TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA

Por:   •  10/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA I

Alun@: Bruna Kelly Vieira dos Santos

RGM: 25624130

Polo: Tatuapé

Tutor: Leonice Olimpio

Componente curricular minha história/nossa história

O projeto “MINHA HISTÓRIA/ NOSSA HISTÓRIA”, prevê o entendimento da história do aluno e faz história, ou seja, é necessário fazer com que eles tenham conscientização que são atuantes da sua própria história. E com isso serão capazes de entender e compreender que é o sujeito da História, como vivenciar e atuar na prática de cidadania. Ele tem que ser capaz de enxergar e participar da História. Dessa forma, ele irá produzir a História.

Para ser realizado um trabalho bem feito, de qualidade é necessário levar em consideração a vida do aluno como a base do ensino. Então dessa forma o aluno irá adquirir conhecimento, segurança e compreensão dos processos históricos mais amplos. E esse método de ensino pode ser aplicado em todas as series, como, segunda a 1ª, 2ª e 3ª série do ensino fundamental, desde que as atividades sejam adaptadas as necessidades e interesses e respeitando grau de dificuldade da turma.( AMARAL,2005 )

É importante também que se pegue como estudo a vida do aluno desde a vida no ventre e vidas do seu antepassado, vivencias culturais, históricas, sociais, entre outros. Assim poderá estabelecer relações entre o presente e o passado, reconhecer a vida e notar os valores. E ressaltar o trabalho de comprometimento da cidadania, para que o aluno tenha capacidade de trabalhar para a construção de uma sociedade melhor no futuro.( AMARAL, , 2005)

        Então pode-se perceber o quão é importante a leitura e o contato com a História do passado, para definir relações, a conscientização e apropriação de cidadania. E fazer da História um instrumento de construção de liberdade. A partir desse método de ensino as crianças se sentem mais próxima da História Geral, sentindo assim mais segurança para o trabalho em comunidade e da cidadania.

Referências

AMARAL, Mari Goretti Silva. Minha história/Nossa história. Taguantinga- DF: Fundação Educacional Distrito Federal, 205. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Trab10.pdf.> Acesso em: 28 abr. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com