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O Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  606 Visualizações

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SUMÁRIO

1. TEMA 4

2. JUSTIFICATIVA 4

3. SITUAÇÃO-PROBLEMA 4

4. PÚBLICO-ALVO 5

5. OBJETIVOS 5

6. EMBASAMENTO TEÓRICO 5

7. PERCURSO METODOLÓGICO 6

8. RECURSOS 7

9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 7

9.1 Desenvolvimento da aula 8

9.2 Atividades para criança 8

10. AVALIAÇÃO 8

11. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 9

1. TEMA

O Lúdico na Educação Infantil – O Tato.

2. JUSTIFICATIVA

Por intermédio do jogo e da atividade lúdica, as crianças geram opiniões, destacam ideias, criam relações, determinam essas relações lógicas, crescem, desenvolvem-se e socializam-se. Jean Piaget (apud ANTUNES, 2005, p.25) retrata que “os jogos não são apenas uma forma de entretenimento para gastar a energia das crianças, mas meios que enriquecem o desenvolvimento”.

Dado a importância do lúdico no processo educativo, justifica-se a escolha do tema para esse projeto. Vale ressaltar que é por meio da interatividade que o lúdico fundamenta, como uma forma de entreter e despertar na criança a imaginação, a criatividade, e, contudo, com a utilização do sentido do tato, a ação e o contato, e progressivamente, o ganho de habilidade, agilidade e equilíbrio.

Além de promover o envolvimento, maior interação entre as crianças e até com os adultos, a criança aprende, desenvolve e divide o entendimento por meio do contato, se expressando por um abraço ou por um simples afago.

3. SITUAÇÃO-PROBLEMA

A negatividade e a não aceitação da proposta da socialização, por meio das interatividades, o abraço, o afeto, o compartilhar dos brinquedos, materiais e recursos oferecidos, além da integração entre os educandos podem se tornar um fator problema no exercício dessa metodologia.

As crianças quando iniciam o processo educacional levam um tempo para adaptar-se ao ambiente externo do seu convívio, seja do lar e/ou a distância familiar, pois estão mais vulneráveis ao processo. Por meio do desenvolvimento e, ao passar do tempo, as crianças deverão equilibrar a descoberta e o conhecimento, à instituição, aos novos amigos, professores e até mesmo o espaço das interatividades. A instituição e os educadores serão os responsáveis por criar este elo de amizade, despertando esta mudança nas crianças e no ambiente de social.

De acordo com Neves (2009, p.45), “a criança e mesmo o jovem opõem uma resistência à escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica, não costuma ser prazerosa”.

4. PÚBLICO-ALVO

Educação Infantil de 0 a 3 anos.

5. OBJETIVOS

● Reconhecer que o brincar e o jogar são necessários à saúde intelectual, emocional e física da criança. Atividades presentes desde os mais remotos tempos, desenvolvem o pensamento, a linguagem, a socialização e a tomada de decisão / a iniciativa, e proporcionam a capacidade futura para enfrentar os desafios designados pela sociedade;

● Ressaltar que com o brinquedo, a criança também passa a criar uma situação imaginária, isto é, aprende a agir por meio de uma esfera cognitiva, promovendo o seu próprio desenvolvimento no decorrer de todo o processo educativo;

● Promover de maneira lúdica e prática a aprendizagem na Educação Infantil por meio do tato que despertará, além das habilidades nos manuseios, os reconhecimentos às diferentes sensações e percepções relacionadas ao tato, através do contato com objetos, pessoas, animais e à natureza;

● Envolver as crianças e conduzi-las a um bom relacionamento, seja internamente, na escola, ou fora da escola.

6. EMBASAMENTO TEÓRICO

O lúdico proporciona a aprendizagem da criança com o ambiente externo, interagindo a importância do lúdico no desenvolvimento da personalidade da criança. Por meio da atividade lúdica e do jogo, a criança estabelece conceitos, ideias, raciocínio lógico, interação, crescimento físico e desenvolvimento social com demais crianças. Por isso, Jean Piaget (apud ANTUNES, 2005, p.25) “retrata que os jogos não são apenas uma forma de entretenimento para gastar a energia das crianças, mas meios que enriquecem o desenvolvimento intelectual.” Já para Marcellino (1997, p.44) ele destaca que “ao tratar do lúdico foca a abordagem que se busca, o lúdico não como algo isolado ou associado a uma determinada atividade”.

O lúdico é de extrema importância para a saúde mental do individuo e requer mais valor do educador, pais e toda gestão pedagógica. Portanto, Kishimoto (2000, p.32) “Para Piaget ao manifestar a conduta lúdica, a criança demonstra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos”.

A partir do lúdico envolvemos todos em um projeto interacionista, onde cada um desenvolve estratégias lúdicas, estimulando a aprendizagem, que se torna a atividade mais prazerosa, produtiva e significativa. Para Marcellino (1990, p.126) “É do prazer que surge a disciplina e a vontade de apender”.

A ludicidade é a extensão da linguagem humana, que de acordo com Gomes (2004, p.47), facilita “expressão do sujeito criador que se torna capaz de dar significado à sua existência, ressignificar e transformar o mundo”. Determina que: “Dessa forma, a ludicidade é uma possibilidade e uma capacidade de se brincar com a realidade, ressignificando o mundo” (GOMES, 2004, p. 145).

7. PERCURSO METODOLÓGICO

Trata-se de um desenvolvimento de estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica básica, desenvolvida por material publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na Internet. A origem baseia-se em uma pesquisa qualitativa, pois a mesma permite trabalhar

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