TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico como Instrumento Didático

Por:   •  1/12/2017  •  Artigo  •  3.734 Palavras (15 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 15

INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS - FACEL[pic 1]

Artigo Científico

ÁGUA BOA - MT

2017

ELISÂNGELA SAMIRA DE LIMA FERNANDES

ARTIGO CIENTÍFICO

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO

 

  Artigo Científico - Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto IPEMIG/FACEL, como requisito para obtenção do título de especialista em  Alfabetização e Letramento.

 

ÁGUA BOA - MT

2017

FERNANDES, Elisângela Samira de Lima. O Lúdico como Instrumento Didático. Artigo Científico. Água Boa/MT: IPEMIG/ FACEL, 2017. Especialização em Alfabetização

RESUMO

A infância é a idade das brincadeiras. Acreditamos que por meio delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares, sendo um meio privilegiado de inserção na realidade, pois expressa a maneira como a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói  e  reconstrói  o  mundo.  Destacamos o lúdico como uma das maneiras mais eficazes de envolver o aluno nas atividades, pois a brincadeira é algo inerente na criança, é sua forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo que a cerca. Diante do exposto a instituição educacional tem a função importante no processo de ensino e de aprendizagem da criança. O brincar é uma forma de expressão, de comunicação que os seres humanos possuem desde o nascimento. É uma atividade humana social com contexto cultural, em que o homem utiliza a imaginação e a fantasia para interagir com a realidade que o cerca para a produção de novas possibilidades. A ludicidade está inserida no contexto do patrimônio lúdico-cultural, traduzindo valores, costumes, formas de pensamento e, consequentemente, favorecem a busca e aquisição de saberes diverso.

Palavra Chave: Lúdico, Educação Infantil e Aprendizagem.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................5/6
  2.  DESENVOLVIMENTO....................................................................................7

2.1-Concepções de alguns estudiosos sobre o lúdico.............................................7  

2.2-Caracterização do Lúdico dentro da visão histórica brasileira.............................7/8

2.3-O lúdico como Recurso Pedagógico.................................................................8/9/10

2.4         O Lúdico na Formação do Professor.................................................................11/12

3.0- PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO

3.1- Tema e linha de pesquisa...................................................................................13

3.2-Justificativa........................................................................................................13

3.3-Problematização..............................................................................................13

4.0-AVALIAÇÃO....................................................................................................14

5.0-CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................15

6.0-REFERÊNCIAS...............................................................................................16.

  1.  INTRODUÇÃO

        

        A linha escolhida foi a Docência na Educação Infantil, compreendendo que nessa fase de aprendizado exige do professor além de experiência, também reflexões sobre o que trabalhar como trabalhar e pra que trabalhar com as crianças dessa faixa etária.

        Somos sabedores que desde o nascimento as crianças estão sempre aprendendo e expondo afetividade e atenção, com isto, se relacionam com segurança e vão gradativamente adquirindo conhecimentos através da vivencia.  Viver em ludicidade é ter curiosidade para conhecer o mundo ao seu redor e ser um ser atuante nesse mundo.

        A ação de brincar tem sua importância no aprendizado da criança, o ato do brincar é onde a criança aprende brincando, criando ela mesma uma atividade, onde para os adultos parece não ter muito significado, mas para criança tem um valor mais que especial. Partindo do principio que muitos professores ainda não compreendem tal importância dessa estratégia de ensino e, tradicionalmente se sintam certo desconforto ao tentar entrar na área do brincar infantil é que justifica o desenvolvimento desenvolver esse estudo, para que sirva de subsidio para nós educadores nos ampararmos nessa reflexão e ousarmos a aplicar o lúdico em sala de aula com maior segurança.

        Na minha compreensão não estamos livres de aprender brincando, depois que tive a oportunidade de ter acesso a algumas obras de pesquisadores sobre aprender brincando e perceber que tanto na nossa formação como educador, tanto no desempenho do papel docente, pouco ou quase nada se trabalha a teoria e a pratica de como utilizar o lúdico como instrumento pedagógico. Se é uma forma como nós humanos aprendemos e adquirimos saberes sobre as coisas, tanto ao nosso redor como em qualquer lugar  porque não se trabalha como deve ser? Porque existem poucas pesquisas e descobertas a respeito de ensinar ludicamente? Porque muitos professores utilizam o brincar em sala de aula sem fins pedagógicos, e sim, meramente com vistas na diversão?

        O presente estudo tem como objetivo compreender como a utilização do lúdico na prática de ensino como instrumento didático na educação infantil ajuda no desenvolvimento da aprendizagem

         Levando em consideração a linha de pesquisa escolhida, que é a Docência na Educação Infantil, achei por bem realizar revisão bibliográfica sobre os seguintes conteúdos escolhidos, tais como: Concepções de alguns estudiosos sobre o lúdico; Concepções de alguns estudiosos sobre o lúdico; Caracterização do Lúdico dentro da visão histórica brasileira, O lúdico como Recurso Pedagógico e a Formação; O Lúdico na Formação do Professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com