TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico e Musicalização na Educação Infantil

Por:   •  18/5/2023  •  Resenha  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DA ATIVIDADE - UNIDOTECA

 

Instituição: UNIASSELVI

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Lúdico e Musicalização na Educação Infantil. Data: 10/05/23.

 

        O trabalho com a musicalização e ritmo é de grande importância para a formação das crianças, pois permite despertar o lado lúdico e criativo das crianças, além de contribuir para o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais e motoras. Além de estimular a criatividade e a imaginação, a prática musical pode aperfeiçoar habilidades como a socialização, a alfabetização, a inteligência, a expressão verbal e não verbal, a coordenação motora, a percepção sonora e espacial, e até mesmo o pensamento matemático. Por essas razões, é fundamental incentivar a musicalização e o ritmo na infância, a fim de proporcionar um desenvolvimento pleno e saudável das crianças.

        Dando continuidades ao trabalho de musicalização e ritmo com as crianças, será desenvolvida uma brincadeira na brinquedoteca. Nessa brincadeira, serão expostas em uma mesa 6 folhas A4 com determinadas sequências rítmicas, como na foto a seguir:[pic 1]

        

        A cada rodada duas crianças terão que reproduzir a sequência com as palmas da mão sobre a mesa:

[pic 2]

        Além de ser uma atividade lúdica e divertida, a brincadeira tem como objetivo estimular a percepção sonora e rítmica das crianças, além de promover a socialização e a coordenação motora. É uma forma criativa e eficaz de desenvolver noções de ritmo e musicalização em um ambiente lúdico e descontraído.

        Por fim, se inicia a brincadeira, as crianças serão convidadas a bater na mesa ao som de uma canção que acompanha os ritmos que serão trabalhados na sequência exposta nas folhas A4:

[pic 3]

        

        

        

        Essa atividade é uma forma divertida de recompensar a percepção sonora e rítmica das crianças, além de criar um clima de descontração e animação para uma brincadeira que está por vir. Ao unir o elemento musical com a atividade lúdica, a brincadeira torna-se ainda mais envolvente e atrativa para as crianças, estimulando ainda mais a musicalização e a percepção rítmica.        

        O presente trabalho teve como objetivo analisar os efeitos da aplicação da metodologia de ensino de musicalização e ludicidade. Os métodos foram implantados em uma propriedade privada, com a participação de duas crianças com idades entre 5 e 8 anos. O material utilizado consistiu em 6 folhas A4 com círculos impressos, 3 folhas com dois círculos e outra com três círculos.

        Os resultados do estudo indicaram que, inicialmente, as crianças enfrentaram dificuldades na coordenação motora e em acompanhar o ritmo da música, juntamente com a sequência dos ritmos apresentados na folha. No entanto, ao longo do tempo e com a prática regular, foi observada uma melhoria significativa nessas habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (160 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com