TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapeamento do audiovisual nas escolas

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Curso Mídias na Educação Avaliação

Eixo 2 - Mídias na educação Eixo audiovisual e Educação online

ALUNA: Regina  Aparecida Dutra da Silva

Data: 09/06/2018

AVALIAÇÃO PARTE 1 

Os temas escolhido foram: A - Mapeamento do audiovisual nas escolas

                                               C- As adequações de linguagem nos materiais para Educação online.

Pelo mapeamento realizado nas escolas da cidade onde moro e trabalho, percebi que o uso de audiovisuais como recurso didático pedagógico, não se dá de forma efetiva e construtiva, uma vez que na maioria das vezes este recurso é utilizado de como meio de entretenimento, e que sua utilização como recurso pedagógico se dá de forma esporádica que muitas vezes os materiais utilizados não se adéquam realmente as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Não explorando todas as suas possibilidades uma vez que isto se dá pelo fato dos professores não terem conhecimento  de como aplicar e utilizar estes recursos como ferramenta de aprendizagem dos alunos além de sentirem-se inseguros por não ter domínio muitas vezes da utilização dos aparelhos e equipamentos.

Como isso o processo de ensino aprendizagem não é enriquecido como a gama de conhecimentos e ferramentas que a utilização dos recursos audiovisuais oferece a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido é preciso haver uma adequação de linguagem nos materiais para a educação online, uma vez que são diversos e variados materiais, que antes de ser apresentados aos alunos precisam ser adequados às necessidades e objetivos desejados para a aprendizagem efetiva.

A produção de materiais para a educação online precisa estar de acordo com a linguagem compreendida pelos alunos. Para que ela faça sentido e promova assim reconhecimento e identificação com o que esta sendo transmitido e ofertado como conhecimento significativo. Outro ponto da produção de materiais para educação online é pensar que os alunos são construtores do próprio conhecimento e para que isso ocorra é necessário que ele faça parte desta construção. Portanto não basta adequar a linguagem é preciso dar voz ativa aos atores envolvidos na aprendizagem ofertando a eles a possibilidade de se tornarem produtores do que eles estão aprendendo. Isto se dará ao se pensar em materiais que possibilitem que o aluno opine, participe e construa sua aprendizagem também produzindo e não apenas assistindo.

Avaliação parte 2

Vídeo: 5 minutos

Pensar neste texto como num documentário

Abertura do vídeo: imagens de diferentes salas de vídeo com crianças de diferentes idades sentadas assistindo filmes. Música instrumental ao fundo: piano atmosfera misterioso suave.

Entra o título:                O uso de audiovisuais nas escolas

Como é? E como deve ser.

 

Subtítulo: Mapeamento do audiovisual nas escolas

(Mais cenas de salas de vídeo em escolas)

Apresentador: Está em pé caminhado numa rua.  Entra falando sobre a grande utilização das novas tecnologias na educação, o uso dos recursos audiovisuais nas escolas, em como e quais recursos são utilizados? Como é feita a  adequação da linguagem dos materiais para educação online. E anuncia que a seguir será exibido entrevistas com professores de diferentes escolas e turmas sobre o uso dos recursos audiovisuais na escola.

 Toca  música ( alegre piano rock motivacional)

Entrevistas com os professores.

Entra as entrevistas com professores nas escolas. As imagens são feitas direto nas salas de vídeo. Onde se intercala a fala dos professores com as cenas dos alunos assistindo os filmes.  Não aparecem as perguntas. Os professores irão respondendo as perguntas como se estivesse contando/conversando como é realizado o uso dos recursos audiovisuais. As perguntas são: que tipo de filmes/documentários você leva para seus alunos? Com que freqüência? Existe um dia específico? Como são preparadas essas aulas? Há uma continuidade? Existe uma preocupação com a adequação da linguagem de matérias audiovisuais?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com