TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.130 Palavras (21 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 21

TÍTULO: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

A sociedade está mais consciente da importância das experiências na primeira infância, o que motiva demandas por uma educação institucional para crianças O brincar permite aprender a lidar com as emoções. Através das brincadeiras, a criança equilibra os conflitos gerados de seu mundo cultural, formando sua subjetividade, sua marca pessoal e sua individualidade. A Inserção do lúdico no ensino torna-se de fundamental importância e é uma ferramenta imprescindível à qual os profissionais devem aderir com intuito de conseguir uma produtividade por parte desses alunos recém-chegados a esse mundo. Com essa nova estratégia, tanto o educador como o aluno têm muito a ganhar, pois para a criança o aprendizado torna-se prazeroso.

Na instituição de Educação Infantil o professor é a pessoa mais experiente, ou seja, aquele que irá garantir um ambiente prazeroso, onde as crianças poderão expor as suas experiências de vida. Aonde conduzirá as brincadeiras e jogos para que a aprendizagem dos alunos seja significativa. O lúdico traz diversas áreas de trabalho ao meio da educação infantil, porém durante ao reconhecimento da importância vem à falta de preparo dos educadores ao referir à ferramenta de ensino. Os educadores da atualidade precisam utilizar-se do lúdico na educação infantil, pois ao separar o mundo adulto do infantil, e ao diferenciar o trabalho da brincadeira, com isso observa-se a importância da criança que brinca.

Brincar e jogar são fontes de lazer e de conhecimento, e possibilitam descobertas e compreensão de que o mundo está cheio de possibilidade e oportunidades para expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal. Estimula o agir e o aprender através da curiosidade que concede uma autonomia plena. A ludicidade é uma ferramenta muito importante para a formação das crianças, pois é através dela que a criança desenvolve seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo. Baseando as informações pesquisadas nos estudos de Tizuco Morchida Kishimoto, Marli Pires Santos, Levi S. Vigotsky, V.Dohme, Piaget, Negrini,Tezani, Maluf e Velasco.

Palavras chaves: Educação - Infantil. Lúdico. Educador.

ABSTRACT

Society is more aware of the importance of early childhood experiences, which motivates demands for institutional education for children Playing allows you to learn to deal with emotions. Through play, the child balances the conflicts generated from his cultural world, forming his subjectivity, his personal brand and his individuality. The insertion of playfulness in teaching becomes of fundamental importance and is an essential tool to which professionals must adhere in order to achieve productivity on the part of these students who have just arrived in this world. With this new strategy, both the educator and the student have a lot to gain, because for the child, learning becomes pleasurable.

At the Early Childhood Education institution, the teacher is the most experienced person, that is, the one who will guarantee a pleasant environment, where children will be able to expose their life experiences. Where will play and games lead so that students' learning is meaningful. The playful brings several areas of work to the early childhood education, however during the recognition of the importance comes the lack of preparation of the educators when referring to the teaching tool. Today's educators need to use playfulness in early childhood education, because by separating the adult from the children's world, and by differentiating work from play, with this the importance of the child who plays is observed.

Playing and playing are sources of leisure and knowledge, and enable discoveries and understanding that the world is full of possibilities and opportunities for expanding life with joy, emotion, pleasure and group experience. It stimulates action and learning through curiosity that grants full autonomy. Playfulness is a very important tool for the education of children, as it is through it that the child develops his knowledge, his knowledge and his understanding of the world. Basing the researched information in the studies of Tizuco Morchida Kishimoto, Marli Pires Santo, Levi S. Vigotsky, Piaget, Negrini,Tezani, Maluf and Velasco.

INTRODUÇÃO

Visando à importância do lúdico na educação que apresenta uma concepção atuante e concreta no qual desperta no aluno maior interesse para as atividades lúdicas, através de jogos e brincadeiras que proporciona melhora a psicomotricidade no processo escolar.

Essa temática do lúdico na educação infantil que com jogos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, traz a escola, como uma instituição que tem como função social desempenhar a organização da sociedade, participando e criando o processo de constituição das crianças, a escola é um ambiente de relações sociais, representando um espaço possível e privilegiado onde a brincadeira seja concretizada. No entanto, este espaço possível tem sido garantido por nossas instituições escolares? As brincadeiras, enquanto fator que contribui para a formação do sujeito tem sido estudado e pesquisado como tal pelos profissionais da área?

A finalidade aqui é conscientizar o educador de que os problemas referentes à alfabetização estão relacionados às práticas educativas (métodos de ensino). Percebe-se que os educadores da atualidade precisam utilizar-se do lúdico na educação infantil, pois ao separar o mundo adulto do infantil, e ao diferenciar o trabalho da brincadeira, com isso observa-se a importância da criança que brinca. Os efeitos do brincar começam a ser investigados pelos pesquisadores que consideram a ação lúdica como metacomunicação, ou seja, a possibilidade de a criança compreender o pensamento e a linguagem do outro. Marli Pires Santos desenvolve a visão que o educador necessita se adequar para que possa contribuir positivamente na educação. Portanto, o brincar implica em uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno. Brincar e jogar são fontes de lazer e de conhecimento, e possibilitam descobertas e compreensão de que o mundo está cheio de possibilidade e oportunidades para expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal. Estimula o agir e o aprender através da curiosidade que concede uma autonomia plena.

Refletindo a importância da ludicidade na prática pedagógica como facilitador do ensino, aprendizagem do aluno na alfabetização. Identificando e analisando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com