TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA FEMININA

Por:   •  24/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  14.711 Palavras (59 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 59

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

MICARLA BENTO DE FREITAS

        

        

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA FEMININA

SANTO ANTÔNIO/RN

2021

MICARLA BENTO DE FREITAS

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA FEMININA

                                         

  1. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Serviço Social-EAD pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA.
  2. Orientador: Elane Maria Beserra Mendes

        

SANTO ANTÔNIO/RN

2021

“A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano”

João Paulo II

AGRADECIMENTOS

        A vida é composta por desafios e para enfrentar cada um deles, foi necessário sonhar. A partir destes foram traçadas metas que não teriam sido cumpridas se não tivessem o apoio da minha família.

         Partindo disso, finalizado mais uma etapa agradecendo primeiramente a Deus por sempre colocar tudo no seu devido lugar.

        Agradeço a minha família: meu esposo Edmilson e a minha filha Yasmim que me auxiliaram em cada momento difícil.

        Agradeço aos professores, pela dedicação e disponibilidade de transmitir cada conhecimento adquirido ao longo dessa jornada.

        E não menos importante, aos meus colegas de classe que foram essenciais para minha formação acadêmica, transmitindo sempre alegria.  

Obrigada a todos!

SUMÁRIO

01

 INTRODUÇÃO

06

02

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA FEMININA

09

2.1

 Aspectos conceituais

12

2.2

Tipologias

15

3

CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO Á VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

20

3.1

 O trabalho social é essencial ao serviço de proteção a mulher

23

3.2

A violência doméstica contra a mulher e a atuação do Assistente Social

25

4

A VIOLÊNCIA A MULHER COMO UMA QUESTÃO SAÚDE PÚBLICA

26

4.1

Redes de Atendimento Intersetorial

29

4.2

O trabalho do Assistente Social

30

5

CONSIDERAÇÕES FINAIS

37

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

1. INTRODUÇÃO

Diante das indagações da conclusão do curso de bacharelado em serviço social foi iniciada através de um projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar a atuação do assistente social em situações de violência doméstica feminina. Além desse objetivo geral, buscou-se descrever a violência doméstica feminina, bem como conhecer os dados estatísticos de violência doméstica nos anos de 2018 e 2019, e também reconhecer a rede de atendimento a mulher vítima de violência doméstica.

A técnica de pesquisa utilizada foi a de revisão bibliográfica, além de fazer uso de uma abordagem qualitativa buscando atender a conjectura central desse trabalho. A problemática da pesquisa é: Qual a atuação do assistente social em situações de violência doméstica feminina?

A presente pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica narrativa. Entende-se que os artigos de revisão narrativa são publicações amplas, apropriadas para descrever e discutir o desenvolvimento ou o "estado da arte" de um determinado assunto, sob ponto de vista teórico ou contextual (ROTHER, 2003). Segundo ainda a autora, as revisões narrativas não informam as fontes de informação utilizadas, a metodologia para busca das referências, nem os critérios utilizados na avaliação e seleção dos trabalhos. Constituem, basicamente, de análise da literatura publicada em livros, artigos de revista impressas e/ou eletrônicas na interpretação e análise crítica pessoal do autor.

É indispensável provocar a discussão desta temática, bem como a necessidade de endurecer as medidas de enfrentamento contra a violência doméstica. Diante do impacto e das consequências que o fenômeno da violência contra a mulher exerce no âmbito psicossocial, percebe-se a relevância das pesquisas sobre o contexto.

Consequentemente, posterior à leitura analítica, coube sistematizar as informações obtidas nas fontes de pesquisa para a apreensão do conhecimento das categorias trabalhadas e decorreu-se a leitura reflexiva e interpretativa dos textos, com a finalidade de conferir significados mais amplos dos resultados obtidos e relacionar as ideias expressas nas obras consultadas com o problema pesquisado e averiguar as discussões dos autores diante da temática exposta.

Faz necessário citar a definição da palavra violência, o termo violência diz respeito à espécie de força, uso da superioridade física sobre o outro. De causalidade complexa, o fenômeno relaciona-se a costumes e normas sociais que podem aprová-lo ou desaprová-lo, de acordo com épocas, locais e circunstâncias conforme Bhona, Lourenço e Brum (2011).

A priori, é importante mencionar alguns conceitos básicos relacionados com a lei para melhor entendimento da violência contra a mulher. O conceito legal de violência doméstica e familiar diz respeito a ação e omissão estabelecida pelo gênero que provoque morte, lesão, sofrimento (físicos, sexuais ou psicológicos) e o dano moral ou patrimonial (NUCCI, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (96.3 Kb)   pdf (288.2 Kb)   docx (69.5 Kb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com