TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico na Educação Infantil aos 5 anos

Por:   •  14/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Tiradentes

Licenciatura em pedagogia

Aluna: Solandia Maria da Silva Santos

Relatório do projeto de pesquisa

(O lúdico na Educação Infantil aos 5 anos)

Nossa Senhora do Socorro

2015

Solandia Maria da Silva Santos

Trabalho apresentado ao curso de pedagogia sob orientação da professora Ane Luise Mecenas como um dos requisitos para avaliação da disciplina Práticas Interdisciplinares II.

Nossa Senhora do Socorro

2015

Introdução

O presente relatório foi elaborado com o objetivo de evidenciar que a fase das brincadeiras é uma das mais importantes na vida do ser humano, que é através dela que a criança estabelece relações sociais, constrói laços afetivos, autonomia e outo-estima. Este estudo tem por objetivos; contribuir para um ensino de qualidade em níveis de desenvolvimento com a ludicidade; Favorecer em termos de contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem; Despertar o interesse das crianças por jogos e brincadeiras nas escolas e no cotidiano. A pesquisa foi realizada no colégio Inovação numa turma de 12 crianças de (cinco) anos do pré-escolar no município de Nossa Senhora do socorro. O local foi escolhido por ser uma escola voltada exclusivamente para Educação Infantil, que através de aulas práticas e interessantes faz com que a aprendizagem e as descobertas sejam consequências das atividades desenvolvidas na infância, para que o aluno possa se sentir motivado. E desta forma a criança é desafiada a construir seu conhecimento de maneira prazerosa. Sendo assim, os conteúdos aplicados, em vez, de enfadonhos tornam-se dinâmicos, as aulas precisam despertar a curiosidade, ter significados para o educando e de certa forma para o educador. Entendendo que o planejamento diário elaborado de forma lúdica e interativa faz com que os alunos obtenham uma excelente aprendizagem com aulas prazerosas e ao mesmo tempo satisfatórias.

Metodologia

         Durante a execução do referido projeto utilizou-se recursos enfatizando o lúdico como objetivo principal para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Foram Utilizados recursos com materiais concretos tais como: perfumes, frutas, barbantes, potes plásticos, figuras de diversos animai, EVA, figuras de crianças, tinta guache colorida, diversos modelos de caixas de papelão, pneu, sementes.

         As atividades foram realizadas em equipes, o que favoreceu a troca de conhecimento e a interação da turma. Os conteúdos trabalhados foram desenvolvidos de forma criativa utilizando os materiais acima citados. Desta forma, foram trabalhadas as brincadeiras: Toca do Coelho, De onde vem o cheiro? , Dentro e Fora, Arremesso, Pneus, Que fruta é essa? Que som é esse, Caixa Surpresa, Pega-Pega Diferente, Caminho Colorido, Caixa de Sensações, Barbante do barulho Os nomes, Caixas sortidas, Eu na história, Controlando o grupo, O corpo humano, Seguindo a trilha, Meu caminho colorido. As atividades foram realizadas em equipes, o que favoreceu a troca de conhecimento e a interação da turma.

        Durante as aulas de artes foram confeccionados jogos e cartazes, todos com base nos conteúdos acima citados. Nas oficinas, que aconteceram em sala, todas as crianças participaram de todas as brincadeiras. Raciocinaram rapidamente os desafios propostos nos jogos e brincadeiras. Ajudaram nas confecções dos murais de forma coletiva. Durante e após a execução do projeto, observou-se notável desenvolvimento dos alunos na aprendizagem com as atividades desenvolvidas, como também, no interesse pelas aulas. Em cada atividade proposta, os alunos, eram desafiados e estimulados a desenvolver estratégias, respeitar regras, desenvolver raciocínio e trabalhar em grupo.

         Através dos jogos e brincadeiras, as aulas se tornaram práticas além de vivenciar experiências e se apropriar do conhecimento não apenas como um conteúdo, mas como parte integrante de seu dia a dia. (Isto possibilitou um avanço considerável na aprendizagem da turma e consequentemente na elevação da aprendizagem do colégio Inovação situado no município de nossa senhora do socorro do Estado de Sergipe), com alunos de cinco anos, bem como, a melhoria na área comportamental dos alunos, que aprendem com  atividades lúdicas, a obedecer e a respeitar regras; respeitarem a vez do outro, com o intuito de se expressar e participar. Notou-se também, como fato positivo, o envolvimento interativo dos pais que brincam com seus filhos e assistem aulas ministradas pelos professores na “brinquedoteca,” onde os mesmos interagem com os visitantes sobre o que aprenderam, o que resultou em um crescimento satisfatório nos níveis de aprendizagem.

        Diante do proposto, foi percebido que o objetivo foi alcançado, superando as expectativas. Dessa forma, entende-se que a escola cumpriu sua meta que é promover um ensino qualificado e exclusivo voltado para a Educação Infantil, com metodologia adequada que favorece a interação e a participação dos alunos, como neste projeto, que teve a participação de 100% da turma.

Fundamentação Teórica, análise de dados e resultados encontrados

           As análises de dados foram feitas através de observações na vida real, no próprio local que ocorreu a realização do projeto através de uma pesquisa de campo, os dados foram registrados a cerca do tema: O Lúdico na Educação Infantil.

          No primeiro momento a professora faz o acolhimento seguindo com oração e música enfatizando descontração e socialização. No segundo momento dar-se inicio a aula com textos exploratórios que instiga a curiosidade dos alunos. Os textos são lidos e colocados em prática do dia-a-dia, o que possibilita numa aprendizagem agradável e qualitativa.

         O terceiro momento ocorre após o lanche, é o momento em os alunos interagem junto com os colegas e a professora a cerca das atividades lúdicas.

Segundo Vygotsky, (1991, p. 97), a criança quando brinca apresenta um comportamento mais desenvolvido do que aquele que apresenta na vida real. Nos brinquedos, ela tem oportunidades de trabalhar em grupo, imitar um comportamento mais avançado de outra criança ou então, com assistência do professor, poderá desenvolver funções e comportamentos que "estão presentes em estado embrionário". Conclui o autor que tudo aparece na brincadeira pré-escolar: a ação realizada na situação imaginária, a exercitação da capacidade simbólica, a necessidade de uso coerente da linguagem, o controle da vontade, a avaliação das próprias capacidades e habilidades. Todos esses fatores são essenciais para o aparecimento e a estruturação das diversas faculdades humanas das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com