TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO AS BRINQUEDOTECA

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  1.739 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA JUNDIAÍ

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

ANA BEATRIZ DA S. GOMES                     RA: 8062801773

JANAINA ANGÉLICA FIRMINO                  RA:9897526645

                           MARISA CAROLINE GOMES                   RA: 9025445990

TAMARA AP.  DOS SANTOS BRAZ       RA:7304545981

PROFESSORA: ERICA MENEZES

JUNDIAÍ 2015

ETAPA 1

Quais as características do brincar espontâneo?

 Froebel apud Blow (1911) introduz o brincar para educar e desenvolver a criança. Sua teoria metafísica pressupõe que o brincar permite o estabelecimento de relações entre objetos culturais e a natureza, unificados pelo mundo espiritual. Froebel concebe o brincar como atividade livre e espontânea, responsável pelo desenvolvimento físico, moral, cognitivo.

Com isso pode se concluir, que qualquer brincadeira, onde a criança tenha a possiblidade de escolha, socialização e aprendizagem durante o brincar se torna espontânea.

Como o ambiente lúdico poderá ser um incentivador da aprendizagem e do desenvolvimento infantil?

Toda criança passa por fases e etapas de desenvolvimento humano, lembrando que cada uma tem seu ritmo, com esse desenvolvimento a criança faz parte de um meio, no qual adquire experiências, e com elas vivencia diversas situações com as quais aprende dia a dia, a partir do lúdico é possível prever ações das crianças, diagnosticar comportamentos, descobrindo o porquê de cada ação, mediando e intervindo quando necessário, tudo isso se torna relevante pois a criança deve ter o lúdico como algo espontâneo, cabe ao educador o planejamento de possibilidades dentro da ludicidade as quais ampliem situações cotidianas, aliando o lúdico a conteúdos de aprendizagem, despertando assim o desejo e o gosto pelo aprender sendo assim uma proposto significativa no desenvolvimento infantil.

Qual a importância da existência de uma brinquedoteca em uma instituição de educação infantil?

Segundo Kishimoto, Brinquedotecas são equipamentos culturais importantes que devem permanecer fora dos recintos escolares. A escola deve dispor de brinquedos em todas as salas sem que se use a denominação “brinquedoteca”. Esse termo deve ficar restrito a equipamento fora dos domínios escolares, destinado à educação informal, como existe em todos os países.

Dessa forma, pode ser entender, que os brinquedos e todos outros recursos, que possibilitem a brincadeira e a imaginação, devem estar em todas as partes da escola, de maneira a oferecer sempre possibilidades de ludicidade as crianças. A sala de aula com apenas, cadeiras e mesas, não é uma potência no aprendizado, pois na infância a mola propulsora para o estimulo do aprender é o brincar.

 A IMPORTANCIA DO BRINCAR E DA BRINQUEDOTECA

O brincar se torna importante e necessário na educação infantil, visto que o processo de desenvolvimento cognitivo, social, motor e cultural da criança se enriquece através do brincar. Assim o Lúdico se torna extremamente importante como elemento base para a educação, sendo inserido como parte do currículo escolar.

Muitos educadores reconhecem a importância educativa dos jogos e Froebel foi o primeiro a incluir o jogo como parte do trabalho pedagógico, para ele o brincar é a fase mais importante da criança principalmente nos primeiros anos. Antes de Froebel, havia três concepções relacionadas ao jogo e a educação: a primeira a recreação que é utilizada como relaxamento as atividade de esforço físico, intelectual e escolar, segundo o uso de jogos para favorecer o ensino de conteúdos escolares e terceiro diagnostico de personalidade para identificar as necessidades da criança. Sua metodologia baseia-se dos dons que é a ocupação da atividade livres orientada por “jardineiras”, brinquedos e jogos são atividades simbólica, livre e que podem ser acompanhadas de música e movimentos corporais para que a criança se expresse. “A criança que brinca com determinação e sem cansaço físico, torna-se um homem determinado e capaz de sacrifícios para a promoção de seu bem e dos outros”. O significado atual de ludicidade na educação segundo Kishimoto (2008) “a primeira, função lúdica do jogo”, o prazer da criança é escolher de livre e espontânea vontade o que é favorável para ela. “A segunda, função educativa” é quando a criança aprende através da pratica do jogo. Kishimoto (Apud. Rau) destaca quatro tipos de brincadeiras na ação lúdica das crianças. Os jogos educativos é um recurso utilizado pra desenvolver a produção de conhecimento, as crianças constroem relações interagindo entre elas e contém muitos conteúdos culturais. Os tradicionais, são jogos importantes para que a criança adquira experiências, estimulem a criatividade e desenvolver habilidades da criança e tem uma relação com faz de conta.

Dessa forma observa-se a necessidade do jogo, do brinquedo e da brincadeira na educação infantil, com isso se faz necessário uma escola norteada de recursos, os quais estimulem o brincar e suas especificidades, a brinquedoteca se torna elemento chave em tal aspecto, onde o educador deve investir a necessidade da criança, para isso deve se ter o conhecimento de alguns aspectos como o conhecimento teórico do brincar, o planejamento de espaço tempo e lugar, de modo que o brincar não fique preso ao espaço propriamente dito “brinquedoteca”, vale lembrar que o brincar quando incluso como forma de aprendizagem, flui de melhor maneira, dando a criança o gosto e o prazer de aprender.

ETAPA 2

BRINQUEDOTECA “SUCATA VIRA BRINQUEDO”

OBJETIVOS:

- Mostrar a importância de utilizar a reciclagem como colaboração para o meio ambiente.

- Estimular o pensamento, a imaginação e a criação.

- Oferecer a oficinas de criação a partir de sucatas, objetivando a sociabilização e a convivência com os colegas.

-Proporcionar experiências diferentes, onde as crianças sintam prazer e adquiram autonomia, auto – realização, auto – exp- Ressaltar a importância da reciclagem

ressão e autodomínio.

-  Estimular a percepção visual e tátil. (Confecção de instrumentos: estimula a sensibilidade auditiva)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (341.4 Kb)   docx (222.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com