TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico na Educação Infantil

Por:   •  20/10/2022  •  Tese  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 7

UNOPAR

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

WELLEN PRISCILA DE OLIVEIRA TIMOTEU

SANTO ANTONIO DO DESCOBERTO

GO

2022

INTRODUÇÃO (LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA)

O tema apresentado tem como finalidade garantir um suporte necessário ao professor que busca desenvolver dentro de sala de aula, projeto diversificado, procurando estabelecer a relação da teoria com a prática reflexiva vivenciada pelo professor. O trabalho tem como enfoque a caracterização da abordagem pedagógica, pressupostos teóricos, históricos sobre  a origem da educação lúdica e sua relação ao processo ensino aprendizagem. Relatará ainda sobre a função pedagógica das atividades lúdicas, da escola atual e o que traz para a aplicabilidade da prática pedagógica. A escola constitui o centro de referência tanto das politicas e de planos da educação escolar quanto dos processos de aprendizagem na sala de aula. Portanto, deve ser concebida como um espaço de síntese no exercício de seu papel na construção da democracia social e politica. O ensino implica lidar com sentimentos, respeito ás individualidades, compreender o mundo cultural dos alunos e ajudá-los a construírem como sujeitos e aumentar sua autoestima, sua autoconfiança, o respeito consigo mesmo. O objetivo fundamental da reeducação, ou simplesmente da educação do professor não é absolutamente fornecer-lhe um conjunto de indicações práticas, mas de modo que ele próprio seja capaz de criar um bom método, baseando-se numa teoria sólida de pedagogia lúdica e social. A abordagem teórica está relacionada a autores como Almeida, Zabala, Feijó. Além de outros que tratam da temática em questão.    

OBJETIVOS

Objetivo geral

A educação lúdica, além de contribuir e influenciar na formação da criança possibilita um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integra-se ao mais alto espirito de uma prática democrática enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. Sua prática exige a participação franca, criativa, livre, critica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso  de transformação e modificação do meio.

                É comum ouvir que as brincadeiras e jogos não tem nenhum significado dentro da escola, a não ser em atividades de educação física. Essa opinião, entretanto, esta ultrapassada por fazer parte da pedagogia tradicional     onde o lúdico era excluído das atividades educativas.

                Percebe-se claramente que existe uma restrição ao lúdico, e isso se deve ao fato de que muitas pessoas desconhecem qual o seu verdadeiro sentido dentro da educação.

                

Desenvolvimento da inteligência: Segundo Piaget (1974) apoud Fredman (1992) a criança ao manifestar condutas lúdicas demonstra o nível de seu estágio cognitivo e constrói conhecimentos, no qual o desenvolvimento cognitivo da criança passa por quatro períodos distintos, sendo ele:

  • Sensório-motor;
  • Pré-operatório;
  • Operatório concreto; e
  • Operatório formal.

Período Sensório-motor: esse período se dá entre 0 e 2 anos, é o período em que a criança inicia seu desenvolvimento, é caracteriza como pré-verbal, sendo constituída pela organização reflexiva e pela inteligência pratica. Nesse estágio a criança baseia-se em esquemas motores. Durante essa fase os bebês começam a desenvolver símbolos mentais e utilizar palavras.

Pré-operatório: Esse período se dá entre 2 e 7 anos, é caracterizada pela explosão linguística e utilização de símbolos, devido sua capacidade da linguagem, os esquemas de ação são interiorizados. A criança é incapaz de lidar com dilemas morais, mas já possui senso do que é bom ou mal.

Operatório concreto: Esse período se dá entre 7 e 11 anos,  as crianças já agem sobre o mundo concreto, real e visível, o egocentrismo é substituído pelo pensamento operatório, a criança já consegue ver as coisas a partir da perspectiva do outro, surgindo assim os processos de pensamento lógico, a criança nessa fase já é capaz de serializar, ordenar e agrupar coisas em classes. As crianças já conseguem desenvolver um senso moral.

Operatório-formal: Esse período se dá a partir dos 12 anos, nessa fase a criança já é capaz de raciocinar logicamente, surge a determinação da realidade, tendo como base o caráter hipotético-dedutivo, a partir daí obtém-se a capacidade de pensar e compreender o conceito de probabilidade.

Objetivos específicos

O objetivo desse projeto é mostrar que a prática lúdica desenvolverá um aprendizado pessoal a cada um dos alunos. O lúdico na prática poderá:

  • Oportunizar e resgatar o brinquedo e as brincadeiras;
  • Proporcionar momentos agradáveis e de prazer;
  • Despertar o lúdico com a expressão corporal, com a capacidade de concentração, a memória, a inteligência, com o capricho e a criatividade.
  • Estimular o trabalho em grupo;
  • Promover o hábito de brincar para aprender;

Ampliar as possibilidades da criança se expressar nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.

PROBLEMATIZAÇÃO

A proposta sobre o uso do lúdico no processo de ensino aprendizagem se deu pela necessidade de promover um ambiente de exploração, de criação, de descompromisso, pois é preciso  abrir espaço para que esse tipo de educação possa contribuir no ensino. Pois ainda hoje, mesmo com tantas informações se vê professores não fazerem uso dos brinquedos ou brincadeira para alfabetizar.

As brincadeiras e os jogos são uma excelente ferramenta para o desenvolvimento dos conteúdos. O educador não pode negar uma pratica tão rica, onde  reforça aos alunos maior compreensão e assimilação dos conteúdos, então porque não valorizar o lúdico como ferramenta de aprendizagem, sendo ele um grande aliado nesse processo.

REFERENCIAL TEÓRICO

A escolha do tema foi embasada pela importância e necessidade de pensar no lúdico como o oposto do sério, ver o brincar como um  complemento das ações produtivas do cotidiano, ver a fantasia o lazer... Através do lúdico, procurar soluções para o problema do medo, da insegurança, do desprazer; vendo as brincadeiras como oportunidade de ensinar e aprender sobre a vida.

O lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim, na infância e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com