TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TICs como ferramenta de aprendizagem

Por:   •  18/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA




CASSIA R.M.O LIMA

FRANCISCA MARY

LETÍCIA  CAMARGOS

PATRICIA R.O.LIMA



UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA APRENDIZAGEM



JUNDIAI

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

BASE TEÓRICA        

GRÁFICOS        

ENTREVISTAS NAS ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL JOSÉ DE OLIVEIRA EMEFEI        

ENTREVISTA NA ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO DE CAMARGO PIRES        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        



INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata de um assunto relevante sobre a Educação digital: política para computadores interativos e tablets no ensino educacional, que prevê a implantação dos TIC´S (tecnologia de informação e comunicação) nas escolas.

Muito se tem discutido sobre o uso da tecnologia nas escolas, pois ela é um instrumento pedagógico que se bem utilizado pode gerar benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, mas para que isso se torne possível é preciso ter uma infraestrutura adequada, material didático, professores qualificados entre outros requisitos.

Segundo Moran (2000) o papel do professor é fundamental nos projetos de inovações, até porque a qualidade de um ambiente tecnológico de ensino depende muito mais de como ele é explorado didaticamente, do que as suas características técnicas


BASE TEÓRICA

É cada vez mais comum o uso de recursos tecnológicos em nosso dia a dia, seja em uma conversa com os amigos, na utilização aplicativos de entretenimento como jogos, redes sociais que podem ser acessadas de qualquer lugar com o auxilio de um aparelho celular ou tablet. Seja no trabalho, em casa, shoppings, parques, a tecnologia esta ativamente presente e na escola não seria diferente. Para implantar projetos nas escolas utilizando computadores, tablets e outras formas de tecnologia digitar é necessário  estruturar o projeto, capacitar os professores, definir as tecnologias a serem utilizadas, investir na infraestrutura e logística do espaço e funcionamento dos equipamentos, gestão de projetos e avaliação

São vários os objetivos pedagógicos que podem ser alcançados utilizando a tecnologia que nos é oferecida, são eles: atuação significativa do alunos na construção do conhecimento, o enriquecimento da dinâmica de estudo, as várias possibilidades de atividades, a integração e a socialização entre os alunos e a criação de ambientes de aprendizagem.

Transformar uma aula tradicional como a que estamos acostumados, giz, lousa, cadernos, em algo mais interativo como laboratório, computadores, interatividade; não é uma tarefa fácil porém compensadora uma vez que cria a possibilidades de se alcançar resultados melhores do que aqueles em sala de aula comum. Porém para que isso ocorra de forma positiva é necessário que haja planejamento do docente, maior envolvimento dos profissionais, principalmente da direção escolar; a presença de um especialista da área de informática para atuar no apoio pedagógico e de monitores para ajudar os alunos no laboratório.

"Não se trata de uma simples junção da informática com a educação, mas sobretudo, de uma integração entre elas e à prática pedagógica, o que implica num processo de preparação contínua do professor e de uma mudança de paradigmas na escola." (BUSTAMANTE, 1996, apud ALMEIDA, 2000a, p. 37)

        Em sua obra Pedagogia da Autonomia(1999) Paulo Freire cita algumas das competências necessárias para e processo de formação dos alunos, são elas: estimular a capacidade criadora do educando;  discutir com os alunos os saberes que eles trazem à escola no contexto do problema estudado;  respeitar a autonomia, dignidade e identidade do aluno, suas idéias, hipóteses e reflexões;  possibilitar a compreensão e o diálogo junto ao aluno;  permitir a reflexão crítica sobre a prática, com vistas ao contínuo aperfeiçoamento, transformando a curiosidade ingênua em uma curiosidade científica;  criar possibilidades para a produção e construção do conhecimento. É necessário que tudo seja planejado por uma equipe multidisciplinar, composta de especialistas na área de informática e de orientação pedagógica. O objetivo é unir as necessidades dos docentes a oficinas e cursos a fim de  supri-las, e com o tempo os professores irão adquirir progressivamente uma relativa autonomia em sua prática tornando cada vez menor a necessidade de auxilio de especialista, porém não se deve descartar no caso de haver eventuais dúvidas.

        São vários os recursos tecnológicos que podem ser utilizados no âmbito escolar, pode-se destacar o projetor interativo, lousa digital, os tablets já mencionados anteriormente e os livros digitais que estão por vir.  

        No caso projetor interativo foi idealizado em agosto de 2007 como uma ferramenta para professores utilizarem nas salas de aula. O equipamento é composto essencialmente por um processador de baixo custo, teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede PLC, unidade leitora de DVD e um data show interno para que os professores possam projetar os conteúdos digitais nas salas de aula.

        A lousa digital é um equipamento que transforma a superfície onde a imagem está projetada em uma grande tela sensível ao toque, permitindo a interação com o conteúdo projetado. A solução foi desenvolvida para complementar o Computador Interativo, que é um dispositivo de projeção portátil e leve que pode ser usado pelos professores em sala de aula. Além de ser um projetor, o equipamento contém teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e unidade leitora de DVD.

        O uso de tablets no ensino público é uma das ações do Proinfo Integrado, programa de formação do Ministério da Educação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (258.6 Kb)   docx (100.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com