TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Multiplexamento Digital

Por:   •  27/5/2019  •  Artigo  •  4.916 Palavras (20 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 20

 INTRODUÇÃO

Em pleno século XXI, vemos diante de nós inúmeros problemas possivelmente impensados séculos atrás, mas todos eles são consequências das ações humanas sobre o mundo em que vivemos, a partir de uma perspectiva desenvolvimentista embasada no sistema capitalista de produção. Por isso, esses problemas não se limitam ao século presente. Eles tiveram origem em concomitância com a evolução da espécie humana, agudizados pelo surgimento do capitalismo e sua reestruturação ao longo da história e se estendem junto com ele.  Os problemas aos quais nos referimos são de diversa ordem e natureza. Distorções que a sociedade na era do desenvolvimento técnico-científico-informacional1 ainda não conseguiu extinguir. Ao contrário, esse desenvolvimento acelerou e aprofundou alguns desses problemas, para não dizer que também criou outros, ou seja, a modernização produziu uma série de riscos que ameaçam a sobrevivência das variadas espécies existentes no planeta. Refletir a respeito, rever conceitos e atitudes emerge como uma necessidade do nosso presente.  A formação humana integral, unilateral, também pressupõe reflexões dessa natureza, uma vez que elas permitem ao sujeito perceber-se inserido nas relações sócio históricas que interferem sobre o meio ambiente. Reconhecimento necessário também à formação profissional, tendo em vista o caráter ético, responsável, consciente e cidadão de sua intervenção na sociedade. Ao voltamos nosso olhar para o Ensino Fundamental I da Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery, a necessidade de reflexões sobre o meio ambiente se amplia. Trabalhar, então, com animação, que é uma arte multimídia, se constitui em uma oportunidade de explorar os Multiletramento com tecnologia digital dos sujeitos em formação. Instigados pelo cenário ambiental do século XXI e motivado pela necessidade de fomentar reflexões, dinamizando o ensino da Ciência, foi que nasceu a ideia de construirmos o projeto intitulado O uso do stopmotion no processo de ensino e aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental I.  O referido projeto será desenvolvido com uma turma de aluno do 4º ano do Ensino Fundamental I, Esse projeto será realizado com uma turma do Ensino Fundamental I séries iniciais, nas quais o professor Francisco Gerferson ministrará a disciplina de Ciências. Esse trabalho tem como objetivo favorecer o processo de autogestão da aprendizagem por parte dos estudantes, favorecida pelo uso da técnica de animação stop-motion como ferramenta pedagógica.  A execução do projeto compreenderá o período de 15 de julho de 2019 a 24 de agosto de 2019, correspondente ao 3º bimestre do ano letivo de 2019, na Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery local locus deste trabalho. Para tanto, buscamos no desenvolvimento desse projeto integrar atividades de ensino, pesquisa e envolveu estudantes do 4º ano ativamente nesse processo.

  1. TEMA: Tecnologia digital no ensino e aprendizagem de Ciências

  1.  Delimitação do Tema:

             Uso do programa STOP MOTION para auxiliar na sensibilização para as questões do meio ambiente com alunos dos 4 º ano do Ensino Fundamental I

  1.  OBJETIVOS

3.1  Objetivo Geral

            Analisar o uso de nova tecnologia digital (câmera fotográfica de celular) no ensino de Ciências para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery

  1.  Objetivo Específico

A) Verificar a eficácia da nova tecnologia digital (Câmera fotográfica do celular), como instrumento pedagógico em sala de aula.

  B)  Investigar se com a nova aplicação dessa nova tecnologia digital, o grau de eficiência no ensino de ciências em sala de aula.

  C)  Observar se há mudanças comportamentais dos alunos, tais como mais motivação dos mesmos em aprender a Ciências por meio de novas tecnologia digital.

   D) Analisar quais os benefícios dessas novas tecnologia digital quanto ao processo ensino e aprendizagem de Ciências com o olhar na sustentabilidade.

  E) Propor o uso da nova tecnologia a serviço do processo ensino e aprendizagem na Ciência, com o foco no meio ambiente.

  1. JUSTIFICATIVA

       Ao apresentar-se como proposta de pesquisa o tema o uso de nova tecnologia no âmbito escolar, a finalidade do estudo era principalmente, para verificar a eficácia dessa tecnologia digital no ensino e aprendizagem de Ciências, utilizando uma plataforma chamada de “stop Motion” cuja tecnologia será usada por meio do celular. Para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. Uma vez que, havia grande dificuldade em o professor transmitir o assunto e também, a dificuldade do aluno em concentrar-se no assunto ministrado de modo convencional. Justifica-se, a realização desta pesquisa, por ser de grande valia para o âmbito escolar. O resultado final comprovará que a utilização de nova tecnologia digital no ensino de Ciências com o foco Ambiental  acrescenta de forma positiva na aprendizagem dos alunos.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

PROJETO DE LEI N.º 2.246-A, DE 2007 (Do Sr. Pompeo de Mattos) Veda o uso de telefones celulares nas escolas públicas de todo o país; tendo parecer da Comissão de Educação e Cultura, pela aprovação deste e dos de nºs 2.547/07 e 3.486/08, apensados, com substitutivo (relatora: DEP. ANGELA PORTELA).

De acordo com a lei acima citada, o processo de ensino e aprendizagem e seu Multiletramento digital não seriam possíveis no ambiente escolar, entretanto, esse pré-projeto visa usar o celular como recurso tecnológico por meio da Câmera fotográfica do mesmo. Que comprovará as possibilidades de usarmos a mesma tecnologia ora (vilã) que desviava atenção dos discentes no processo de aprendizagem. Tornando-se, uma tecnologia digital aliada ao novo ensino e aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental I.

  1. HIPÓTESES

A implicação no conceito de “TECNOLOGIA DIGITAL” poderia ocasionar efeitos de grande influência positiva levando em consideração que encontramo-nos no século XXI. Se o profissional de educação do ensino fundamental I, não tornar-se um capital humano digital crítico no sentido de reinventar-se com os mecanismos do tecnológico digital será um profissional ultrapassado.

Assim, percebemos a necessidade de reinventar-se, no sentido de absorver as mudanças tecnológicas, observando o avanço das tecnologias rumo a uma educação além-fronteiras. De acordo com Aragão (2007), há ainda muita resistência por parte do educador e do sistema que não avançaram significativamente com novas propostas de tecnologia  digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (231.3 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com