TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO

Por:   •  27/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

Plano Educacional Individualizado (PEI): uma ferramenta na prática pedagógica

O QUE É O PEI?

Atualmente, ainda é notória a dificuldade da maioria dos professores em lidar com alunos que exigem necessidades educacionais diferenciadas, como por exemplo, aqueles que apresentem dificuldades ou transtornos de aprendizagem ou algum tipo de deficiência intelectual. É necessário observar cada uma dessas crianças de forma individual, afinal, cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem e suas dificuldades específicas que poderão ser observadas pelo professor dentro da sala de aula.

Antes de fazer um PEI o professor deve avaliar o aluno em suas particularidades, com o objetivo de identificar as habilidades, potencialidades e a conteúdos que o aluno domine previamente, assim servirá também para identificar suas dificuldades, pontos que necessitem de melhorias e conteúdo que ainda não conseguiu dominar.

No PEI não há apenas a possibilidade de trabalhar metas de conteúdos, mas também podem ser trabalhadas metas diárias ou de socialização, principalmente naqueles casos em que o aluno esteja dentro do Espectro Autista, buscando uma rotina de socialização. Exemplos de habilidades diárias: Vestuário, aparência, organização de pertences pessoais, lidar com dinheiro, locomoção (a pé/ônibus) etc. Também podem ser trabalhadas habilidades motoras/físicas como coordenação olho/mão, equilíbrio, natação, jogar bola, andar de bicicleta, entre outros.

Resumidamente, no PEI devem ser colocadas metas para que o aluno as atinja e ele deverá ser reavaliado periodicamente (segundo a literatura e pesquisas científicas, o ideal seria mensalmente), mas muitos professores o fazem bimestralmente.

Exemplo: CONTEÚDO APLICADO

                                                                ESTRATÉGIA UTILIZADA

Português - Interpretação de textos e leitura

Utilizar interpretação de imagens, fazendo perguntas. Ex: quantas pessoas estão na foto?

Matemática - Contagem

Utilizar figuras para representar números/quantidades, fazer pareamento FIGURAS + QUANTIDADE.

Vida diária

Fazer uso dos materiais escolares corretamente.

importante ressaltar que este é um quadro exemplificativo!

Cada PEI é elaborado de acordo com as habilidades do aluno. No registro devem constar TODOS os resultados obtidos com a aplicação das estratégias traçadas.

É de extrema importância que a escola apresente um “termo de ciência” ao responsável/familiar do aluno, afim de que ele seja informado e orientado com relação a todo o processo de aprendizagem. Anexamos um modelo de termo de ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com