TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  10.818 Palavras (44 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 44

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE SÃO ROQUE

PEDAGOGIA

ANDRÉIA DA SILVA ALVES

O PAPEL DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANALISE DO VALOR DO BRINCAR, NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, NA APRENDIZAGEM INFANTIL

SÃO ROQUE/SP

2015

                ANDRÉIA DA SILVA ALVES

O PAPEL DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANALISE DO VALOR DO BRINCAR, NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, NA APRENDIZAGEM INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque.

Orientadora: Rejane Zenebre de Brito

SÃO ROQUE/SP

2015

O PAPEL DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANALISE DO VALOR DO BRINCAR, NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, NA APRENDIZAGEM INFANTIL

ANDRÉIA DA SILVA ALVES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque, pela seguinte banca examinadora.

__________________________________________________

Orientadora: Rejane Zenebre de Brito

__________________________________________________

1º Examinador:                                                

__________________________________________________

2º Examinador:                                

São Roque ____/___/___

Dedico este trabalho a Deus, ao meu marido e meu filho, que sem o apoio deles este trabalho e muitos dos meus outros sonhos da minha vida não se realizariam.

AGRADECIMENTOS

Agradeço as pessoas que me incentivaram a concluir este curso;

Aos meus familiares, por todos esses anos de companheirismo em todos os momentos da minha vida, agradeço também aos meus amigos que me sugeriram o curso e, finalmente agradeço a todos que me deram força nos momentos difíceis que me colocaram para cima com gestos simples como um simples sorriso e uma palavra de incentivo, e me deram força para que meu sonho se tornasse realidade. 

Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.

(Carlos Drummond de Andrade)

RESUMO

O objetivo deste trabalho é de mostrar a real importância que a brincadeira faz no desenvolvimento infantil. A criança que participa das mais diversas brincadeiras na escola desenvolve as percepções, os movimentos e ensina os alunos a interagir com os demais amiguinhos da sala de aula, a conviver com derrotas e até mesmo com as vitórias. Na brinquedoteca estas interações aparecem momentaneamente, pois é o local onde todas as crianças estão concentradas e felizes, pois é um momento em que exige dos participantes, atenção, disciplina, interação, raciocínio para fins de desenvolvimento estratégicos. Este trabalho tem a finalidade de mostrar cientificamente todo o processo de desenvolvimento integral do ser humano, a historia do brincar e o local apropriado para as brincadeiras, a brinquedoteca. Os embasamentos teóricos foram de grande importância para o desenvolvimento deste trabalho pois contribuiu e contribuirá bastante no futuro educacional no processo ensino-aprendizagem.  

Palavras-chave: Brincar, desenvolvimento, cognitivo, brinquedoteca.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        9

CAPÍTULO I        11

1 O BRINCAR E SUA EVOLUÇÃO        11

1.1        O DIREITO DE BRINCAR ASSEGURADO PELA LEI        11

CAPÍTULO II        18

2.        O SURGIMENTO DA BRINQUEDOTECA NO BRASIL        18

2.2 FORMAÇÃO DE BRINQUEDISTA        21

CAPÍTULO III        24

3.O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA INFANTIL        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS        37

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        38

INTRODUÇÃO

O brincar deve ser entendido como uma necessidade vital da criança, capaz de contribuir para seu desenvolvimento global, de forma plena e harmoniosa. Através dele, a criança torna-se criativa, aprende e apreende acerca de si e do mundo à sua volta, lida com seus próprios sentimentos e emoções e os das outras pessoas, estabelece relações entre o imaginário e a realidade e constrói uma ponte entre o seu próprio ser e o mundo de significados e objetivos.

O brincar é tão importante na infância, que é assegurado como um dos direitos da criança no Estatuto da Criança e de Adolescente (ECA), em seu artigo 16, que trata dos aspectos ligados ao direito de liberdade, no parágrafo IV, que se refere ao direito de “BRINCAR, PRATICAR ESPORTES E DIVERTIR-SE.” (Ministério da Saúde, 1991).

O brincar é uma forma de a criança se expressar e se revelar, é uma linguagem que ela usa e entende, exprimindo, através dele, o que dificilmente seria dito em palavras. Para Freud, citado em BETTELHEIM (1989, p. 165): “a brincadeira é a “estrada real” para o mundo interno consciente e inconsciente da criança”.

Por intermédio da brincadeira, a criança constrói e encara o mundo em que vive e demonstra quais os problemas e preocupações que ocupam sua mente. A brincadeira é caracterizada por ser uma atividade livre de regras, a não se aquelas determinadas pela própria criança; é envolta em fantasia, em imaginação e é um objetivo em si mesmo; ao contrário do jogo, que geralmente é competitivo, possui regras extremamente determinadas e um objetivo a ser alcançado, qual seja, o de ganhar.

O brincar é um processo que em si mesmo, abrange uma variedade de comportamentos, motivações, oportunidades, práticas, habilidades e entendimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.9 Kb)   pdf (315.5 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com