TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA MEDIAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO FORMATIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Por:   •  8/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DEPARTAMENTO DE PISCOLOGIA

ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

 

O PAPEL DA MEDIAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO FORMATIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Letícia Simões Silva

RESUMO

No mundo contemporâneo a mídia vem exercendo um papel importante, inclusive na orientação de pais acerca da educação de seus filhos. Nesta direção, esta pesquisa tem por objetivo investigar como a mídia, direcionada à orientação de pais, trata questões relacionadas à educação de crianças entre 0 a 05 anos. Para tanto serão analisados os  blogs mais acessados no ano de 2016 que abordam a temática. O fundamento teórico para analise serão os autores da teoria histórico-cultural. A pesquisa será bibliográfica. Para os estudos pesquisaremos em alguns autores sendo, Vygotsky (2001), Makarenko (1981), Saviani (2010), o conceito de mediação e sua importância no processo de desenvolvimento. Buscaremos com essa pesquisa compreender as discussões que giram em torno da formação humana em sua ontogênese.

Palavras chaves: Educação familiar, desenvolvimento infantil, mediação teoria Histórico-Cultural.

INTRODUÇÃO/PROBLEMATIZAÇÃO: 

        Entendemos que mediações com crianças são necessárias para orientá-las a viver em sociedade com comportamentos tipicamente humanos. Como objetiva Leontiev (2004, p.285) “Podemos dizer que cada individuo aprende a ser um homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade. É-lhe ainda preciso adquirir o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana.”

Deste modo, as mediações que os pares mais desenvolvidos, ou seja, os adultos fornecem para as crianças são extremamente importante no seu processo de desenvolvimento, primeiramente porque entendemos que a criança aprende por imitação, portanto, quando começa a conseguir realizar movimentos motores, tende a reproduzir o que adultos fazem, e depois com o tempo passa a ter percepção do mundo em sua volta, de seu corpo nesse ambiente e começa a desenvolver suas funções psíquicas. Passa a usar objetos para atingir determinados fins, a expressar seus pensamentos através da linguagem (verbal ou gestual), com o tempo inicia a escrita e assim vai se apropriando do que se tem construído culturalmente pelo homem.

Assim, entendemos que para falarmos em Educação, que é um tema tão importante para a sociedade, se faz necessário compreender o processo de desenvolvimento humano, observamos em experiências escolares que alguns adultos que não sabem como reagir em determinadas situações com crianças, acabam procurando nas mídias recursos para utilizarem na educação de seus filhos, e assim o que temos na TV, internet, revistas etc, tornam-se tendência e formação de opiniões para a população que os procuram, devido ser de fácil acesso e ter uma linguagem direcionada, a busca se torna interessante. Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo investigar como a mídia, em especifico os canais mais acessados da rede “youtube” direcionada à orientação de pais, com questões relacionadas à educação de crianças entre 0 a 05 anos. 

        Vygotsy em A construção do pensamento e da linguagem (2001) considera que aprendizagem é fonte de desenvolvimento, superando as teorias existentes em sua época, fala de conceitos espontâneos e conceitos científicos, que entendemos ser o ponto crucial para o processo de desenvolvimento, uma vez que os conceitos espontâneos são o que a criança conhece em sua concretude e através das mediações dos pares mais desenvolvidos, é que podem possibilitar avanços no psiquismo se distanciando da concretude se aproximando de abstratos, saindo do que é aparente e entendendo o que é a essência. Porém para que isso ocorra é necessário que o adulto entenda o que a criança já sabe, para aproximara-la de conhecimentos que são capazes de aprender. Assim o autor cita:

“Não se pode ensinar uma criança de um ano a ler. Não se pode começar a ensinar uma criança de três anos a escrever. Assim, a analise do processo psicológico de ensino consiste em elucidar o tipo de função e o grau de sua maturação necessários para viabilizar o ensino.” (VYGOTSKY, 2001, p.298)

        Nessa perspectiva, defendemos a importância de compreender o processo de desenvolvimento infantil para que façamos mediações assertivas com crianças em processo formativo. Portanto o presente estudo tem como norteador compreender e conceituar a mediação e sua importância, e refletir sobre os tipos de mediações que possuímos na contemporaneidade. Para isso, buscaremos na teoria Histórico-Cultural as suas contribuições para orientação familiar a fim de proporcionar a comunidade escolar e a quem possa interessar, os conhecimentos científicos acerca do tema, buscaremos ir além do que os blogs apresentam nas redes sociais.  

        Sabemos que Makarenko (1981) em “CONFERÊNCIAS SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL A. S. MAKARENKO” discute a temática Educação familiar, e em suas conferências aborda varias questões importantes, como: autoridade, disciplina, economia familiar, entre outras que poderá nos ajudar a refletir sobre as mediações com a criança pequena. Embora ele tenha realizado seus estudos em outro contexto, com o objetivo de formar um novo homem socialista para seu país, acreditamos que seus dizeres têm muito a contribuir com a pesquisa em questão, e nos possibilitar a refletir e responder nossa inquietação, o qual se torna: Qual a importância da mediação no processo de desenvolvimento formativo da criança? 

        O presente estudo se dedicará em responder essa questão, com a hipótese de que a Teoria Histórico-Cultural possa oferecer recursos teóricos para educação das crianças para compreenderem aspectos fundamentais do trabalho educativo. E assim contribuir com as pessoas que estão envolvidas nesse trabalho.

         

  OBJETIVOS

        Objetivo Geral:

Investigar como a mídia contemporânea direcionada à orientação de pais na educação infantil, relacionando com a importância da mediação de adultos no processo de desenvolvimento educativo da criança na perspectiva Histórico-Cultural. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com