TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ORIENTADOR ESCOLAR

Por:   •  21/10/2017  •  Monografia  •  3.035 Palavras (13 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

O PAPEL DO ORIENTADOR ESCOLAR

CURITIBA/PR

2016


FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

SIMONE CAROLINE BIERSTEKER

O PAPEL DO ORIENTADOR ESCOLAR

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Gestão Escolar com Ênfase em Orientação Escolar, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

Orientador: Arnaldo Ricardo da Silva Amorim

CURITIBA/PR

2016


FOLHA DE APROVAÇÃO

SIMONE CAROLINE BIERSTEKER

O PAPEL DO ORIENTADOR ESCOLAR

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Gestão Escolar com Ênfase em Orientação Escolar conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

Orientador: Arnaldo Ricardo da Silva Amorim

Aprovado(a) em: _____/_____/_______

Examinadores:

Prof. (Esp/Me/Dr.) ____________________________________________________

Instituição: ___________________________ Assinatura: _____________________

Prof. (Esp/Me/Dr.) ____________________________________________________

Instituição: ___________________________ Assinatura: _____________________

Prof. (Esp/Me/Dr.) ____________________________________________________

Instituição: ___________________________ Assinatura: _____________________


RESUMO 

Este trabalho visa propor a reflexão sobre o papel do Orientador escolar nos dias atuais. Brevemente veremos um histórico sobre a Orientação Escolar no Brasil e sua atuação em tempos e espaços específicos chegando ao papel que exerce hoje no cotidiano escolar. Na prática pedagógica percebe-se uma carência de conhecimento da real função do papel do pedagogo como Orientador Educacional. Neste trabalho busca-se de modo simples e prático entender a atuação do pedagogo como Orientador Educacional, principalmente no âmbito educacional e escolar. Compreender a construção histórica da função, os papeis assumidos e as modificações legais dentro de contextos históricos específicos,  a globalização, os questionamentos e desafios históricas  atuais que influenciam o saber, o ser humano que se quer formar dentro do contexto social. Enfim, busca-se pensar na construção de um aluno que saiba atuar como cidadão. Estes são alguns dos desafios encontrados na função de Orientação Escolar que precisam ser levados em conta para que este profissional possa exercer sua função com sucesso e alcançar os objetivos propostos.  

Palavras chave: Orientação Educacional, Cidadania, Motivação, Competência.

1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho busca refletir a função do Orientador Escolar em nosso país. Este profissional passou por vários papéis e hoje é necessário compreender e resignificar sua atuação principalmente no âmbito escolar.

        Para compreender como desenvolveu-se este processo é preciso repensar os momentos históricos vividos no país e suas consequências no campo de atuação do Orientador Escolar frente as mudanças exigidas na educação como um todo.

Este profissional, que atua além das paredes escolares, passa por vários movimentos históricos e assume funções e papéis diversos. Foi o responsável pelo  aconselhamento vocacional, pela preparação do aluno para o mercado de trabalho, cumpriu exigências especificas na divisão do trabalho pedagógico assumindo o enfoque clinico terapêutico, depois volta a atender a coletividade de alunos com apoio de profissionais da psicologia (...) até chegar ao enfoque atual da profissão onde busca o desenvolvimento de habilidades especificas dos educandos para enfrentar as necessidades atuais do mundo em que vivemos.

Em seguida, este trabalho procura refletir sobre o papel do Orientador Escolar na realidade escolar: organizando os processos pedagógicos, espaços de discussão e participação, também pela contribuição das ciências da Psicologia da Educação, Sociologia e Filosofia e na pratica pedagógica.  

Partindo do contexto social, tecnológico e da globalização é repensada a função do Orientador Educacional quanto à construção do cidadão democrático nos dias de hoje.

Como objetivos busca-se compreender o contexto histórico da construção da função do Orientador Educacional para entender quem foi e quem é hoje este profissional. A partir desse processo, é preciso refletir a sua atuação através de atitudes práticas no contexto educacional. E por fim esclarecer a função atual deste profissional, sua importância, e seu objetivo para a construção do cidadão na sociedade atual.  

2. BREVE HISTÓRICO DA ORIENTADOR EDUCACIONAL NO BRASIL 

Até meados de 1920, a função do Orientador Educacional era baseada em atitudes esparsas e isoladas, voltada à moral religiosa o cunho era de aconselhamento.  A partir de 1920 com o inchaço das cidades pelo desenvolvimento industrial, surge a necessidade de mão de obra especializada voltada ao trabalho. Neste período o Orientador Educacional assume o papel de aconselhamento vocacional.  

Surge em 1942 e 1946 as Leis Orgânicas, outorgadas no Estado Novo durante o governo provisório, com objetivo de reformar e padronizar o sistema educacional voltado ao trabalho, constituíram marcos na Orientador Educacional voltada à formação para o trabalho. Essas “Leis” conhecidas como a Reforma Capanema, marcaram o desenvolvimento da Orientação Educacional preocupando-se com a qualificação profissional voltado ao setor político-econômico e à formação do educando (trabalhador). Criou-se nessa época o SENAI e SENAC. A Orientação Educacional foi legalmente instituída e obrigatória no ensino secundário.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (185.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com