TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Em virtude do próprio movimento político educacional brasileiro e os avanços e retrocessos que trilham a caminhar histórica do profissional Pedagogo no contexto escolar, buscam-se percursos e soluções, junto aos especialistas da área quanto a sua identidade e atuação.

O profissional Pedagogia define-se nos processos educativos campo escolar, e também em outros ambientes, pois a formação de educadores extrapola o ambiente formal, englobando também situações mais amplas no processo educativo, pois a formação profissional do pedagogo envolve em múltiplas especializações profissionais.

A pedagogia é responsável, e realiza essa mediação cultural por meio de várias modalidades, instituições e agentes, através da educação, definindo formas de intervenção, objetivos, direção de sentidos e buscando um rumo ao processo educacional e assim tendo em vista a sua atuação dentro da sociedade.

Assim no presente estudo abordaremos, a escola e o Fazer do pedagogo. Estaremos conhecendo o Projeto Politico Pedagógico da instituição que serviu de campo de estudo para o desenvolvimento desse trabalho, conhecendo o ambiente educativo da mesma através do processo de investigação. Estaremos ainda abordando o processo educativo relacionado ao município em que a instituição está situado.

2 – DESENVOLVIMENTO

Ao entrarmos em contato com a direção da instituição que serviu de campo de estudo solicitamos algumas informações as quais foram prontamente atendidas, dentre elas termos contato com o projeto politico pedagógico da escola. Ao analisarmos percebemos que o documento foi elaborado devido as exigências legais, expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, permite a reconhecer a identidade da Instituição, de suas percepções e de seus aspirações e seus ideais. Além disso, define a caráter e o papel socioeducativo, cultural, político e ambiental da Escola, bem como sua organização e gestão curricular para subsidiar o seu Regimento Escolar e sua Proposta Pedagógica, documentos que são os balizadores das ações educativas.

Percebemos a importância o PPP da Escola Favo de Mel, em conta a trajetória da sua comunidade escolar, a sua história e cultura, não só para garantir um caminho formativo de sucesso para as crianças e os estudantes, como também para cumprir o seu acordo com a sociedade.

A escola favo de Mel esta em seu primeiro PPP que foi elaborado no ano de 2009. Sua primeira edição, a qual abarcava as percepções pedagógicas e a forma de materialização de suas ações, vem trabalhando, sistematicamente e com afinco, em defesa de uma educação com qualidade social de Jequié e Região.

Em analise do PPP da Instituição (47 paginas), percebemos que o conteúdo interno do documento revela pontos importantes tais como: - caracterização da escola, - histórico da escola Favo de Mel; - contextualização: objetivos da escola, pastoral escolar, Marco referencial, perspectiva pedagógico-filosófica da escola, concepção de educação, concepção de escola, concepção de desenvolvimento humano, concepção de aprendizagem e ensino, concepção de conhecimento, concepção de currículo, concepção de inclusão, - gestão democrática (conteúdo abordado nas disciplinas do semestres em curso), gestão e desenvolvimento de pessoas, formação institucional, núcleo de atendimento ao estudante e à família (naef), organização do trabalho pedagógico, pressupostos pedagógicos da educação infantil, pressupostos pedagógicos do ensino fundamental de 09 anos, pressupostos pedagógicos do ensino médio, pressupostos pedagógicos da

educação profissional, e tecnologias educacionais. Assim percebe que a instituição preza pelo ensino de qualidade, além da interação com a comunidade em geral, (pais e alunos).

Durante a entrevista com a profissional Pedagoga, percebemos que Educação é o processo de formação do aluno de ensinar e aprender, em quaisquer meios que estejamos incluso. Entretanto no que se refere a escola segunda a pedagoga entrevistada, a educação tem uma estruturas com bases em disciplinas de um determinado curriculum escolar, em que o aluno devera cumprir todo o conteúdo que foi proposto, assim o mesmo estará amadurecendo ideias em relação ao conteúdo ensinado e ganhando experiência para a sua vida pessoal. Poderíamos entender por pedagogia, a parte da educação que estuda as praticas, os métodos, os processos inciais de aprendizagem desse aluno em que a figura do pedagogo ser torna extremamente importante no que diz respeito a facilitação da aprendizagem. Assim posterior a entrevista, percebe-se que a educação e a pedagogia caminhão junto nesse processo de aprendizagem do aluno, porém poderíamos reconhecer que a pedagogia e uma parte da educação, parte essa fundamental pois lida com os processos educacionais nas series iniciais do ensino fundamental.

Perguntas que foram realizadas durante a entrevista,(conforme orientações), percebeu-se, que a pedagogia ainda esta traçando o caminho dia após dia para responde-las, pois entendendo a educação como desenvolvimento do próprio espírito e o ensino como teoria em ato, para Libaneo (2001), o método, a forma de fazer é o próprio professor, que não pode se sujeitar a nenhuma programação didática: o método não pode ser ensinado. Daí, sua frase lapidar, que recusa a identificação da pedagogia com a forma do ensino ou didática. Entendemos então que a Pedagogia é Ciência da Educação; a Pedagogia é ciência da prática educativa; (SAVIANI, 2007, p.101). Assim, é possível uma ciência da prática educativa segundo pressupostos da ciência contemporânea. Ainda, percebeu-se durante o processo de investigação na Escola Favo de Mel, que o objeto de estudo da Pedagogia é a educação, um objeto inconcluso e histórico, e que o sujeito que o investiga e é por ele constituído, não é captado na sua integralidade e que a educação é um objeto de estudo complexo.

3 – CONCLUSÃO

Em virtude dos fatos mencionados e de acordo com os conteúdos abordados nas disciplinas estudadas no decorrer o presente semestre, somos levados a acreditar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com