TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA

Por:   •  14/11/2022  •  Dissertação  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA I

Retomada aos estudos na fase adulta.

        O conhecimento é parte integrante de nossa vida, tê-lo é necessário e ao mesmo tempo para muitas pessoas é impossível. Além de importante ato cultural o conhecimento também pode ser pensado em algo prazeroso, pois muitas vezes é parte de nosso orgulho íntimo em saber que se sabe algo, saber falar e saber expressar sentimentos e sabedoria.

 Sentir-se sábio é muito valioso para quem assim não se sente, seja por vários motivos, por impedimento financeiro, impedimento de gênero e até por impedimento social, coisa que muitas vezes não é nem percebida ou valiosa para quem tem oportunidade de frequentar a escola.

Muitas pessoas já na fase adulta sentem o peso da falta do estudo, sentem a falta da formação escolar que é imprescindível na seleção de trabalho para melhorar a sua vida financeira e a de sua família, e procuram concluir os estudos se inscrevendo na EJA, cada qual com a sua história, os seus sonhos, e as suas perspectivas de futuro.

A partir da década de 1950 o estudo era direcionado principalmente aos homens, pois deles vinham a responsabilidade de sustentar e regrar a casa. Eram eles que seriam as pessoas indicadas a cargos de responsabilidades públicas, cargos de responsabilidades sociais e compromissos financeiros. Para as mulheres ficavam as responsabilidades em cuidar da casa, do marido e dos filhos, fazer serviços domésticos ou dirigir e dar ordens aos serviçais quando a sua condição financeira lhe era permitida. Portanto, o estudo para estas funções de dona de casa ou serviçal doméstica não lhe era necessária a graduação escolar, mas para aquelas de família bem abastada lhe era concedido a educação básica.

Porém para pessoas bem pobre a educação básica já não lhe era permitida, pois precisava trabalhar para ajudar no seu próprio sustento e no de sua família. Então, muitas vezes a criança menina ou menino largava os estudos e ia trabalhar no campo ou nas casas de famílias ricas. Muitas vezes aquelas crianças que persistiam no estudo e continuavam a frequentar as aulas sofriam com as exclusões tanto por motivos de falta de material quanto por gênero e por raça  causando desmotivação e desânimo em continuar os estudos ocasionando a evasão escolar.

Assim por vários anos e inclusive nos dias atuais existe evasão pelos mesmos motivos vivenciados no passado gerando então um problema social, cultural e financeiro no nosso país. O estudo é a chave principal para que a população cresça e se desenvolva com boas condições de vida. O indivíduo para ser feliz ele precisa ser realizado e as boas condições de vida lhe traz o sentimento de realização, assim a felicidade, mesmo que por um tempo determinado. A não realização e a falta de boas condições financeiras levam muitas pessoas a pensar na necessidade e na importância dos estudos em sua vida, e o retorno aos estudos é o ponto inicial para solução de seus problemas financeiros ou até mesmo para satisfação pessoal em adquirir conhecimento intelectual.

Todo sonho tem seus obstáculos e na educação de jovens e adultos não é diferente. Na EJA onde os alunos sofreram com as negações do passado e sofrem com as interferências nos dias atuais, o professor deve estar atento a sua forma didática para que não haja desistência e evasão novamente. Oliveira (2001) chama a atenção para que as formas de aprendizagem não sejam as mesmas do ensino regular, já que os alunos adultos tem habilidades e dificuldades diferentes, e também tem um pensamento mais sobre si e sobre o seu jeito de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com