TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico Na Educação Infantil: Estudo Sobre A Teoria Montessoriana

Por:   •  17/9/2023  •  Monografia  •  5.222 Palavras (21 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 21

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE A TEORIA MONTESSORIANA

Ana Paula Canazza

Giane de Oliveira Antero

Anderson Bençal Indalécio

RESUMO

O presente artigo visa a discutir a perspectiva do lúdico na Educação Infantil a partir de estudos sobre a teoria de Maria Montessori. O objetivo central da pesquisa é levantar subsídios teóricos para compreensão dos contributos do método montessoriano e, respectivamente, do lúdico para o desenvolvimento infantil. Para isso, foram analisados os trabalhos realizados por Montessori nas Casas Dei Bambini e descritos em suas obras. A partir da revisão de literatura, pôde-se observar que, na execução de determinados exercícios pelas crianças, foi possível observar os resultados de uma forma complexa, apresentando qualidades e capacidades de desenvolver coordenação e concentração. A criança se conecta aos comandos do adulto, nos quais ela pode encontrar os meios necessários ao desenvolvimento das próprias funções. Cabe, nesse sentido, ao adulto, criar um ambiente onde ela possa crescer e guiá-la por estímulos adequados ao aprendizado. Acerca desse cenário, a ludicidade como meio para realização das atividades promove o desenvolvimento da liberdade, sentidos e da autonomia da criança, logo deixando-a seguir o seu próprio ritmo. Neste contexto, o lúdico se torna elemento de fundamental importância para o desenvolvimento infantil e deve estar presente no cotidiano nas instituições de Educação Infantil. Quando aplicadas de forma adequada, as atividades lúdicas fortificam a evolução dos cinco sentidos, dos quais o organismo é estimulado e desenvolve o conhecimento sobre o mundo. O resultado das mediações de práticas educativas a partir do lúdico favorecem a independência e a criatividade das crianças durante o processo de crescimento. A partir das análises das obras selecionadas, foi constatado que a relação criança/adulto e criança/ambiente reflete no ensino e aprendizagem de forma consequente e como essa relação transforma o seu ser futuro, e as práticas educativas em nível de Educação Infantil devem considerar atividades planejadas a partir da ludicidade.

Palavras-chave: Lúdico; Criança; Maria Montessori; 

Abstract

This article intends to discuss the perspective of playfulness in Early Childhood Education from studies on Maria Montessori's theory. The main objective of the research is to raise theoretical subsidies for understanding the contributions of the Montessori method and, respectively, the playful one for child development. For this, the works carried out by Montessori at Casas Dei Bambini and described in her works were analyzed. From the literature review, in the execution of certain exercises by the children, it was possible to observe the results in a complex way, presenting qualities and capacities to develop coordination and concentration. The child gets connected to the adult's commands, in which can find the necessary means for the development of his own functions. In this sense, it is up to the adult to create an environment where children can grow and guide them through appropriate motivation for learning. On this scenario, playfulness as a mean to carry out activities promotes the development of freedom, senses and autonomy of the children, letting them follow their own rhythm. In this context, playfulness becomes an element of fundamental importance for child development and must be present in everyday life in Early Childhood Education institutions. When properly applied, recreational activities strengthen the evolution of the five senses, from which the organism is stimulated and develops knowledge about the world. The result of the mediation of educational practices based on playfulness favors children's independence and creativity during the growth process. From the analysis of the selected works, it was found that the relationship between children/adult and children/environment reflects in teaching and learning in a consequent way, how this relationship transforms their future being, and educational practices at the level of Early Childhood Education that should consider planned activities based on playfulness.

Keywords: Playfulness; Kid; Maria Montessori;

Introdução

Jogos e brincadeiras, nos dias de hoje, estão sempre presentes na educação infantil, porém, às vezes é visto como um lazer, sem qualquer utilidade de aprendizagem, o que não condiz com a realidade. Este trabalho mostrará que o lúdico vai muito além do brincar, ele faz parte do desenvolvimento da criança e é necessário em todas as fases da vida humana.

Este trabalho tem como foco, responder a seguinte problematização “Qual a importância do lúdico na educação infantil?” e para isso foi estudado o método Montessoriano que consiste na promoção da autonomia e da liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

O estudo desse método tem o objetivo de buscar conhecimento na aplicação de métodos lúdicos que ajudem a compreender os processos de desenvolvimento da criança e na formação adulta, respeitando o tempo que ela tem e o ambiente que ela habita.

Outro objetivo deste artigo é mostrar para outros profissionais da área da pedagogia e aos próprios pais interessados no assunto, a importância e capacidade que este método possui de desenvolver a criança de forma natural, estimulante e saudável. Podendo ser trabalhado tanto em sala de aula quanto em casa, de maneira simples e fácil.

Com bases nos estudos feitos, pode-se resumidamente explicar o Método Montessoriano como um meio de se livrar dos “preconceitos da educação”, os quais se caracterizam pelo preconceito do adulto em relação à criança, na incompreensão e nos obstáculos criados na educação, pelo egoísmo e orgulho dos adultos. Nesse Método, aquilo que é mais importante é a criança em si, assim como o estudo de sua natureza e a proclamação de seus direitos, ajudando o desenvolvimento da vida da criança, de forma integral e profunda.

Montessori acredita que o homem começa criança e se torna adulto sem uma ruptura de suas personalidades, ou seja, para ela, não são os adultos que “constroem as crianças”, mas sim as crianças fazem os adultos ao se desenvolverem e crescerem.

O Método Montessoriano não existe apenas para ensinar a criança, também é utilizado para estuda-los através da psicopedagogia, pois crê-se que a criança é um ser humano integral, sendo assim, para entender a formação do homem é necessário entender, através da observação e da psicologia desde os primeiros anos, aquele que o formou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (279.5 Kb)   docx (336.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com