TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.610 Palavras (27 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Anápolis

2017

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

ANA CLAUDIA DE BESSA BORGES

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Pedagogia.

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Cidade,  diademês de ano (Fonte Arial 12)

Dedico este trabalho...


AGRADECIMENTOS


BORGES, Ana Cláudia de Bessa. O lúdico na educação infantil. 2017. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade Anhanguera, Anápolis, 2017.

RESUMO

a presente pesquisa tem como ponto de partida discutir posicionamentos teóricos em relação à interação do brincar e o educar. Apresenta a temática voltada para o lúdico na escola em uma concepção de que o professor como observador do desenvolvimento da criança. Tem como objetivo geral investigar a importância do lúdico na Educação Infantil e como se constitui a prática pedagógica na formação da criança. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica com embasamentos teóricos visando as diferentes concepções que os autores possuem em relação ao lúdico na educação infantil. Em resposta à problemática, cabe destacar a importância dos jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento da criança na primeira fase do ensino, referenciando autores consagrados e suas posições no ponto de vista de cada um.

Palavras-chave: Lúdico; Criança; Ensino-aprendizagem.



BORGES, Ana Cláudia de Bessa. O lúdico na educação infantil. 2017. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade Anhanguera, Anápolis, 2017.

.

ABSTRACT

The present research has as starting point to discuss theoretical positions in relation to the interaction of play and educate. It presents the theme focused on the playful in the school in a conception that the teacher as observer of the child's development. Its main objective is to investigate the importance of play in early childhood education and how pedagogical practice is constituted in the formation of the child. The methodology used was a bibliographical research with theoretical bases aimed at the different conceptions that the authors have in relation to the playful one in the infantile education. In response to the problem, it is important to highlight the importance of games and games in the process of development of the child in the first phase of teaching, referring to established authors and their positions from the point of view of each one.

Keywords: Playful; Child; Teaching-learning.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................13

1. CONCEITUANDO LÚDICO.........................................................................15

2. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DISCUSSÃO NECESSARIA............................................................................................................20

3. O LÚDICO ENQUANTO AUXÍLIO DA PRÁTICA DOCENTE......................25

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................30

REFERÊNCIAS...............................................................................................31



INTRODUÇÃO

Os jogos e brincadeiras têm por finalidade, proporcionar prazer e divertimento a criança, essa interação da mesma com a diversão, possibilita sua aprendizagem. A temática que permeará este trabalho é o lúdico na pré-escola.  Assim sendo, pretende-se com esta pesquisa, apresentar o quão necessário é a implantação do mesmo, nesta etapa, pois, através do lúdico o educando desenvolve o seu “eu” em todos os termos, principalmente seu psicológico.

Com essa consciência formadora, os professores terão mais direcionamento e os alunos mais facilidade no aprender e consequentemente ambos terão resultados satisfatórios.  O trabalho visa mostrar que os jogos e brincadeiras são instrumentos essenciais no dia-a-dia da classe, e precisam ser parte integrante na vida do aluno e da escola.  

A discussão destaca a possibilidade da interação, numa mesma situação do brincar com o educar. Para isso, a problemática deste artigo é qual a significância dos jogos e brincadeiras nesta etapa?

Serão discutidos os principais conceitos de ludicidade de acordo com as pesquisas fundamentadas por Vigostky (2007), Almeida (1995) dentre outros que abordam as questões sobre o lúdico e sua influência na formação inicial da criança.

As discussões serão norteadas pela importância que as brincadeiras exercem na coletivização do aprendente com os pares, e sobre a importância da orientação docente adequada para a promoção de habilidades físicas e psíquicas das crianças em processo de aprendizagem.

Diante disso, o trabalho terá enquanto metodologia a verificação literária interpretativa de caráter qualitativo em autores como Vigostki (2007), Santos (2002), Kichimoto (2009), Piaget (1974) e outros.

A justificativa deste trabalho se resume no fato de que, a ludicidade deve ser considerada, um grande instrumento que objetiva analisar a importância das atividades lúdicas, como um recurso para o progresso das potencialidades da criança, seja de maneira afetiva, criativa ou cognitiva, elencando assim diversos níveis de aprendizado, durante o seu desenvolvimento.

A brincadeira assume a importância fundamental para a estabilidade física e psíquica da criança e, como o lúdico nas escolas de educação infantil contribui com o desempenho da criança, visto que todo aprendizado que o brincar permite é fundamental para a formação da criança em todas as etapas de sua vida. E faz-se necessário considerar que o brincar é uma necessidade básica da criança porque estimula as habilidades nos processos de formação do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (250.8 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com