TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA E A INCLUSÃO SOCIAL

Por:   •  9/6/2021  •  Artigo  •  3.421 Palavras (14 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES - SANTA CRUZ

MARA BEATRIZ ZIMMER

O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Caxias do Sul

2021

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES - SANTA CRUZ

MARA BEATRIZ ZIMMER

Matr.: ???????

O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Cândido Mendes como requisito para aprovação no curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial

Caxias do Sul

2021

MARA BEATRIZ ZIMMER

Matr.: ???????

O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Artigo apresentado à Universidade Candido Mendes em como requisito para a aprovação no curso de Pós-Graduação Pós-Graduação em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial

Nota: _____ Data: __/__/_____

_____________________________

Prof. ____________

 ____________________________

 Prof. ____________

____________________________

Prof. ____________

O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

                                                 Mara Beatriz Zimmer[1]

RESUMO

O ensino-aprendizagem da educação especial é um tema complexo dentro do sistema educacional brasileiro devido as inúmeras dificuldades na sua implantação e manejo nas escolas. Assim, buscando compreender esta realidade e encontrando este desafio no campo da atuação profissional, o presente estudo procurou explicitar a importância do papel do psicopedagogo no processo ensino-aprendizagem com ênfase em educação especial. Para essa coleta de dados foi feita uma pesquisa bibliográfica básica, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. As contribuições foram relevantes para uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem e educação especial, considerando suas limitações e possibilidades. Os resultados obtidos se deram através da análise de conteúdo, onde apontam que o ensino-aprendizagem e a educação especial dessas crianças são idealizadas pela escola, mas sua realização depende de uma ressignificação do profissional da psicopedagogia auxiliar nesta difícil tarefa. A intenção desta pesquisa não é somente apresentar uma crítica ao modelo ensino-aprendizagem e educação especial estudado, mas contribuir para a concretização.

Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais. Psicopedagogia. Ensino Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

No Brasil a educação inclusiva constitui uma metodologia de ensino com o intuito de garantir os direitos a educação para todas as pessoas, valorizando aqueles que tenham diferenças. É mais uma estratégia para assegurar os direitos humano.s Conforme a educação brasileira se transforma, em conjunto com o desenvolvimento tecnológico mundial, a escola regular se adapta para se tornar um local de crescimento para todos e para os portadores de necessidades especiais. A inclusão social acontece nas sociedades que mudaram suas concepções culturais, educacionais e políticas.

A Psicopedagogia para inclusão social surge para auxiliar os profissionais na aquisição de conhecimentos úteis no trabalho de educar quem tem uma diferença. Com isso há melhoramentos no acolhimento dos alunos e melhores condições de aprendizagem, de forma que todos tenham as mesmas oportunidades.

O ensino-aprendizagem e educação especial sempre foram temas de muita discussão no ambiente escolar. Ainda existem muito preconceito e discriminação em relação ao diferente, estando presente em todo lugar e, também, na sala de aula. Mas a sociedade está em constante transformação e o diferente e seus familiares lutam por espaços e oportunidades. Isso é um assunto bastante relevante devendo ser tratado pelos professores em sala de aula junto com os alunos e com seus pares profissionais. É salutar o estímulo das potencialidades dos alunos em todas as suas dimensões em contraposição ao reforço daquilo que lhe é problemático.

A Psicopedagogia é uma área de estudo bastante recente, existindo há aproximadamente 30 anos no Brasil, e tem por objetivo estudar, compreender e intervir na aprendizagem humana. Ao contrário do que o senso comum imagina, a Psicopedagogia não se restringe ao estudo das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem, mas a aprendizagem de um modo geral, seja no seu estado normal ou patológico. Além disso, todos os seres humanos, em qualquer faixa etária, podem fazer uso da Psicopedagogia para aprender de forma mais eficaz, ou compreender o seu próprio processo de aprendizagem. Desde o nascimento até a última respiração, as pessoas estão suscetíveis a alguma forma de aprendizagem. Então, a Psicopedagogia teria um limite de atuação? Ela está presente onde a aprendizagem acontece, ou seja, em todos os momentos e faixas etárias da vida. (SERRA, 2013, p. 05)

        A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina as competências gerais e específicas, as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam. (BRASIL, 2018)

Segundo a BNCC, o desenvolvimento de uma Base Comum para a educação brasileira é sem dúvida um grande avanço, pois pode possibilitar uma educação mais inclusiva que olha para o estudante especial e suas singularidades. O documento amplia as possibilidades para que as escolas procurem soluções e inovações para ensinar a todos, pois somente assim, de fato se constrói uma sociedade realmente inclusiva, que trabalha as potencialidades dos indivíduos. Para que ocorra uma educação inclusiva é preciso pensar no aluno como um todo e, nesse ponto, as garantias da aprendizagem das competências cognitivas, sociais e emocionais podem ter um ganho importante para o estudante com necessidades especiais. (BRASIL, 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com