TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NA PEDAGOGIA

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.879 Palavras (16 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

O LÙDICO

CURITIBA/PR

2017

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

EDLAINE DONIZETE BARBOSA DE OLIVEIRA

O LÙDICO

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Pós-Graduação de Arte, Educação e Terapia, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

CURITIBA/PR

2017

RESUMO

O presente trabalho tem o intuito de contribuir para reflexão e conscientização da sociedade a respeito da importância do lúdico na Educação e ressaltar a importância de deixar as crianças brincarem de forma espontânea e compreender melhor o que ela nos dizem com o seu brincar, observando-as e percebendo suas necessidades, interesses e potenciais, refletir a respeito do momento, da qualidade e do tipo de intervenção que se deve fazer quando necessário, dando voz às crianças; conhecer as singularidades delas a fim de adequar propostas que as incluam e as reconheçam em suas diferenças individuais e culturais, estimulando a integração nos grupos e promovendo a valorização da riqueza multicultural de nosso país. O lúdico tem principalmente a função de oportunizar a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo. O resgate e a prática do brincar estão entre as prioridades e objetivos das instituições de Educação Infantil, creches, centros culturais, clubes, ONGs, espaços lúdicos e brinquedoteca, pesquisas e cursos produzidos nas ultimas três décadas são uma evidencia da importância que a área adquirida e do reconhecimento que esse patrimônio lúdico tem ganhado, pois a importância do brincar chegou a lei, com firme proposito de instrumentalizar os educadores que acompanham o cotidiano das crianças. Isso se evidencia não só no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, mas também em outros documentos oficiais.

As atividades lúdicas podem ser um excelente recurso no processo de aprendizagem, pois não há aprendizado sem atividade intelectual e sem prazer. As crianças se deliciam com as brincadeiras tradicionais, podendo incrementar com modernos e cativantes jogos e brinquedos, Oferecer possibilidades e garantir o espaço brincar na vida das crianças constituindo um importante avanço na história do brincar.

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de contribuir para reflexão e conscientização da sociedade a respeito da importância do lúdico na Educação, na vida das nossas crianças e no processo ensino-aprendizagem. Onde, o lúdico tem principalmente a função de oportunizar a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo. As crianças ficam muito expostas à influencia da mídia, que acaba incentivando o consumo e preenchendo o vazio deixado pela ausência cotidiana dos pais. Os brinquedos tem se tornado o principal apelo na vida das crianças, já quer as brincadeiras na rua ou em outros espaços são tão raros. Os brinquedos acabam se tornando o carro chefe nas brincadeiras, mas não por isso são menos válidos, já que por meio deles as crianças expressam mensagem, valores e emoções.

As brincadeiras e jogos vêm mudando desde o começo do século XX até os dias atuais, nos diferentes países e contextos sociais. Mas o prazer de brincar não muda, ele tem uma força importante que atravessam fronteiras, porque diz respeito ao resgate da linguagem, da essência dos seres humanos e da possibilidade de expressarem e serem reconhecidos em suas singularidades, aprendem do mundo à sua volta, se inserirem nos diversos grupos e descobrirem suas identidades multiculturais.

São nestas atividades que a criança adquire funções cognitivas interligadas como afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras que podem desenvolver-se espontaneamente, ou serem reforçadas através da ajuda de um mediador, que poderá intervir em situações necessárias auxiliando a criança.

As crianças são seres integrais, embora não seja dessa forma que elas tem sido consideradas na maior parte das escolas, uma vez que as atividades propostas são estruturadas de modo compartimentado: há uma hora determinada para trabalhar a coordenação motora, outra para expressão plástica, outra para o corpo, outra para desenvolver o raciocínio, outra para a linguagem, outra para brincar sob a orientação do educador, outra para a brincadeira não direcionada e assim por diante. Essa segmentação não vai ao encontro da formação da personalidade integral das crianças nem de suas necessidades. Os indivíduos precisam construir sua própria personalidade e inteligência. Tanto o conhecimento quanto o senso moral são elaborados pelas crianças em interação com o meio físico e social, passando por um processo de desenvolvimento. A educação deveria ser a de propiciar a todas as crianças um desenvolvimento integral e dinâmico, os conteúdos devem corresponder aos conhecimentos gerais da criança, sues interesses e necessidades, além de desafiar sua inteligência, para formar cidadãos sensíveis, criativo, inventivos e descobridores, capazes de criticar e distinguir entre o que esta provado e o que não está, deveria ser o principal objetivo da educação.

A aprendizagem depende em grande parte da motivação: as necessidades e interesses das crianças são mais importantes que qualquer outra razão para que elas dediquem a uma atividade. Ser esperta, independente, curiosa, ter iniciativa e confiança em sua capacidade de construir uma ideia própria sobre as coisas, assim como expressar seu pensamento e sentimentos com convicção, são características inerentes à personalidade integral das crianças.

2 - O LÚDICO NA EDUCAÇÃO


2.1 - CONCEITO DE LÚDICO  

O lúdico está conquistando o espaço, principalmente, na Educação Infantil. O Professor pode permitir a entrada deste no espaço escolar, assim permitirá que a criança através dos brinquedos e dos jogos construa o seu próprio conhecimento, favorecendo a saúde mental, social e cultural. De modo que a definição do lúdico deixou de ser o simples sinônimo de jogo. O mesmo é uma das necessidades básicas da personalidade, do corpo e da mente. Os jogos caracterizam a própria cultura e a educação, representando à sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com