TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR BRINQUEDOTECA

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO MULTIDISCIPLINAR BRINQUEDOTECA                                                Assim que a criança inicia a brincadeira, a peça chave que ela tem para se comunicar com o seu mundo interior é o brinquedo. O brinquedo seja qual for a sua forma projeta em sua imaginação uma figura lúdica a qual ela vai desenvolver uma brincadeira onde desfrutará de sua imaginação a todo instante. É através da brincadeira que a criança se estimula e aprende a se expressar, o que é fundamental no ambiente de convivência com outras crianças. A criança aprende a perceber os seus limites e também as possibilidades ao brincar completando e explorando o seu mundo mágico.                                        Com relação à pré-escola as atividades escolares deverão ter uma forma de aprendizado  onde o lazer e o trabalho transcorram juntos, sem prejudicar o desenvolvimento do aluno , tornando-se os brinquedos recursos didáticos de grande valor e aplicação no processo de aprendizagem da criança. Os métodos de educação exigem que se forneçam as crianças um material conveniente, a fim de que jogando, elas, cheguem a assimilar as realidades intelectuais, que sem isso, permanecerem exteriores à inteligência

infantil” Piaget (1989). Atualmente graças ao trabalho de psicólogos e educadores como Piaget e Vigotsky, há uma forte convicção de que brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança. É importante ressaltar que é na magia do brinquedo que a criança desenvolve a auto-estima, a criatividade, a ser cooperativa e colaborativa, para que tenha um bom relacionamento interpessoal com outras crianças e adultos na escola e em casa .        O ato de brincar é uma excelente forma de comunicação da criança, pois possibilita o seu processo de aprendizagem . Entretanto podemos definir este processo como a importância do brincar e da brinquedoteca para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre a ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.  Podemos citar algumas formas de atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças. Como: o conhecido boliceh de latas.

 TÍTULO: Boliche de latas.

TIPO DE BRINQUEDOTECA: Escolar.

DIFICULDADES ESCOLARES: Coordenação motora.

DIAGNOSTICO: O aluno que apresenta DA ligadas a esta categoria (motora) tem problemas de coordenação global ou fina, ou mesma de ambas, visiveis em diferentes contextos, nomeadamente em casa ou na escola. Esta descoordenaçaõ, pode originar problemas na escrita, uso de um teclado, entre outros.                                                 

        TEMPO NECESSÁRIO AO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: 1 hora.

LOCAL PARA A ATIVIDADE: local com espaço como quadra ou pátio da escola.

MATERIAL: Bolas de meia, feitas com algumas meias juntas, que são enfiadas no fundo de uma meia comprida. Para arrematar, torcer e desvirar o cano da perna da meia várias vezes, recobrindo a bola para, posteriormente, costura-la. Latas vazias, do mesmo tamanho, com números colados.                                                                                DINÂMICA: Empilhar as latas fazendo um castelo.

 Jogar como boliche: cada jogador arremessa três bolas, tentando derrubar todas as latas.

 Contar os pontos de acordo com os números escritos nas latas derrubadas.

 Vence o jogo quem tiver feito mais pontos.                                                        

        Estimula:

 coordenaçaõ motora ampla;

 coordenação viso-motora;

 arremesso ao alvo;

 controla força e direção

Em relação a problemas que devem ser cuidados com mais atenção e muitas vezes necessita da ajuda de especialistas na área da saúde é a Dislexia.                         

Este problema consiste em uma  dificuldade de aprendizagem na leitura relacionados á identificação, compreensão, interpretação dos símbolos gráficos. A criança dislexica apresenta dificuldade na aprendizagem da leitura na idade habitual, a sua leitura é defeituosa, lenta e silabada. A criança não é capaz de soletrar palavras mesmo que reconheça as letras. Troca as sílabas, substitui letra, omite letras ou palavras, inverte as letras e algumas vezes, tenta ler de trás para frente , confunde letras com simetrias semelhantes. As crianças disléxicas podem apresentar: Perturbações da percepção e da imagem corporal; Falhas perceptuais de tempo e espaço, Instabilidade motora e psíquica Distúrbio da atenção e de memória visual/ auditiva; troca de letras.                                 De acordo com o desenvolvimento e o ambiente que a criança irá frequentar no curso escolar , pode ser as brinquedotecas das próprias escolas ou as existentes em alguns hospitais em sua maioria para tratamento de crianças especiais ou com algum tipo de dificuldade que não foi possível tratá-lo nas escolas. Cito alguns exemplos:                        TÍTULO: Bloco de construção, jogo de dama, dominó.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com