TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.293 Palavras (26 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Pedagogia

Rosana dos Anjos Carneiro                        RA: 9367310252

Atividade: Projeto Integrador I

Tutor: Laís M. Ossuna

São Bernardo do Campo

09/06/2017

SUMÁRIO

  1. Introdução.
  2. O que é registro e os principais tipos de registro.
  3. A importância de registrar.
  4. Observar registrar e refletir.
  5. Fotos e vídeos: uma nova forma de compreender as crianças a alfabetização nos dias de hoje.
  6. O desafio de documentar percurso metodológico.
  7. Documentação Pedagógica, desvendando o aparente.
  8. Considerações finais.
  9. Referencias.

A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM 

Quais as razões para a utilização da documentação

pedagógica  no processo de aprendizagem?

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo entender como a inclusão do hábito de se aplicar documentação pedagógica auxilia e norteia a prática pedagógica do professor.

Com base nas informações adquiridas procurou-se posicionar a importância da documentação pedagógica como exercício que relaciona a comunicação entre teoria e prática, a fim de propiciar uma ação mais consciente, intencional e reflexiva em relação á rotina pedagógica, tendo como objetivo o pleno desenvolvimento de todos os aspectos humanas nas crianças. Conseguimos averiguar que a documentação pedagógica torna-se uma atividade que provoca reflexão, pelos/as professores/as, de uma teoria que aponte o papel da educação como algo fundamental ao processo de humanização. Sem essa quebra de paradigmas, não há como haver modificação de foco no procedimento de documentação em direção à profundeza do processo educativo. A alternativa teórica que norteia o pensar e agir docente é, em última instância, a moldura que condiciona a dimensão do processo de documentação pedagógica.

Palavras-Chave: Documentação Pedagógica, Educação, Organização atividade docente

ABSTRACT

This article aims to understand how the inclusion of the habit of applying pedagogical documentation assists and guides the teacher's pedagogic practice. Based on the information acquired sought to position the importance of teaching materials as an exercise that relates to communication between theory and practice, in order to provide a more conscious, intentional and reflective action on will pedagogical routine, aiming to full development all human aspects in children. We were able to ascertain that the pedagogical documentation becomes an activity that provokes reflection, by / the teachers / as, a theory that point the role of education as fundamental to the process of humanization. Without this shift in paradigm, there can be no focus change in the documentation procedure towards the depth of the educational process. The theoretical alternative that guides the thinking and acting teacher is, ultimately, the frame which determines the size of the pedagogical documentation process.

Keywords: Pedagogical Documentation, Education, Organization teaching activity

  1. INTRODUÇÃO

Optamos por este trabalho de Conclusão de Curso, considerando alguns pontos importantes da nossa vida pessoal e acadêmica, visando poder melhor situar o nosso interesse pela educação.

Percebemos que mesmo nos dias atuais ainda existem colégios que seguem a linha tradicional e escolas mais tradicionais que ainda fazem uso de apostilas, sendo assim as professoras não aceitam trabalhar de outra forma, a maioria delas não tem conhecimento nenhum sobre documentação pedagógica, não valorizando esse tipo de trabalho.

Entendemos que no cotidiano escolar a documentação pedagógica no meio educacional. É uma ferramenta que permite visualizar o trabalho do professor e registrar o progresso da criança, processos construtivos desenvolvidos por elas por meio de vídeos, áudios ou fotos e que acompanham, muitas vezes, suas falas, ao reunir flagrantes da rotina das crianças. O material apresenta imagens inesperadas que registram as crianças no modo em que elas se expressam, favorecendo aos educadores, aos alunos e as famílias uma visão evolutiva do processo.

E para finalização do curso de graduação, entregamos uma documentação feita por nós de ponta a ponta. Foi maravilhoso fazer esse curso, cada vez que você “medita” sobre documentação um novo olhar uma nova escuta surge.

O registro de atividades não é novidade na escola, porém, muitas vezes os registros deixam de ser realizados, e caem no esquecimento. Esta pesquisa, apoiada em autores renomados, como, Carolyn Edwards, G. A. Rabbit e Linda Kinney (1999 e 2009), busca compreender a inclusão da documentação pedagógica no processo de aprendizagem, bem como ressaltar as diversas formas as quais esses documentos podem ser utilizados para auxiliar e orientar as atividades do professor de educação infantil.

  1. O QUE É REGISTRO E OS PRINCIPAIS TIPOS DE REGISTROS

Desde que nascemos fazemos uso de registros. O primeiro deles é a certidão de nascimento. Ao longo de nossas vidas outros registros nos esperam como: diplomas, certidões, certificados, fotos e mais fotos de cada momento especial documentado pelas máquinas fotográficas que registram nossas vidas a nível individual e coletivo. Todos esses registros são memórias que dão vida a tudo que já vivenciamos ou fomos. Na adolescência a maioria das garotas registra suas vivencias nos diários e agendas, e assim vão à vida toda registrando momentos de alegrias e tristezas, pois nós, seres humanos, precisamos do registro, somos seres de registros. Segundo Vygotsky, o que nos diferencia dos animais é o exercício do registro. O ser humano sente a necessidade de gravar a sua história, sejam elas em papéis, filmes, fotos, e até mesmo histórias gravadas nas pedras e paredes como antigamente.

Professores compartilham suas histórias com seus alunos, e nessa trajetória deixam marcas e elaboram registros. Mas o que seria o registro numa escola? As produções dos alunos sejam elas escritas, desenhadas, cantadas, dançadas, representadas através das brincadeiras e jogos, são registros que expressam seu desenvolvimento, de que maneira se relacionam, pensam e superam cada fase.

O registro é fundamental para a prática educacional e sempre esteve presente no ambiente escolar. Madalena Freire nos transmite informações importantes sobre o registro. Coloca-o como importante e poderosa ferramenta para a formação da consciência política e pedagógica do educador, ela diz que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (329.8 Kb)   docx (719.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com