TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  26/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.601 Palavras (19 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS.............................................................5

3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA...........................................................................9

5 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC..11

6 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

7  PLANOS DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS............ .......................................................................... 17

REFERÊNCIAS .........................................................................................................18


1 iNTRODUÇÃO

Assim este trabalho tem como objetivo estudar e entender sobre a importância de alguns documentos necessários no ambiente escolar, e como são necessários para que ocorra um bom planejamento fazendo a diferença no ensino aprendizagem.                                                                 Nessa perspectiva o estágio curricular obrigatório I: Educação Infantil consta de informações enriquecedoras para a formação acadêmica.

Vale ressaltar que o contexto do estágio ganhou um novo ajuste nesse período, desde que começou a pandemia do novo coronavírus. Neste caso houve a necessidade de haver várias mudanças no campo educacional, dessa forma este trabalho atende às orientações do Plano de Trabalho Educacional adaptado a esse momento de pandemia, como a importância do PPP (projeto político pedagógico) como esse documento se faz necessários e desenvolvidos ao longo do ano de acordo com a proposta curricular a BNCC para aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas.

Nas leituras obrigatórias nos deparamos com o tema o papel do professor e do ensino da Educação Infantil onde tem um relato de alguns pensadores, importantes e que são necessários estuda-los pois, são através deles que conseguimos chegar tão longe na educação, e quanto mais pesquisa e mais conhecimento chegaremos em uma grande qualidade.

Outro ponto a ser relatado é sobre a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe administrativa e pedagógica, essa relação deve ser de comprometimento para que o objetivo de educar com qualidade seja alcançado.

Seguindo nessa proposta de relatar métodos e documentos essências para educação não podemos esquecer das metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, como pode ser positivo ou negativo no ambiente escolar sendo também fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência.

Assim ao fim desse trabalho, através da situação problema foi realizado dois planos, para intervir no processo aprendizagem de uma escola com baixo índice de rendimento escolar com evasão, numa comunidade de baixa renda com intuito de ajudar esse aluno a querer estar na escola e com isso melhorar seu aprendizado.  

2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

 Após as leituras obrigatórias nos deparamos no seguinte tema “O papel do professor e do ensino da Educação Infantil”. Assim na perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin. Esse texto tem por objetivo, investigar e analisar as relações entre o desenvolvimento infantil e ensino na faixa etária entre 0 e 6 anos. Com ideias de autores da psicologia história cultural. Esses autores são L.S Vygotsky, A.N Leontiev e D.B. Elkonin. Aos autores nos mostram qual o papel do educador na Educação Infantil, como se dá o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos e quais as características dessa faixa etária.

Para os teóricos Vygotsky, Leontiev e Elkonin defendem o ensino como elemento fundamental no papel do professor de 0 a 6 anos.

Para Vygotsky o desenvolvimento infantil constitui uma unidade dialética entre duas linhas genéticas. O desenvolvimento biológico e o cultural. Para ele o meio influencia, incorpora e supera a dimensão natural do desenvolvimento da criança. Segundo o Leontiev tudo depende das condições históricas. Para ele é necessário observar o desenvolvimento infantil, o vínculo entre criança e sociedade, ou seja a relação entre a criança e o meio que o rodeia. Em cada idade ou estágio de desenvolvimento.

Para Leontiev o desenvolvimento da psique de uma criança e sua própria vida. Tudo depende do que a criança vivencia. Para esses autores o desenvolvimento da criança depende da sociedade que ela está inserida. Para Vygotsky as funções psicológicas e não é biológica e sim cultural.

Como dizia Vygotsky os processos psicológicos, tais como reflexos, reações automáticas, associações simples, memoria imediata são peculiaridades biológicas. Já os processos superiores como atenção voluntaria, memorização ativa, pensamento abstrato, planejamento nascem durante o processo de desenvolvimento cultural. No entanto, o psiquismo humano não se resume as funções elementares. O homem supera a relação imediata como estimulação do meio.

Ao longo do seu desenvolvimento a criança assimila as formas sociais da conduta e as transfere para si mesmo. Mesmo a criança trazendo essas relações do seu meio, a criança precisa da mediação de outros humanos para que se caracterize o processo de apropriação. Aqui entra o papel do professor de Educação Infantil de mediar a criança com essa interação. A análise dos autores acerca do desenvolvimento psicológico traz implicações diretas para os trabalhos pedagógico.

          Para esses autores a criança não precisa estar madura para aprender porque não depende somente dos fatores biológicos, a criança tendo em meio estimulador assimila e aprende em qualquer faixa etária que ela se encontra. Para Vygotsky a aprendizagem em momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolva na criança essas características humanas não naturais, mas formadas historicamente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com