TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DOM PEDRO II – SERGIPE[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Portaria Nº 197, de 04 de outubro de 2012

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR.

Lagarto - SE

2018

NAYANE NERES SANTANA FONTES

COORDENADOR PEDAGÓGICO: Função, rotina e prática

Trabalho apresentado à disciplina Pesquisa em Educação, do Curso de Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II – Sergipe, como pré-requisito para obtenção de nota parcial da II Unidade.

Orientação: Prof. Me. Jonielton Oliveira Dantas

        Lagarto - SE

2018

AMADO, Cybele. Coordenador pedagógico: função, rotina e prática /elaboradoras 1º Ed. Palmeiras, BA : Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012.

Palavras-chaves: Aluno. Escola. Funções. Coordenador Pedagógico. Professor.

O Coordenador Pedagógico deve ter espírito de liderança, comprometido, comunicativo, agregador, que tenha entusiasmo e trabalhe com prazer, transmitindo esse prazer a equipe de professores e aos demais membros da comunidade escolar, que saiba interagir com humildade e abertura ao diálogo, de modo a facilitar a boa convivência e a dinâmica do processo educativo, mantendo um bom relacionamento com a equipe escolar, pais e alunos. “O CP deve estabelecer uma relação com os professores que permita discutir abertamente os desafios da sala de aula.” (p. 29)

O Coordenador Pedagógico é um professor que, por alguma razão, passa a ocupar esse posto na escola, ele realiza múltiplas atividades, que vão desde pedagógicas até aquelas administrativo-burocráticas, que se caracterizam como serviços gerais. Dentre as que não estão previstas no regimento escolar, no entanto, a função que esta em primeiro lugar é a substituição de professores faltosos, impedindo-o de cumprir suas reais funções junto aos professores. “É comum observarmos o CP sendo engolido pelo cotidiano, dedicando boa parte do seu tempo à resolução de problemas emergenciais. No entanto, como seu papel principal é ajudar na formação dos professores e na gestão pedagógica da escola, a proposta é que, aos poucos, ele possa redesenhar suas funções, legitimando-se como formador e parceiro dos professores.” (p. 32)

Sua atuação é considerada importante, sobretudo para o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico da escola, destacando-se o currículo, o direcionamento do trabalho docente e apoio aos professores, sem esquecer a importante função de promover a formação continuada dos professores e a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Também faz parte de suas funções atuar como mediadores das relações, especialmente entre educadores e crianças, sem deixar de lado as relações com a equipe gestora e a relação dos educadores entre si. “Na construção do PPP, o CP e os demais profissionais reveem historicamente o papel da escola, mediando as relações pedagógicas entre professor, aluno, currículo, metodologia, processo de avaliação e de ensino e aprendizagem, à luz de uma concepção de educação voltada a um projeto de sociedade.” (p. 38)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com