TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  31/5/2017  •  Monografia  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 13

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jocasta dos Santos Barroso

Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento

Pólo São Pedro do Sul, RS

RESUMO

Este artigo discute que o lúdico proporciona um ambiente mais prazeroso no processo de ensino-aprendizagem. As atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio e possibilitam também o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos.O presente artigo é resultado da analise bibliográfica de estudos a cerca deste tema polemizado em todas as classes sociais, ou seja, o uso da ludicidade na educação infantil.Tendo em vista a importância da utilização do lúdico no desenvolvimento integral das crianças E com dessas idéias percebemos que o lúdico com objetivo pedagógico favorece também o processo de ensino-aprendizagem, e, além disso, oferece uma forma a mais de socialização do aluno.

Palavras-chave: Lúdico, Ensino Aprendizagem, Desenvolvimento.

1.INTRODUÇÃO

Este artigo tem como temática o lúdico na educação infantil,trazendo a importância de seu uso no dia-a-dia escolar para a obtenção de um desenvolvimento integral dos alunos.

É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os educadores podem utilizar em sala de aula para melhorar a aprendizagem, já que através da ludicidade os alunos podem aprender de forma mais prazerosa, concreta e, conseqüentemente, mais significativa. Entretanto,o problema que desencadeou esse estudo foi justamente a não utilização do lúdico na sala de aula .

E tem como objetivos a importância do lúdico no desenvolvimento integral o lúdico como um ferramenta para o aprendizado,importância do brincar e o resgate das brincadeiras. 

O  lúdico é tão   importante   para  o desenvolvimento da criança, que merece atenção  por  parte  de  todos  os  educadores. Cada criança  é um ser   único,com  anseios, experiências e  dificuldades  diferentes. Portanto nem sempre um  método  de  ensino atinge a todos com a mesma eficácia. Para    pode    garantir    o   sucesso    do   processo   ensino-aprendizagem  o  professor deve utilizar-se dos mais  variados    mecanismos   de   ensino,    entre  eles  as   atividades   lúdicas.

 De acordo com Andriotti e Aquino :

É importante entender que brincar não constitui perda de tempo, nem é simplesmente uma forma de preencher o tempo; a criança que não tem oportunidade de brincar está excluída do convívio social integrado, pois o brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criança, já que ela se envolve efetivamente, convive socialmente e opera mentalmente. ANDRIOTTI e AQUINO ( 2006, p.2) 

O mundo infantil difere de uma maneira qualitativamente do mundo adulto, nele há fantasia, faz de conta, sonhar e o descobrir. Por meio das brincadeiras, ação mais comum da infância, que a criança terá oportunidade de se conhecer e constituir-se socialmente. Através da espontaneidade do brincar que a criança poderá explicitar as diferentes percepções concebidas dentro do seu contexto familiar e social.

2.O LÚDICO

É importante mencionar que o lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”. E a palavra brincar, segundo o dicionário Aurélio (2003), é "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com jogos infantis", ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser.

O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. Conforme Antunes (2005, p.33) “as implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo”.

Dessa forma, o lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica.

A ludicidade,também se mostra tão essencial para a saúde mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.

3.O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conforme Piaget apud Kishimoto (2000,p.32) ao manifestar a conduta lúdica, a criança demonstra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos”.

Trazer para a sala de aula brincadeiras, jogos, atividades interativas nos primeiros anos da educação infantil é algo de sumo importância no percurso dos alunos. Pois através do lúdico o aluno desenvolve suas capacidades seja elas de imaginação, abstração e aplicar ações relacionadas ao mundo real e ao fantástico.

 A proposta do lúdico é proporcionar uma aprendizagem significativa, ou seja, é juntar o conhecimento através das características do ato de  brincar e da socialização com os demais colegas. O lúdico promove um aprendizado além do conhecimento, socialização, oralidade, pensamento e a afetividade.

Assim, Goés, afirma ainda que:

(...) a atividade lúdica, o jogo, o brinquedo, a brincadeira, precisam ser melhorado, compreendidos e encontrar maior espaço para ser entendido como educação. Na medida em que os professores compreenderem toda sua capacidade potencial de contribuir no desenvolvimento infantil, grandes mudanças irão acontecer na educação e nos sujeitos que estão inseridos nesse processo. GOÉS (2008, p 37)

Com isso, compreender a importância do brincar possibilita aos professores trabalhar de maneira apropriada para cada faixa etária e nível de desenvolvimento, não interferindo o prazer que o lúdico traz para as crianças.

O educar um desafio para os professores; pois se sabe que o ato de educar apresenta algumas características que o define como um aspecto formativo e que acontece em longo prazo por meio das experiências vividas. O aspecto formal por exemplo, acontece no nível escolar, onde a herança cultural é trabalhada de forma mais sistemática. Já no aspecto informal, o educar ocorre de forma natural no ambiente familiar. É então, na escola que pretendemos destacar a forma de convivência do aluno com as outras pessoas para seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (225.3 Kb)   docx (288.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com