TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico Como Agente Socializador Na Educação Infantil

Por:   •  9/1/2024  •  Artigo  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 4

drica cogo [mailto:cogo_drica@hotmail.com]
Enviada em: terça-feira, 22 de janeiro de 2013 16:00
Para: magali.galdino@unar.edu.br
Assunto: pré projeto do tcc

acima, os dados do e-mail para vc já saber os dados da aluna e a tutora.

CENTRO UNIVERSITARIO DE ARARAS DR. EDMUNDO UILSON

CURSO: PEDAGOGIA

ACADEMICA: ADRIANA MAIA DE OLIVEIRA   RA: 00020507- 0

PROJETO PARA ELABORAÇÃO DO TCC.

DELIMITAÇÃO DO TEMA:

O LÚDICO COMO AGENTE SOCIALIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1. INTRODUÇÃO

2. PROBLEMAS E HIPÓTESES:

A questão de pesquisa que eu pretendo investigar neste trabalho é: qual a relação entre a participação em atividades lúdicas e a socialização infantil? De que forma estas atividades podem contribuir para uma melhor preparação do aluno que ingressará no ensino fundamental?

Tentando investigar a relação entre a prática de atividades e a socialização que passara para o ensino fundamental supõe-se que devido o fato dos professores da educação infantil, ainda, trabalharem sem ter um olhar sensível e amplo sobre o brincar, as crianças chegam, ao ensino fundamental sem ter completado as fases de desenvolvimento. (essa afirmação está equivocada). Por se tratar de uma escola do campo, onde as possibilidades de trabalhar o lúdico são muito escassa e a formação dos professores ainda esta muito presa as formalidades antigas, chegando assim no ensino fundamental sem uma base formada, pois na educação infantil não teve o Lúdico Pedagógico como base de uma formação completa,encontrando muitas dificuldades tanto em socialização como na parte psicomotor. Por meio de diálogos com professores do Ensino Fundamental, que trabalham com alunos de primeiro e segundo ano, pode-se, sem dúvida,perceber as queixas de que os alunos não chegam com o devido alicerce para a fase da alfabetização,o que dificulta todo o processo pedagógico e os mantêm mal preparados para todos os anos escolares,talvez seja,porque a brincadeira não tem uma intencionalidade pedagógica no desenvolvimento do lúdico, com uma dimensão socializadora, que facilite o processo ensino-aprendizagem da coexistência e possibilite o respeito a uma vida coletiva,que impõe regras a serem seguidas ajudando, assim, na formação de pessoas, capazes de melhorar a sociedade em que vivemos.

3. JUSTIFICATIVA:

Este trabalho tem a intenção de investigar como é a prática docente na educação infantil e como o lúdico contribui preparando a criança para o ensino fundamental, sendo que o professor desse nível espera receber um aluno que aceite com naturalidade a disciplina imposta pela delimitação de espaço e os horários mais rigorosos dessa modalidade de ensino.

Para Pereira, os professores ao controlar o espaço e tempo estabelecem como o aluno deve sentar; como deve ficar quieto; ouvir e ficar em ordem na fila para ir a qualquer evento realizado.

Este trabalho se justifica, pois, de acordo com os professores os alunos chegam mal preparados para o ensino fundamental, pois, muitas vezes não conseguem ficar sentados durantes às quatro horas exigidas pela escola, permanecendo inquietos e desatentos, o que dificulta o aprendizado nos primeiros anos do ensino fundamental.

Fica evidente a relevância desse trabalho já que se observa: a literatura sobre o tema ainda não é suficiente para responder a questão proposta.

4. OBJETIVOS:     

 A presente pesquisa tem a intenção de analisar o trabalho feito com crianças na educação infantil, para então compreender as razões pelas quais, estas chegam ao ensino fundamental, imaturas e mal preparadas, dificultando, assim, o trabalho de ensino/aprendizagem que lhes é imposto pelas exigências da alfabetização precoce, ou seja, já aos seis anos de idade. Fica claro em minha pesquisa que busquei encontrar outras propostas para a educação infantil, que venham dar conta desta problemática que hora se faz bastante oportuna, pois as crianças que chegam, agora, ao primeiro ano do ensino fundamental, ainda, estão em franco desenvolvimento físico, psicomotor e intelectual.

  1. METODOLOGIA

   

  A presente pesquisa se caracteriza, por meio de coleta de dados e observação, que completarão este estudo, na qual irei observar o trabalho diário desenvolvido com as crianças, para perceber se é lúdico e se contribui para prepará-las para o ensino fundamental, considerando a proposta pedagógica dos autores estudados.  Esta será realizada durante um mês, na Escola municipal Franklin Roosevelt Educação Infantil e Fundamental que se localiza na Rua Guaira s/n na cidade de Guaiporã Paraná, uma escola de comunidade rural.

  1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:

Tarefas/ Ano: 2013            

Mar.

Abri.

Mai.

Jun.

Jul.

Ago.

Elaboração do projeto de pesquisa

  X

Levantamento bibliográfico

 

X

X

X

Esclarecimento do projeto/acertos/refinamento dos instrumentos de coleta

X

X

Observação a campo/ aplicação das entrevistas

X

Organização e analise dos dados coletados

X

X

Conclusão e redação do relatório final

X

Correções  finais

X

Entrega da versão do relatório final

X

  1. REFERÊNCIAIS

 A princípio estarei buscando livros de autores consagrados como Piaget, Vygotsky, Wallom e Aranha que darão subsídios para aumentar os conhecimentos sobre o lúdico e contribuir para a solução do problema encontrado. Consultarei  artigos de fontes fidedignas como: site Scielo, avisá-la e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (718.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com