TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico Na Educação Infantil

Por:   •  14/6/2023  •  Artigo  •  3.921 Palavras (16 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 16

                     O LÚDICO NA EDUCAÇÃO: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO NA APRENDIZAGEM

Claudenice de Souza Vasconcelos[1]

               

RESUMO

Este estudo investigou a importância do brincar na educação infantil, cuja investigação foi possível constatar que a brincadeira é importante para o desenvolvimento infantil, através das brincadeiras teve-se a observação alguns problemas de socialização, atenção, coordenação motora apresentadas por algumas crianças .O lúdico como processo educativo demostra que é possível trabalhar a ludicidade sem sair do processo educativo ,as atividades lúdicas são indispensáveis para estimular a percepção ,a imaginação a fantasia e os sentimentos. Por meio das atividades que envolva o lúdico a criança se comunica com sigo mesma e com os outras, descobre o mundo de uma forma diferente e melhora as relações pessoais desenvolve-se integralmente. As brincadeiras, os jogos lúdicos não têm que ser feitos aleatoriamente mais sim com o propósito de educar e preparar para possíveis desafios que possam surgir no decorrer de sua vida, o professor tem que está estimulando os docentes para que eles tenham rendimentos satisfatórios. O lúdico escolar precisa ser trabalhado para nunca perder a sua essência priorizando a educação como forma de transformação de conhecimento garantindo ao educando descobrir seu potencial através do ato de brincar.

Palavras-chave: Lúdico , criança, brincar.

ABSTRACT

This study investigated the importance of playing in children's education, whose investigation it was possible to verify that the play is important for the development of children, through the games had to observe some problems of socialization, attention and motor coordination presented by some children. The playful as an educational process shows that it is possible to work playfulness without leaving the educational process; play activities are indispensable to stimulate perception, imagination and fantasy feelings. Through the activities that involve the playful the child communicates with himself and with others, discovers the world in a different way and improves personal relationships develops integrally. Play, play games do not have to be done randomly but rather for the purpose of educating and preparing for possible challenges that may arise in the course of your life, the teacher has that is stimulating teachers to have satisfactory incomes. The playful school needs to be worked to never lose its essence prioritizing education as a way of transforming knowledge ensuring the learner discover their potential through the act of playing.


Keywords: Playful, child, play.

1 INTRODUÇÃO

           Este artigo tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das crianças através dos jogos e brincadeiras, e mostrar que quando trabalhamos o lúdico na educação temos maior rendimento no aprendizado, toda criança aprende a brincar desde pequena com a mediação de um adulto ela vai desenvolvendo outras habilidades que propiciarão um equilíbrio maior em sua vida.

           Observa-se que crianças que brincam aprendem mais que as que não tem o hábito de brincar, é comum vermos crianças com problemas de socialização quando não são trabalhadas desde pequenas, são retraídas tem vergonha de participar das atividades que envolve brincadeiras. É muito importante quando o professor começar a buscar outros meios de ensinar dando lugar a coisas novas priorizando a educação de qualidade e com resultados em imediato.

           Através das brincadeiras as crianças são estimuladas a realizarem as atividades com entusiasmo, quando envolve o lúdico tende de ser prazerosa, é divertido aprender brincando, é algo extraordinário, o brincar é uma prática que tem que ser introduzida na educação das crianças, as atividades lúdicas têm que fazer parte do cotidiano escolar, deixar de lado o tradicionalismo e abrir novos caminhos para a prática educacional.  

          Deste modo procurou-se estabelecer uma dinâmica interativa entre docente e discente para melhoria no aprendizado, estabelecendo critérios que irão fazer parte do aprendizado das crianças no âmbito escolar, procurando colocar em prática o lúdico na educação de nossas crianças. Nesse artigo será elaborado estratégias na educação através do lúdico implantar essa modalidade de ensino que vem dando certo no trabalho educacional.

         Trabalhar a ludicidade na sala de aula tem dado muito resultado conseguir fazer com que a criança desenvolva seu potencial através de brincadeiras, nas brincadeiras é possível percebermos algumas atitudes das crianças observando o comportamento como se porta com determinadas situações é possível percebermos que tipo de pessoa essa criança é em casa como se comporta em uma atividade que envolva competições, se ela tem uma boa interação com outras crianças. Acredito que por meio das brincadeiras as crianças satisfazem em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares, na busca dessa interação social entre professor e aluno que nos leva a um mundo completamente diferente da nossa realidade onde as brincadeiras são capazes de nos motivar.

2 JOGOS, ENSINO E APRENDIZAGEM

          Os jogos têm um papel fundamental no processo de aprendizagem das crianças porque através dessa ferramenta os educadores podem desenvolver as habilidades dos seus educandos dentro de sua faixa etária de idade. Segundo Piaget (1978): O jogo é sinônimo de construção de conhecimento, principalmente nos períodos sensório motor e pré-operatório.

          As crianças vão se adaptando as brincadeiras no decorrer do seu desenvolvimento, os jogos ganham significados para a criança quando ela começa a agir a partir das manipulações de matérias variados desenvolvendo a noção de causalidade, chegando a representação e finalmente a lógica.

          Através dos jogos e brincadeiras as crianças vão criando sua personalidade, desenvolvendo sua autonomia, a criatividade, locomoção e tantas outras áreas, é importante que as crianças se sintam livres para descobrir o novo, o contato direto com a natureza a mesma aprendera brincando, construindo sempre respeito para suas limitações para toda vida.

 

  1. O Lúdico como processo de aprendizagem

          Sabemos que quando trabalhamos o lúdico com as crianças elas vão se desenvolvendo muito mais do que se formos usar o método tradicional, as atividades que envolve brincadeiras proporciona conhecimentos, as mesmas tendem a demostrar maior desempenho em sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com