TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico e a Educação Infantil

Por:   •  25/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 11

LUZIA ILENILDA ALEXANDRE DA SILVA

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O Lúdico e a Educação Infantil

Braz Cubas

Mogi das Cruzes

2019

LUZIA ILENILDA ALEXANDRE DA SILVA

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O Lúdico e a Educação Infantil

Trabalho de Conclusão do curso de Pedagogia

Sob orientação da Profª Drª. Denise Almeida.

Braz Cubas

Mogi das Cruzes

2019

SUMARIO

INTRODUÇÃO        4

1 – JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL        4

2- LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL        4

3- A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA.        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        4

BIBLIOGRAFIA        4


INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com uma visão sobre vários aspectos que compõe a utilização de propostas pedagógicas e eficiente em lúdico, que proporcionará ao leitor a construção de sua própria visão sobre os temas, à luz do conhecimento de teóricos altamente capacitados para elucidar todas as especificidades do assunto.

A aplicação do lúdico na educação de ensino básico fazem-se refletir sobre o contexto das áreas, metodologias e ações importantes nesta fase a educação do ser humano é essencial e os professores devem utilizá-lo amplamente em sua prática docente, inúmeras interações são proporcionadas na concepção de valores e modo de interagir com a vida e com as pessoas.

Portanto a criança deve ter oportunidade de agir livremente  enquanto praticar as atividades lúdicas e neste momento o professor tem a chance de observação ações e interações.

O presente trabalho fará uma breve analise de três livros; Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil; Lúdicidade na Educação Infantil; e Lúdicidade na Educação Infantil: Uma Atitude Pedagógica, a partir da leitura dessas obras, novas considerações a respeito.

1 – JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O livro “Jogos e Brincadeiras na Educação infantil” escrito pelas autoras, Maria Aparecida Córea-Sabine e Regina ferreira de Lucena, a obra refere-se aos jogos e brincadeira no processo de aprendizagem da criança, é uma etapa fundamental no desenvolvimento de habilidades e conceito.

As atividades lúdicas, citada pelas autoras, fazem parte da vida cotidiana das crianças, cita também jogos e brincadeiras que é de grande importância no conhecimento tanto na leitura como na ortografia; cálculos e aptidões físicas e cognitivas, favorecendo a ligação de pensamento e realidade.

A obra é dividida em quatro capítulos, no primeiro capítulo que têm como subtítulo “Desenvolvimento e aprendizagem em situação escolar”, as autoras exploram o desenvolvimento e a aprendizagem expondo que a interface entre os dois processos não acontece de modo linear. Declaram que o  aprendizado pode ser estimulado como a aquisição de habilidades, praxes e preferências, ou seja, a aquisição de padrões e desempenhos aos desafios como resposta. Afirmam que o aprendizado e desenvolvimento cognitivo estão relacionados, e que o aprendizado satisfatoriamente organizado resulta em desenvolvimento cognitivo e coloca em movimento diversos processos. Desta forma, de acordo com as autoras a aprendizagem é um aspecto indispensável e universal na evolução humana.

O segundo capítulo tem como subtítulo “Jogos e brincadeiras e o desenvolvimento da criança”, são mostradas teorias que argumentam o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil, expondo a importância das atividades lúdicas para as crianças, principalmente as  que estão na idade pré-escolar, de acordo com as autoras jogos e brincadeiras nas práticas pedagógicas na educação infantil apresenta como principais funções, estimular a atenção; o estimular  o avanço do jogo; promove incansáveis repetições pela criança. Com isso, são essenciais para que a criança aprenda varias coisas que serão interiorizadas e convertidas em conceitos, além de satisfazer o prazer e desejos e interesses.

O terceiro capítulo apresenta como subtítulo “Jogos e brincadeiras na situação escolar”, A abordagem apresentada neste capitulo, evidencia por meio de atividades lúdicas, sejam elas elaboradas como jogos e brincadeiras auxiliam na alfabetização de modo efetivo que proporciona o entendimento da matemática.

As autoras apontam que é essencial para o desenvolvimento educacional brincadeiras que gratifiquem os sentidos, para que assim  o trabalho seja em torno de favorecer domínio e habilidades que estimula a imaginação, favorecendo a cooperação e compreensão de regras e limites.

Segundo elas na situação escolar o professor deve ter uma boa base teórica para iniciar sua prática docente, desta forma é importante que o professor compreenda atividades e brincadeiras que as crianças criam e estabelecem a partir daquilo que conhecem sobre o mundo, Portanto para que  as praticas escolares possam atender as crianças conforme suas potencialidades, oferecendo recursos nos aspectos de crescimento intelectual, social e moral.

No quarto capítulo, tem como subtítulo “Descrição das Atividades”, apresenta a integração de atividades dentro e fora de sala de aula, abrangendo aspectos e conceitos, noções para serem trabalhadas com as crianças que regularmente fazem o uso na pré-escola, elas ressaltam a evolução motora, a atenção, memória, noções básicas e percepção espacial como; cores; formas geométricas; ritmo; lateralidade; especificação e associação de parentescos, entre outras visões. Relatado de forma precisa, as atividades enumeradas neste  livro  de forma simples consegue ser empregadas pelos professores da educação infantil dentro do âmbito escolar, sendo capaz de ser adaptadas se necessário.

De maneira geral, o livro confirma que a infância é a idade das brincadeiras, através delas, grande parte de seus desejos, criatividades e imaginação são atendidas e até mesmo interesses particulares. Defende-se que o desenvolvimento e aprendizagem propiciam a criança liberação de energia, a ampliação de criatividade, fortifica a civilidade e incentiva o livre conhecimento e desenvolvimento individual de aluno para aluno.

2- LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Segundo livro; ‘’ Ludicidade na Educação Infantil ‘’ da autora Maria Caroline Duprat, divididos em quatro capítulos aborda o lúdico, a sua importância no processo de aprendizagem e como instrumento paliativo no processo pedagógico e como os jogos e brincadeiras movem na criança sentimento e emoções no desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com