TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO – BRINQUEDOTECA

Por:   •  15/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO – BRINQUEDOTECA

Objetivo

• Proporcionar um espaço lúdico para que cada criança possa explorar suas potencialidades;

• Buscar o desenvolvimento pleno de cada uma das crianças;

• Estimular a interação das crianças com o meio e com os coleguinhas;

• Estimular as crianças ao brincar.

Justificativa

Este projeto busca a inserção de uma Brinquedoteca no espaço desta instituição educacional.  A brinquedoteca proporciona um processo de aprendizagem e desenvolvimento através da ludicidade, sendo assim, nosso objetivo é elaborar um espaço onde as crianças brinquem e desenvolvam suas inteligências múltiplas de acordo com etapa em que se encontram.

O brincar é um direito de toda criança. E é por meio de brincadeiras que as crianças desenvolvem a interação com os outros, desenvolvem a curiosidade, a criatividade, o autoconhecimento, a empatia, a sensibilidade, a coordenação motora, o raciocínio, os sentidos, o trabalho em equipe, noção de regras e estabelece laços afetivos. É muito importante sabermos que a ludicidade é indispensável para a aprendizagem e que a brinquedoteca é um espaço voltado para que isso ocorra, pois é nela que o lúdico será trabalhado por meio de brinquedos e brincadeiras.

Grandes profissionais da educação e do estudo da criança e da infância como Vygotsky, Wallon, Piaget e Rubem Alves, afirmam em suas teorias que o brincar é um ato onde a criança está se desenvolvendo cognitivamente, estabelecendo interações professor-aluno, aluno-aluno e, principalmente, com o mundo ao seu redor, onde o brincar também pode servir como uma terapia e ajuda para que a criança consiga suportar e enfrentar situações e problemas do cotidiano seja em casa ou no ambiente escolar. Ainda quanto aos teóricos, podemos avaliar o período da motricidade descrito por Wallon onde afirma que o pensamento está ligado ao movimento e, segundo Piaget, a fase das representações é o momento onde o imaginário da criança está em alta.

Desta perspectiva é possível dizer que a brinquedoteca é um item essencial para as escolas que trabalham com o desempenho infantil e que manterá este foco, não apenas para as crianças brincarem, mas para que se desenvolvam cognitivamente e socialmente através das brincadeiras.

Espaço

A brinquedoteca será estruturada em uma sala de aula adaptada, sala esta que está à disposição de qualquer trabalho pedagógico.

Será realizado um acordo firmado entre os conselhos existentes na unidade escolar (gestão, professores, pais e comunidade) de que o projeto não poderá ser retirado da sala estipulada em menos de 01 (um) ano, para que ocorra a análise necessária de desenvolvimento dos alunos.

Materiais e Estruturação

Iremos pedir apoio da comunidade no envio de diversos materiais como:

• Sucatas (caixas de papelão, cd’s, garrafas pet, etc);

• Tintas de parede (que estão sem utilização);

• Pallets e caixas de madeira;

• Roupas e fantasias usadas (em bom estado);

• Brinquedos usados (em bom estado).

Os professores irão incorporar em seu planejamento a elaboração de brinquedos de sucata com os materiais enviados pela comunidade, afim de fazer com que os alunos participem da elaboração da Brinquedoteca e deem mais valor aos materiais ali alocados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com