TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS PARA O PERÍODO DE QUARENTENA

Por:   •  9/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CAMPUS SÃO LUIS DE MONTES BELOS

CURSO DE PEDAGOGIA - 3° PERIODO

AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

ERLY KIEL

MAYARA STEFANY DE SOUSA

PLANEJAMENTO DE AULAS NÃO PRESECIAIS PARA O PERÍODO DE QUARENTENA

SÃO LUIS DE MONTES BELOS

ABRIL/2020

MAYARA STEFANY DE SOUSA

PLANEJAMENTO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS PARA O PERÍODO DE QUARENTENA

Atividades respondidas a partir da leitura do artigo: Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso, do livro de Luiz Carlos Cagliari A Alfabetização e Linguística e do livro A língua de Eulália: novela sociolinguística - Marcos Bagno.

SÃO LUIS DE MONTES BELOS

ABRIL/2020

Aula1

Defina linguagem e língua (estabeleça uma relação delas com seus surgimentos)

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, exemplo a pintura, a música e a dança. Existem duas teorias que tentam explicar o seu surgimento a teorias continuidade baseada na ideia de que uma linguagem é algo tão complexo que não se pode imaginar que simplesmente tenha surgido do nada na sua forma final e a teoria descontinuidade que fala que a linguagem é uma característica única de modo que não pode ser comparada a qualquer coisa encontrada entre os não humanos e deve ter aparecido bem subitamente durante a evolução humana. A linguagem em si define-se em dois tipos: a linguagem verbal, e a linguagem não verbal.

A língua é um conjunto organizado de sons e gestos que possibilitam a comunicação, podem se manifestar de forma oral ou gestual, como placas, símbolos e como a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Surgiu por meio da linguagem e é usada por indivíduos de uma determinada comunidade para se comunicarem.

.

Aula 2

Discuta o que é som e fonema. Discuta também como surgiu os sons articulados/ fonemas e também como se deu o processo de interação e construção da linguagem articulada. Pode desenhar o aparelho fonador.

Fonema é um som produzido por falantes de uma determinada língua e é a menor unidade de som, o som de cada letra, dentro de uma palavra temos vários sons, serve para dar um significado diferente de uma palavra para outra, exemplo: bala-bola, bala-fala. Podem ser classificados por vogais, semivogais e consoantes.

Sons são uma vibração que transmitido pelo ar chega aos nossos ouvidos e são interpretados pelo cérebro que articulados e combinados, constituem as sílabas, as palavras e a frase, na comunicação oral. A interação e a linguagem são elementos que se completam a partir da capacidade de interagir com o outro por meio da linguagem.

Esta é a representação do aparelho fonador:

[pic 1]

Aula 3

Discuta a teoria interacionista e inatista.

A teoria interacionista acreditam numa complexa combinação de influências que podem favorecer o processo de aprendizagem. aprendizagem e desenvolvimento se relacionam, se misturam e se completam, sendo ao indivíduo a responsabilidade de sua aprendizagem.
Os principais teóricos do interacionismo são: Piaget, Vygotsky.

A visão inatista é uma tendência racionalista que defende que os seres humanos nascem programados biologicamente para falar, a linguagem se desenvolve naturalmente nas crianças e o ambiente apenas contribui, a inteligência seria um dom, já trazida desde o momento do nascimento que cresce em todos os momentos no dia-a-dia.

Aula 4

No texto de Cagliari, discuta a aquisição da linguagem sob a ótica da sociolinguística.

No texto o autor apresenta que todas as variedades estruturais das linguísticas são perfeitas e completas, o que diferenciam são os fatores sociais, os dialetos apesar de semelhantes apresentam como línguas especificas, na medida que se diferenciam são reconhecidos como língua diferente, um exemplo o Latim. Cagliari nos diz que é na sala de aula que o aluno deve estar sempre preparado para o mundo e que a aquisição da capacidade de ler é mais importante do que a de escrever, tudo o que é ensinado na escola está relacionada à prática de ler seja qual for a matéria. Também nos apresenta dois tipos de leitura, a leitura de um mundo e a leitura linguística, cabe a escola formar os leitores capazes de decodificar textos, o sociolinguístico por sua vez tem como objetivo o estudo de se mesmo e do ambiente externo em que o indivíduo está inserido, sócio vem de sociedade. Cada professor, aluno e escola possui um ritmo diferente a escola tem que saber diferenciar que cada aluno aprende de uma maneira, a língua materna é uma das primeira língua que aprendemos quando nascemos e a linguagem é a primeira forma de socialização da criança essa socialização ocorre de forma implícita e por meio de participação e de interações verbais, através da linguagem a criança tem acesso a tudo da sua cultura os seus conhecimentos, essa linguagem é por meio de choro pequenos gestos ela tenta se comunicar nos primeiros anos de vida, após isso ela começa aprender as primeiras sílabas, as primeiras palavras e e por fim consegue compreender e criar as frases e depois de um longo e difícil processo de aprendizagem a criança se torna um adulto comunicativo, isso caso não haja algum problema físico no aparelho fonador dessa criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com