TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DIDÁTICO PEDAGÓGIGO DO DIRETOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO ANO DE 2012.

Por:   •  1/5/2015  •  Monografia  •  5.661 Palavras (23 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

WILSON TEIXEIRA

O PAPEL DIDÁTICO PEDAGÓGIGO DO DIRETOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO ANO DE 2012.

São Paulo

2012


WILSON TEIXEIRA

O PAPEL DIDÁTICO PEDAGÓGIGO DO DIRETOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO ANO DE 2012.

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina introdução a pesquisa, do curso Gestão para o sucesso escolar da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Profª Rosangela Agnoletto.

São Paulo

2012


Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus que me possibilitou a vida. Aos meus pais e

aos seus sonhos, como também pelo empenho que eles tiveram para que eu pudesse estudar e transformar em um cidadão de bem.Também não posso me esquecer da minha esposa Graciete Silva Teixeira e da minha filha Lara Silva Teixeira, sempre compreensivas com a minha dedicação às leituras e a escrita da monografia.

Agradeço ainda a todos os colegas diretores de escola do curso gestão para o sucesso escolar, a todos os professores da Universidade Anhembi Morumbi que ao longo do curso através dos debates e trocas de ideias e experiências me deram base para a escrita desse trabalho.

Por fim, em especial agradeço a Profa. Rosangela Agnoletto, pela dedicação e paciência ao orientar a escrita desse trabalho.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

CAPÍTULO 1 TÍTULO        

1.1 Título        

1.1.1 Título        

1.1.1.1 Título        

CAPÍTULO 2 TÍTULO        

2.1 Título        

2.1.1 Título        

2.1.1.1 Título        

CAPÍTULO 3 TÍTULO        

3.1 Título        

3.1.1 Título        

3.1.1.1 Título        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO:

O diretor de escola tem um papel fundamental no sucesso ou fracasso da instituição de ensino que dirige. Pretendemos discutir com apoio de alguns teóricos e especialistas qual é o papel didático pedagógico do diretor de escola, qual é o seu lugar, qual é o seu campo de atuação dentro de uma unidade escolar, como deve agir o diretor de escola diante de um mundo complexo que reflete diretamente dentro da unidade escolar.

Pretendemos ainda discutir sobre formação de professores, qual é o papel didático pedagógico do diretor de escola, como ele pode ajudar o seu grupo de professores a fazer a sua formação continuada. Como o diretor de escola pode ajudar na elevação índices de Matemática e língua Portuguesa que vão mal nas avaliações externas. Como o diretor de escola pode ajudar os alunos que estão desmotivados, qual é o papel do diretor de escola diante de professores desmotivados casos que sofrem diante da indisciplina dos alunos. Acreditamos que podemos ajudar os professores e amenizarmos alguns desses problemas com a formação continuada em serviço de todo o grupo de professores.

Um ponto que também pretendemos também abordar nesse trabalho é como o diretor de escola deve lidar às mudanças tecnológicas que invadiram as escolas, como o diretor de escola deve lidar com a interdisciplinaridade. Com certeza são tarefas e atribuições árduas, pretendemos com apoio dos teóricos e com nossa prática discutir essas questões nesse trabalho de conclusão de curso.


Breve histórico e contextualização da Emef M Boi Mirim III

A Emef M Boi mirim III é uma escola nova que foi inaugurada em setembro de 2009. Está localizada na zona sul de São Paulo, mas especificamente no Jardim Ângela, área de grande vulnerabilidade social. A comunidade que assistimos é uma comunidade muito carente e que estão expostos a vários problemas sociais como tráfico de drogas, violência e criminalidade que afetam diretamente o cotidiano da nossa escola.

Atendemos atualmente quase 800 alunos que estão matriculados desde 0 1º ano ao 9º ano do ensino fundamental.

A nossa escola possui uma estrutura completa com 12 salas de aulas, 1 biblioteca, 1 sala de informática,1 sala de atendimento de SAAI, 1 sala que futuramente será nosso laboratório de ciências, 1 parquinho infantil, 1 sala de direção, 1 secretaria, 1 cozinha , 1 pátio, e 1 quadra poliesportiva coberta.

Quanto aos recursos humanos possuímos 50 educadores, 15 funcionários administrativos  entre auxiliares técnicos de educação direção, coordenação pedagógica e funcionários da secretaria, possuímos 10 faxineiras, 02 seguranças e 04 merendeiras totalizando quase 80 funcionários se somados todos os seguimentos.

A nossa escola por ser uma escola nova não tem vícios e nem as chamadas “panelinhas” de funcionários, aqui praticamos uma gestão democrática onde todos têm vez e voz no processo educativo. Sempre fazemos reuniões com os diversos segmentos da escola para que todos possam expor seus pontos de vista suas críticas e elogios. Talvez uma fragilidade de nosso grupo seja a falta de conhecimento ou entrosamento, pois ainda estamos nos conhecendo.

Alguns fatores externos que dificulta nosso trabalho são problemas sociais como pobreza, miséria, criminalidade, drogas, famílias sem estrutura que afetam diretamente o trabalho na escola.

TÍTULO:

O papel didático pedagógico do diretor de escola publica da prefeitura de São Paulo.

Esse capítulo tem por objetivo estabelecer uma interlocução com autores que atualmente tratam desta questão, visa ainda discutir o papel didático pedagógico do  Diretor e suas possibilidades de atuação dentro de seu campo de trabalho. Pretendo discutir com os interlocutores os quais escolhi qual é o lugar do Diretor da Escola, quais são as suas atribuições, qual seu papel diante da escola atual, qual seu papel diante de uma sociedade complexa e mutante que exige habilidades e competências   diante de situações complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (235.3 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com