TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  5/6/2018  •  Artigo  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  1.195 Visualizações

Página 1 de 12

O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Debora Assunção PEREIRA

Sandra Figueiró de Jesus da ROSA

Simone de OLIVEIRA

UNINTER

Resumo

No modelo atual de ensino–aprendizagem percebe-se a importância do profissional em adequar as diversas formas de atividades lúdicas para uma eficiente aprendizagem. Entretanto, percebe-se que a utilização destes instrumentos são escassos e a metodologia segue um roteiro tradicional, prejudicando o aprendizado do aluno. É com base nesta e em diversas outras problemáticas que este trabalho visa contribuir, pois é fato, e aqui será exposto que dentro do contexto social e educacional do aluno, as diversas ferramentas lúdicas tem a capacidade de desenvolver um papel facilitador na aprendizagem. O presente estudo visou como objetivo, apresentar os jogos como instrumento pedagógico de aprendizagem. Com base nesta premissa conclui-se que são apresentadas as principais ideias do papel dos jogos no trabalho pedagógico, sendo que isto se deve em estimular no profissional docente uma reflexão acerca do lúdico na aprendizagem.  

Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Educação.

1 INTRODUÇÃO

          Este estudo apresenta o lúdico como uma forma de instrumento para o ensino aprendizagem, bem como, sua contribuição no desempenho escolar. Nos moldes educacionais, percebe-se o interesse da educação infantil em adotar estratégias que envolvem a ludicidade.

Neste interim, o presente estudo visou debater e apresentar os conceitos relativos a aprendizagem lúdica no processo de aprendizagem. Diante do abandono dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais, constata-se a necessidade de resgatar o lúdico no processo educativo, pois é através dos jogos e brincadeiras, que buscamos recursos didáticos que fazem falta as aulas de hoje.

As crianças, por natureza, são inquietas e sentem necessidade de correr, pular, cantar e dramatizar, sendo um dever da escola ofertar-lhes espaço e oportunidade para que as mesmas desenvolvam suas habilidades em todos os aspectos. Todavia, a possibilidade e a necessidade de utilizar a Ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem, conforme já orientavam precursores dos métodos de ensino tais como: Paulo Freire, Piaget, Vygotsky, Kremmer, Kishimoto, Canholato, Pinnaza e Taffarel. (RUI, 2012).

O presente trabalho visou como objetivo geral, apresentar os jogos como instrumento pedagógico de aprendizagem. Com base nesta premissa concluiu-se que são apresentadas as principais ideias do papel dos jogos no trabalho pedagógico, sendo que isto se deve em estimular no profissional docente uma reflexão acerca do lúdico na aprendizagem.

Para tanto, as atividades lúdicas podem ser tidas como facilitadoras no progresso de cada função, psicológica, intelectual e moral. Para Piaget (1976 apud RUI, 2012), o jogo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, já que ao representar situações imaginárias, a criança tem a possibilidade de desenvolver o pensamento abstrato.

2  A CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM  

A ludicidade é um assunto que no panorama educacional atual, vem ocupando o seu espaço em diversas áreas do conhecimento, principalmente no ensino Infantil. Isto se reflete, pela quantidade de trabalhos científicos sobre os benefícios que a utilização de atividades lúdicas pode acarretar no processo de aprendizagem.

Santanna e Nascimento (2011) registram que na Grécia antiga por meio de jogos que era aplicado os ensinamentos as crianças, os índios até os tempos de hoje ensinam seus costumes através da ludicidade. No Brasil, especificamente na idade média, os jesuítas utilizavam as brincadeiras para expor seus ensinamentos como instrumentos para a aprendizagem.

A palavra lúdico, se origina do latim ludus que significa brincar. Na história antiga é possível identificar alguns elementos que caracterizam a utilização de jogos no meio social:

Na história antiga há relatos de que o ato de brincar era desenvolvido por toda a família, até quando os pais ensinavam os ofícios para seus filhos. Destacamos que para cada época e sociedade a concepção sobre educação sempre teve um entendimento diferenciado, logo o uso do lúdico seguiu tal concepção. Os povos primitivos davam à educação física uma importância muito grande e davam total liberdade para as crianças aproveitarem o exercício dos jogos naturais, possibilitando assim que esses pudessem influenciar positivamente a educação de suas crianças. (SANTANNA; NASCIMENTO, 2011, p. 20).

Como podemos analisar, o uso do lúdico é comum e frequente desde de nossos antepassados. Para confirmar, Pinto e Tavares (2010) registram que por meio do lúdico as histórias são recuperadas, os hábitos, modos e costumes das civilizações, assim, o aluno passa a ser o protagonista da sua história, buscando uma autoafirmação social, o sujeito da construção da sua identidade possibilitando o despertar para aprender.

Referente aos conceitos sobre o lúdico, sua importância nesta seção consiste em destacar o desenvolvimento deste instrumento como uma metodologia que busca possibilitar formas prazerosas para a aprendizagem em sala de aula. Para Dallabona e Mendes (2004), o lúdico possibilita um desenvolvimento global e uma visão de mundo real, pois pelas descobertas e criatividade o aluno pode se expressar, ter uma análise crítica, dentre outras vantagens.

O jogo lúdico tem um caráter educativo e se diferencia de outros método, como possibilitar ao aprendiz o autoconhecimento, o respeito por si mesmo e pelo outro, a flexibilidade, a vivência integrada entre os alunos e professores, motivando-os a aprender de forma alegre e prazerosa. (FREITAS; SALVI, 2008 apud CASTRO; COSTA, 2011). De forma ampla o lúdico é apresentado como um instrumento de aprendizagem, uma forma inovadora de promover o conhecimento em sala de aula.

Todavia, vale ressaltar que o jogo é uma forma de desenvolvimento, não só em níveis de educação, mas na esfera social e afetiva, principalmente se tratando de crianças, uma vez que, suas habilidades, sensibilidades e inteligência estão sendo desenvolvidos. Para tanto,  Alves; Bianchin (2010, p. 283) registram “a qualidade de oportunidades que são oferecidas à criança por meio de jogos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com