TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA

Por:   •  22/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA I

Aluna: joana Francisca souza

RGM:234985

Polo: São Paulo

Tutor: Junior

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS / UNIDADE I

Historicamente crianças abandonam os estudos para auxiliarem seus pais ou responsáveis em seus trabalhos para assim complementar a renda para o sustento da casa, é comum que estas crianças tenham apenas os anos iniciais de alfabetização aprendendo apenas o necessário como  escrever o próprio nome e algumas operações básicas de matemática, sendo assim o filhos estão inseridos no mesmo ciclo educacional precário, semelhante aos seus pais, expondo uma mazela social da região do nordeste do país, território marcado pela extrema pobreza, com ênfase nas áreas rurais. Situações assim ocorrem em territórios onde á pobreza extrema e principalmente na região nordeste e áreas rurais.

Dados disponibilizados pelo IBGE, (2019) mostram que a região de maior índice de analfabetismo foi identificada na região do Nordeste do país, ainda que estejam estagnados, é possível que parcela deste índice sejam mulheres, negras e pobres, devido desistência dos estudos para trabalhar o até mesmo devido ao patriarcado. 

 Vale ressaltar que as mulheres são historicamente excluídas da escola não só pela necessidade de trabalhar, pelas condições financeiras ou indisponibilidade de vagas, ou ainda pelo insucesso na escola, mas também por razões culturais referenciadas nas relações de gênero: “mulher não precisa estudar”. Cittadin Diego, Apud Valle (2010. p.36)

         O Brasil vem de um período escravocrata de exploração com início no século XVI onde homens e mulheres do continente africano foram trazidos em “ navios negreiros”, as pessoas escravizadas não recebiam por seu trabalho, na década de  não espera-se que meninas brancas ou negras estudassem, as meninas brancas e ricas eram ensinadas ao cuidados do lar, recebiam bonecas para aprender desde cedo como ser boas mães e atividades relacionadas a costuras e bordados.

Já as meninas negras e pobres era obrigadas a deixar a escola para trabalhar para auxiliar nas rendas domésticas. 

No Brasil da década de 1930, a educação apresentava um quadro crítico do ponto de vista do acesso e da permanência das crianças na escola. Era precária a oferta de ensino público à população em idade escolar. O Censo de 1940 deixou isso mais que claro, ao revelar que a taxa de analfabetismo do país batia em 56,17% da população com idade superior a 15 anos. Bomeny, Helena. O Brasil de JK (2020).

Com o passar dos anos e a possibilidade de retornar aos estudos ocorre a ressignificação com sobretudo ingresso na modalidade de ensino da Educação de jovens e adultos (EJA), que é fundamental para todas as pessoas não obtiveram a oportunidade de concluir o ensino regular, principalmente para a mulheres pobres e negras obterem melhores oportunidades de emprego e melhoria na qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com