TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRAZER DA LEITURA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  1/10/2018  •  Ensaio  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

O PRAZER DA LEITURA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Edivania S. dos Santos (UVA)

santos.edivania01@gmail.com

Izabel Laene Rodrigues Mota (UVA)

laene.mota@hotmail.com

Mª do Livramento C. da Costa (UVA)

mentinha.costa98@gmail.com

Sebastiana Julia S. Damasceno (UVA)

julia.sousaa20@gmail.com

Palavras-chaves:Tecnologia. Leitura. Informação

1. Introdução

O ato de ler faz parte do processo de crescimento intelectual do individuo, é um exercício para o cérebro, através da leitura é possível ser transportado para lugares inacessíveis visto que é possível estimular a imaginação para criar imagens, vozes, sons,costumes, culturas e tudo mais que a mente for capaz de desenvolver nesse mundo ilimitado.

Segundo Freire (1989), não é caminhar sobre as letras, mas interpretar o mundo e poder lançar sua palavra sobre ele, interferir no mundo pela ação. Ler é tomar consciência. A leitura é antes de tudo uma interpretação do mundo em que se vive.

O presente texto aborda o tema sobre os hábitos de leitura frente das novas tecnologias, onde foi realizada uma pesquisa com diferentes faixas etárias com o objetivo de buscar respostas sobre a atual preferência entre o livro físico e o livro digital. O acesso fácil a informação tem modificado a sociedade e não seria diferente no acesso a leitura e a escrita, em contra partida a uma preferência pelo o livro impresso pelo fator cultural, além de serem menos cansativos do que os digitais é um habito bem prazeroso que cultiva novas experiências.

2. Metodologia

A pesquisa foi desenvolvida nas cidades de Sobral, Granja, Ubajara, Cariré, Massapê e nas Localidades de Taperuaba, Vassouras, Bilheira e Boa Vista, durante os dias 26 de abril a10 maio de 2017, o instrumento de trabalho utilizado para a coleta de dados foi um inquérito de nove perguntas subjetivas sobre a leitura, para a obtenção de dados que permitissem um estudo sobre o tema proposto, a pesquisa foi desenvolvida com 183 pessoas entre o sexo masculino e feminino e em diferentes faixas etárias de seis até mais de sessenta anos.

Foram utilizadas ferramentas tecnológicos para realização de alguns inquéritos, como Whatsapp e o facebook, o que facilitou para uma maior agilidade e abrangência dos questionários, obviamente as pesquisas feitas pessoalmente foram de extrema importância, pois o contato pessoal com o entrevistado proporcionou uma maior facilidade nas interpretações.

Após a coleta dos dados fez-se um levantamento das perguntas e respostas das pessoas pesquisadas de modo que fosse feito uma analise sobre os hábitos de leitura, suas preferências pessoais no tempo livre, a motivação pela leitura influencia da leitura dentro do contexto educacional ou o que o distanciou do desejo e gosto pelos livros e a preferência pelo livro físico ou digital e de como ter acesso ao livro.

 Os dados foram analisados de forma quantitativa e a partir dos conteúdos obtidos e interpretados iniciou-se o processo mais especifico da analise reflexiva sobre a preferência pelo livro físico ou digital, no qual o público alvo da analise foram homens e mulheres nas faixas etárias entre 21 a 30 anos pelo fato de fazer parte de uma geração que cresceu acompanhando a grande evolução tecnológica, dos 15 homens e 15 mulheres pesquisadas 70% dos homens preferem os livros físicos e 79% das mulheres optam pela mesma preferência.

“Uma recente pesquisa da American University, em Washington DC, Estados Unidos, mostra que mesmo hoje, com a possibilidade de leitura em várias plataformas digitais, como smartphones e tablets, e a forte presença dessa tecnologia na vida dos jovens, o livro de papel segue firme e forte entre os estudantes universitários, no que se refere à preferência. Naomi Baron, professora de linguística da universidade, descobriu que 92%dos universitários preferem os livros impressos aos digitais para leituras sérias”(Exame,16 fev.2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com