TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  10/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.517 Palavras (15 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

INTRODUÇÃO

 Assim este projeto tem como finalidade utilizar jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem pois refletir s potencializando o trabalho do professor ao utilizar as metodologias ativas. Um trabalho consistente com metodologias ativas, dentro da rotina da escola, é capaz de estimular nos alunos mais autonomia, empatia, maior capacidade de trabalhar de forma coletiva. E dessa maneira são colocadas em prática as dez competências gerais propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

   O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança. Este relatório é composto de observações e experiências vivenciadas no espaço escolar, essa observação foi participativa, pois é impossível não estar junto às crianças e não participar, conhecer cada um e não se apaixonar, por eles e pela forma dinâmica que é o educar e o cuidar da Educação Infantil, sendo também fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência.

A partir disso foi realizado um projeto utilizando as metodologias ativas no ensino aprendizagem de forma lúdica, onde o aluno é autor de seu aprendizado com a mediação do professor neste processo.

Os jogos e brincadeiras servem como suportes para que a criança atinja níveis cada vez mais complexos no desenvolvimento sócio-emocional e cognitivo. Assim proporcionam as crianças, aprender de forma prazerosa por meio dos jogos e brincadeiras e interagir umas com as outras desenvolvendo suas habilidades, ampliando seu intelecto sem ter a “obrigação” de aprender; tudo acontece de forma espontânea.

O lúdico, portanto é uma alternativa para que a criança possa desenvolver o conhecimento nas brincadeiras de uma forma geral, onde trabalhariam além do corpo a interação com o outro. A sala de aula tem entre outras características, o fato de se apresentar como coisa séria, não permitindo espaço para divertimento, o rigor e a disciplina são mantidos em nome dos padrões institucionais, o que torna o ambiente infantil artificial, longe dos gostos da criança.

OBJETIVOS

Escolheu-se o tema, os jogos e brincadeiras como mediadores no processo ensino aprendizagem, pois brincadeira é de fundamental importância para a vida da criança, para seu desenvolvimento pleno e para uma vida equilibrada e criativa.

A formação lúdica deve possibilitar ao futuro educador a ter a visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança.

OBJETIVO GERAL

Assim o objetivo geral é incentivar a decisão em grupo no estabelecimento das regras pois o jogo, pelo seu caráter propriamente competitivo, apresenta-se como uma atividade capaz de gerar situações-problema “provocadoras”, onde o sujeito necessita coordenar diferentes pontos de vista, estabelecer várias relações, resolver conflitos e estabelecer uma ordem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

             Como objetivo geral da pesquisa buscou-se analisar situações em que o lúdico contribui para o desenvolvimento do aprendizado do aluno.

             O lúdico constitui-se condição para melhorar a qualidade de ensino, pois o brinquedo é a essência da infância e seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento. Assim proporcionando a criança uma aproximação da realidade, propiciando um espaço de aprendizagem, onde ela possa expressar suas fantasias, medos, desejos e agressividades.

  • Desenvolver a lateralidade.
  • Identificar as relações espaciais.
  • Experiência Significativa
  • Reconhecendo o lado esquerdo e direito nos outros.
  • Seguindo direções (para frente, para trás, para cima, para baixo).

PROBLEMATIZAÇÃO

Assim este projeto foi realizado na intenção de ajudar crianças com dificuldade de desenvolvimento, principalmente no desinteresse nas atividades tradicional.

A ação do professor de educação infantil como mediador das relações entre crianças e os diversos universos sociais nos quais elas interagem, possibilita a criação gradativamente, desenvolver capacidades ligadas às tomadas de decisões à construção de regras à cooperação.

Este estudo trata do desenvolvimento e aprendizagem infantil através do lúdico, sendo que o problema inicial busca compreender quais as contribuições dos jogos e brincadeira no processo de formação de alunos das Séries iniciais do Ensino Fundamental.

REFERENCIAL TEÓRICO

Os jogos e brincadeiras pedagógicas são outras maneiras que estão sendo utilizadas pelas instituições de ensino. Eles são uma forma divertida de abordar assuntos importantes e promover o engajamento das crianças e adolescentes.

A criatividade é fundamental nesse processo, que pode ser utilizado em conteúdos multidisciplinares ou em assuntos específicos. Os estudantes podem ser divididos em grupos e equipes para participar, tendo protagonismo e autonomia para que tomem suas decisões.

O jogo, seja ele qual for, apresenta-se como uma possibilidade de atuação lúdica numa prática pedagógica pautada na metodologia ativa de ensino. Visto que, para Vial (2015) “O jogo requer uma verdadeira estratégia, isto é, um projeto lúdico [...]”, ou seja, durante o jogo é preciso unir diferentes habilidades e conhecimentos de modo a refletir sobre eles, criando um projeto de atuação que propiciará o sucesso de sua realização. Nessa perspectiva, a integração do lúdico às práticas educativas poderia embasar uma proposta de ensino que visasse romper com a passividade dos alunos, permitindo a construção coletiva e a expressão das identidades ali presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com