TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DÉBORA ELIZA RODRIGUES

RU: 2862735

  1. Tema

A Construção do Processo de Aprendizagem na Educação Infantil

 e a reorganização da prática pedagógica do professor através do lúdico.

  1. Problema

Como  a metodologia da construção do processo de ensino aprendizagem na educação infantil, numa pratica pedagógica prazerosa do conhecimento, pode contribuir para o desenvolvimento de sua personalidade e de seu caráter enquanto criança?

  1. Justificativa

O tema pesquisado foi pensado depois de questões levantadas ao longo da formação acadêmica do pesquisador na graduação em Licenciatura em Pedagogia. Durante o estágio na educação infantil e algumas observações feitas  notou-se a grande preocupação dos pesquisadores da área de educação pelo tema da construção de aprendizagem na educação infantil por planos de pesquisas, pois depois d uma pandemia muitas crianças se tornaram individualista e solitárias. Esse comportamento é preocupante, pois as crianças encontram dificuldades em se socializar com as demais.

Através dessa pesquisa pretende-se colaborar para que os docentes possam refletir sobre suas práticas pedagógicas desenvolvendo nos educando o conhecimento e a construção do processo de ensino e aprendizagem através de atividades lúdicas e construtivas.

  1. Objetivos
  • OBJETIVO GERAL:

Identificar os conhecimentos existentes sobre a construção do processo de aprendizagem na Educação Infantil através atividades lúdicas e de teorias dos diversos estudiosos para um melhor desenvolvimentos dos alunos.

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

        Analisar aspectos teóricos da construção do processo de aprendizagem na educação infantil através do lúdico.

        Reafirmar a necessidade de alterar o modelo de escola hoje, com objetivo de esta ajudar o aluno a enfrentar o momento de reconstrução e significação de se socializar.

  1. Metodologia

Para desenvolver o presente trabalho será usada a pesquisa utilizando fontes bibliográficas e documentais, conforme orientação da instituição de ensino, diante da complexidade e exigências de uma pesquisa de campo.

As fontes serão utilizadas para descrever, analisar e reafirmar a importância do tema escolhido e nos quais se espera conseguir confirmar as premissas estabelecidas.

Os resultados a serem obtidos com a pesquisa não são passiveis de medição numérica, haja vista o caráter subjetivo da pesquisa. Os questionamentos e as críticas feitos às fontes servirá para que o pesquisador consiga obter respostas novas em fontes “velhas”.

  1. Revisão bibliográfica/ Estado da arte

Esta pesquisa tem como base três autores que contribuíram muito  para a evolução do processo ensino aprendizagem na educação infantil.

A teoria de Bruner é pautada na participação ativa da criança no processo de aprendizagem por investigação, que leva a uma descoberta. Sua teoria explora o desenvolvimento da criança e um ensino no formato de um currículo em espiral.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (273.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com