TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO, A INCLUSÃO DIGITAL E O TRABALHO NO EJA

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.190 Palavras (25 Páginas)  •  3.018 Visualizações

Página 1 de 25

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO, A INCLUSÃO

DIGITAL E O TRABALHO NO EJA

Franciane de Abreu Carneiro 1

Lucimeiry Andrade dos Santos Silva 2

Maria Paula Nogueira Nice 3

Naira Silva de Assis Gomes 4

Tutor: Edson Nicácio 5

RESUMO

O presente trabalho possui como idéia central expor sobre a Educação de Jovens e Adultos, discutir fatores como o processo de avaliação, a inclusão digital e questões sobre oportunidades de trabalho. Porém, antes de abrir qualquer tipo de discussão e necessário primeiro conhecer sobre os sujeitos no qual estamos tratando, sujeitos esses que por algum motivo precisaram desistir dos estudos ou até mesmo nem começar, falamos de pessoas que estão em busca de novas oportunidades. Pensando nisso, neste Paper iremos apresentar a cerca do EJA como modalidade de suma importância para o processo de inclusão social, em seguida trataremos sobre as leis que fundamentam essa modalidade. Também será discutido a respeito do processo de avaliação refletindo sobre os pontos positivos e negativos e logo após será feito uma reflexão sobre inclusão digital defendendo a introdução do conhecimento tecnológico para esse tipo de ensino, buscando assim incluí-los dentro do contexto atual. Por fim, avaliar a questão do trabalho e oportunidades oferecidas. Nessa perspectiva, nosso trabalho torna-se pertinente a comunidade acadêmica e comunidade em geral por tratar sobre assuntos importantes como educação e inclusão.

palavras-chave: Avaliação. Educação. EJA.

  1. INTRODUÇÃO

A educação de jovens e adultos EJA é uma modalidade de ensino onde destinada à aqueles que por alguma razão se afastaram dos estudos e a eles estão retornando. Jovens e adultos que não tiveram acesso ou que por algum motivo não puderam concluir o ensino na idade própria. É um curso ofertado a jovens a partir dos 15 anos de idade, pela secretaria de educação, presencial ou a distância.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.304, de 1996, no artigo 37, evidencia preocupação em garantir a continuidade e acesso aos estudos nas suas etapas fundamental e médio, por aqueles que não tiveram oportunidade em idade própria. O parecer CEB/2000 regulamentou “As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos’’ (CEB nº 11/2000, aprovado em 10 de maio de 2000.), preconiza que a EJA então não possui mais a função de suprir somente a escolaridade perdida, mas sim a função reparadora, qualificadora e equalizadora, e é garantida dessa forma na legislação.

A EJA– educação de jovens e adultos apresenta muitos desafios, principalmente por ser uma alternativa para minimizar o problema de exclusão social. Fundamentado no educador Paulo Freire que foi o responsável pelo método que consiste na proposta de alfabetização de jovens e adultos. Freire toma a conceito de cultura, como essencial para introduzir uma concepção de educação que seja capaz de desenvolver a impaciência, a vivacidade, os estados de procura da invenção e da reivindicação. Ao falar do humano busca sempre o seu sentido filosófico, antropológico, e não puramente biológico do termo. No sentido de Antropologia, isto é, o discurso que diz respeito ao ser humano. Sendo assim a EJA deve contemplar Ações pedagógicas que venham dar subsídios teóricos práticos ao professor, buscando atender a essa clientela com características distintas.

O papel do professor na EJA-educação de jovens e adultos, é de grande importância no processo de reingresso do aluno às turmas, é de suma importância o perfil do docente no sucesso de aprendizagem do aluno adulto, para muitos o professor é um modelo a seguir. O conhecimento modifica o homem, assim considera-se que a EJA-educação de jovens e adultos, é capaz de mudar significativamente a vida de uma pessoa, traz oportunidades para conviver em uma sociedade democrática, justa e igualitária com direitos e também deveres. No Brasil tem sido estratégia de exclusão da desigualdade social, a realidade do aluno, é algo fundamental e deve ser conhecido pelo professor, em especial aquele que leciona para essa modalidade de ensino.

O interesse de estudo dessa pesquisa é investigar a metodologia aplicada por professores na educação de jovens e adultos, com intuito de identificar as contribuições de educadores como Paulo Freire na prática pedagógica, no trabalho docente, o que tem refletido na vida do educando, e como é orientada essa modalidade de ensino. A pesquisa tem como foco principal os docentes da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos no Brasil de como tudo começou seus processos de avaliações de como o EJA se enquadrou no processo de inclusão digital e os educadores que se comprometem com a Educação de Jovens e Adultos. Esses educadores devem ser comprometidos com a aprendizagem dessas pessoas, adequando métodos incessantemente cada vez mais relacionados à realidade do público que estão trabalhando, inserindo no currículo a realidade do aluno, como destaca esse pensador: “Não há razão para se envergonhar por desconhecer algo, testemunhar a abertura dos outros, a disponibilidade curiosa à vida, a seus desafios, são saberes necessários à prática educativa” (FREIRE, 1999, p. 153).

Os professores da EJA-educação de jovens e adultos, precisam se adaptar as novas mudanças, como a de receber em sua sala de aula alunos com mais idade, e que ainda não sabem ler, a escola, portanto não pode ignorar esses alunos. Embora essa modalidade de ensino seja oferecida gratuitamente e garantida pela legislação não quer dizer que atenda as exigências específicas. A educação é complexa, ainda com muitas dificuldades em relacionar teoria e prática. Diante desse universo educacional tão diversificado e heterogêneo é comum muitos professores por estarem inseridos nesse cotidiano escolar, retratarem uma realidade de insegurança, medo, angustia e de se sentirem incapazes de dar conta de um processo de ensino\aprendizagem de qualidade, transformador, pois como profissionais foram preparados para trabalhar com a homogeneidade com uma escola única e igual para todos, com os mesmos currículos, métodos, normas e provas.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 O QUE SIGNIFICA O EJA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA

O EJA educação de jovens e adultos é uma modalidade do ensino fundamental e do ensino médio, que possibilita a oportunidade para muitas pessoas que não tiveram acesso ao conhecimento em idade própria dando oportunidade para jovens e adultos iniciar e /ou dar continuidade aos seus estudos, é, portanto, uma modalidade de ensino que visa garantir um direito àqueles que foram excluídos dos bancos escolares ou que não tiveram oportunidade de acessá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (89.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com