais nas classes regulares de ensino, da Escola Rosinha Bastos Sampaio?

Atualmente é garantido por lei o acesso e a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas salas regulares de ensino, entretanto, o simples fato do aluno especial ir para a escola não garante que ele esteja incluído. Na prática do dia a dia da escola Rosinha Bastos Sampaio, percebemos a defasagem no processo de inclusão dos alunos nas salas regulares, diante disso, surgiu a necessidade de compreender como ocorre esse processo de inclusão na prática das salas regulares dessa escola.

É de extrema importância aprofundar os conhecimentos sobre a inclusão dos alunos especiais, a fim de que esses alunos exerçam seus direitos de estarem na escola e de participarem de todo o processo que a envolve, de forma que os alunos que não possuem especialidades aprendam a conviver com as diferenças dos colegas.

A pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre o processo de inclusão dos alunos especiais nas classes regulares de ensino da Escola Rosinha Bastos Sampaio.

1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUÍNDO UMA SOCIEDADE PARA TODOS

Não é de hoje que o tema inclusão vem sendo destacado em nossa sociedade, sendo uma discussão em âmbito internacional. Esse tema vem marcando a história da nossa educação brasileira, onde as crianças viviam reservadas em seus âmbitos familiares, não frequentavam a escola regular, ou eram simplesmente colocadas em convivência com outras pessoas com a sua mesma deficiência e atualmente, tem o direito de frequentar a escolar regular garantido por lei.

A educação inclusiva é um tema polêmico, onde já vem sendo discutido há anos, mas agora está sendo mais requisitado em nossa educação. Uma escola inclusiva pode ser assim considerada quando abre espaços para todas as crianças, independente de possuir alguma especialidade ou não. Um dos grandes desafios da escola inclusiva é desenvolver um trabalho centrado na criança, sendo capaz de educar a todos, sem nenhum tipo de discriminação, sempre respeitando as diferenças, dando apoio às diversidades e sempre trabalhando de acordo com as características de cada uma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (242.9 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com